Certamente você já deve ter ouvido sobre a importância de contar com um bom alinhamento da equipe, certo?
Afinal, o bom desempenho corporativo em conjunto é fundamental para criar um ambiente de trabalho agradável, motivador e que seja extremamente lucrativo!
No entanto, conquistar esse alinhamento da equipe não é uma atividade simples. Para isso, é preciso que os colaboradores estejam integrados na missão, visão e objetivos da empresa, a fim de fazer com que todos vistam a camisa do time e alcancem bons resultados em tempos de crise.
Dessa forma, é essencial investir esforços na equipe e aplicar medidas que visam o bem-estar e a motivação dos funcionários.
Com isso, é possível aumentar o desempenho da empresa sem precisar realizar grandes investimentos.
Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar como é possível ter sucesso no alinhamento da sua equipe durante o home office! Continue lendo para saber de mais detalhes.
1. Alinhamento dos objetivos
O primeiro passo é fazer com que todos saibam os objetivos da empresa. Isso pode ser compartilhado logo após a definição do planejamento estratégico.
A partir disso, é fundamental estabelecer metas individuais e coletivas para preservar os resultados.
Também é importante que os objetivos sejam atualizados com frequência, visto que as demandas podem ser alteradas por conta da crise e o mercado sofrer com transformações.
Por exemplo: se você é gestor de uma empresa de tratamento de água, mantenha o seu time organizado e alinhado na visão estratégica dos membros, de acordo com o seu departamento.
2. Compartilhe informações
Outro ponto fundamental para alinhamento da equipe em home office é promover o engajamento da sua equipe de trabalho.
Colaboradores motivados trabalham muito melhor. E, a melhor maneira de fazer isso é mostrar a importância dos funcionários para a empresa.
Para que isso aconteça, busque compartilhar notícias, novos parceiros, a chegada de novas versões de produtos como etiqueta código de barras, entre outros.
Lembre-se, também, de mostrar o papel de cada um na organização, fazendo com que o time entenda a importância de sua participação para o crescimento do negócio.
3. Invista na comunicação interna
A comunicação interna é uma ferramenta fundamental para promover um ambiente de trabalho agradável e alinhado. Mesmo em home office, todos devem estar integrados e com uma boa comunicação.
Se a empresa atua com grama sintética decorativa, mas não estimula a comunicação interna, por exemplo, como é possível garantir que o trabalho esteja de acordo com as necessidades do time?
Inclusive, falhas na comunicação e ruídos são fatores determinantes para gerar retrabalho, o que acaba influenciando na gestão de tempo e no desempenho geral. Para contornar essa possível realidade, é importante seguir algumas dicas:
- Reuniões frequentes online em que todos possam falar. Isso em todos os departamentos.
- Criação de uma plataforma de comunicação online interna para que os colaboradores possam falar sobre insatisfações e opiniões, além de lembretes referentes às atividades.
Gostou do nosso post sobre como aperfeiçoar o alinhamento da equipe em home office? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.