abandono do carrinho

Como lidar com o abandono de carrinho na sua loja virtual

O abandono do carrinho é algo muito comum. No entanto, é possível evitá-lo na sua loja virtual, e se você quiser saber como, então está no lugar certo. Iremos explicar tudo com detalhes mais adiante! 

 

Segundo Moosend, a taxa média universal de abandono de carrinho é de 69%, e falando de números mais específicos, enquanto na América Latina é de 75,3%, no Brasil é de 82%, segundo o E-Commerce Radar.

 

Além disso, as diferenças entre setores podem ser grandes. Por exemplo, em Viagens as taxas são de 82,2%, enquanto em Moda são de 67,6%

 

Portanto, isso significa que a taxa de abandono de carrinho pode ser diferente em lojas online que vendem cosméticos e lojas especializadas que vendem equipamentos de proteção individual.

.

 

Mas por que isso acontece? Por que tantos usuários tendem a abandonar as compras antes mesmo de realizá-las? Abaixo descrevemos alguns motivos para abandono de carrinho. Continue lendo para entender mais! 

Por que os carrinhos de compras são abandonados?

Antes de falarmos sobre estratégias para resolver o problema do carrinho abandonado, primeiro precisamos entender por que os compradores online abandonam seus carrinhos de compras com tanta frequência.

 

Quando se trata de combater o abandono do carrinho, uma abordagem proativa é muito mais eficaz do que uma reativa.

 

Se você não entender o que está fazendo com que os compradores abandonem a jornada de compra, terá problemas para recuperar os carrinhos abandonados. Seja para empresas de injeção plástica, por exemplo, ou empresas de qualquer outro segmento.

 

Isso ocorre porque os motivos mais comuns para o abandono do carrinho no e-commerce estão relacionados à má experiência do usuário. 

 

Uma experiência ruim no site aumenta o atrito na jornada de compra e prejudica a confiança em sua marca, levando os clientes a outros sites concorrentes para fazer compras.

 

Portanto, podemos dizer que o abandono do carrinho é comparado a uma ferramenta de calibração de válvula globo, pois mede a frequência positiva ou negativa do seu site.

 

Logo, as razões para o abandono de um carrinho, seja em loja virtual de calçados ou loja virtual de acessórios de cabelo, incluem:

 

  • Custos inesperados;
  • Política de devolução rigorosa;
  • Processo de pagamento longo;
  • Não há opções de método de pagamento suficientes.

 

Em outras palavras, se a experiência do usuário for muito ruim, desde que a pesquisa sobre cozinhas planejadas com ilha. Até dicas de cores e utensílios de cozinha, pode ocorrer uma inibição dos produtos vendidos nesse segmento.

 

Afinal, qualquer experiência ruim inibe a compra de potenciais clientes, não faz sentido investir tempo e recursos em estratégias mais sofisticadas de recuperação de carrinhos abandonados.

 

Nesse sentido, se os clientes tiverem uma percepção ruim de sua marca, é improvável que sejam convertidos por campanhas de e-mail abandonadas ou pop-ups de códigos de cupom. 

 

Mesmo que seja uma super mega promoção, por exemplo, uma máquina de banho maria laboratório. É o equivalente a tentar cobrir rachaduras em uma parede com tinta; pode ser mais difícil de ver, mas a rachadura ainda está lá.

 

É por isso que é tão importante implementar estratégias assertivas para diminuir o abandono de carrinho da sua loja virtual vítima independente do produto vendido, seja roupas para recém nascidos, ou mesa pantográfica, por exemplo.

 

 Portanto, não deixe de conferir as dicas estratégicas a seguir.

Estratégias para reduzir o abandono de carrinho

Agora vamos para as principais dicas práticas para reduzir o abandono de carrinho da sua loja virtual.

Crie ofertas exclusivas

Na verdade, criar ofertas exclusivas ajuda a gerar resultados de conversão. Isso porque o cliente se sente valorizado. Além disso, é possível criar conteúdos personalizados com base nas informações de cada cliente.

Conquiste a confiança do cliente

Certifique-se de minimizar a incerteza do consumidor, fornecendo informações adicionais sobre sua loja, suporte técnico ou informações sobre seu serviço de usinagem torno cnc, caso tenha um negócio no segmento.

 

Isso significa que independente do seu setor, todas essas considerações são dadas, assim como esclarecimentos sobre condições de entrega, custos de transporte, etc. 

 

Além de destacar os pontos positivos do seu negócio, como questões de segurança, são essenciais para conquistar a confiança do cliente.

Promova produtos

Outra estratégia de remarketing relativamente eficaz é usar o contato para divulgar informações importantes e interessantes sobre produtos que o cliente colocou no carrinho, mas foi baixado.

 

Seja em uma empresa que vende produtos de beleza ou produtos industriais B2B, como uma companhia de climatizador evaporativo.

 

É uma oportunidade de destacar os benefícios, os benefícios que o consumidor terá. Nesse sentido, caso haja dúvidas, pode auxiliá-los na decisão de compra dos produtos.

 

Facilite o processo de cadastro em sua loja

O cadastro do cliente em sua loja virtual é necessário para finalizar a compra. Portanto, quanto mais simples for o processo de cadastro, menores serão as desistências por formulário muito longo ou burocracia na hora de passar as informações.

 

Portanto, crie campos que exijam apenas informações básicas do seu cliente, como endereço e informações de pagamento.

 

Informações adicionais como preferências de consumo e avaliações dos serviços e experiências fornecidas pela empresa podem ser coletadas após a compra. Isso pode reduzir significativamente as taxas de abandono de carrinho de comércio eletrônico.

Certifique-se de que seu preço seja o mais baixo

Muitos clientes comparam preços entre lojas virtuais antes de finalizar uma compra e acabam fechando a loja se desconfiarem que poderiam encontrar preços melhores se procurassem com mais calma.

 

Por isso, é fundamental que você confirme para todos os seus clientes que sua loja oferece bons preços compatíveis com o mercado. Inserir essas informações nas telas de compras pode dar mais tranquilidade ao seu cliente e facilitar o processo de compra.

Obtenha opções de frete grátis

Sempre que possível, ofereça frete grátis para todos os seus produtos, mesmo que o frete esteja incluso no preço total do produto. 

 

Isso reduzirá a chance de abandono do carrinho no e-commerce, além de evitar que o cliente seja surpreendido negativamente com o valor do produto. Isso aumentará a chance de fidelização à empresa.

Entre em contato por e-mail

Essa é uma dica que não vai evitar o abandono do carrinho, mas pode te ajudar a recuperar uma compra perdida. 

 

Sempre que um cliente avança no processo de compra e desiste, você precisa enviar um e-mail 30 minutos após deixar o carrinho no e-shop, aumentando a oportunidade de fechar negócio e a qualidade da sua empresa.

 

Você pode até oferecer um cupom de desconto para incentivar as vendas. Uma ação simples como essa pode ajudar a recuperar as vendas perdidas.

Identifique um cliente recorrente

Oferecer um formulário objetivo e intuitivo é extremamente importante. 

 

No entanto, um site de comércio eletrônico também deve ser capaz de importar dados comumente usados ​​e usá-los para preenchimento automático, especialmente quando os consumidores voltarem a comprar em sua loja online.

 

Ao identificar um cliente recorrente, o processo de compra é facilitado. Isso evita que o consumidor, que está sempre em busca de mais comodidade, tenha que preencher formulários toda vez que precisar de um produto. 

 

Isso facilita o processo de fidelização e reduz o abandono de carrinho no e-commerce.

Crie um site atrativo e  responsivo

Para evitar o abandono de carrinho, é preciso se atentar ao site que hospeda os produtos ou serviços. Isso porque, o ambiente do dispositivo influencia nas taxas de abandono de carrinho no e-commerce. 

 

Como os dispositivos móveis são  os meios mais utilizados pelas pessoas hoje em dia, é imprescindível que as empresas tenham um site responsivo para evitar essa situação, principalmente para o público mais antigo, acostumado a consumir via desktop.

Mostre resumo do pedido

Para que o cliente se sinta mais seguro em sua aquisição, ele precisa visualizar o processo como um todo. Isso é feito por meio do resumo do pedido, oferecido na página do e-commerce antes da finalização da compra.

 

Inclui, entre outras coisas, informações sobre os produtos selecionados, custos de envio, possíveis datas de entrega, a soma dos itens e o valor total que será cobrado.

 

Essa é uma excelente oportunidade para uma loja oferecer produtos que complementam a experiência do cliente com base no que ele já comprou. Se você acabou de comprar uma vara de pescar, esta página pode mostrar um desconto em anzóis, por exemplo.

Ofereça uma entrega eficiente

Os prazos de entrega do pedido também são motivo de abandono do carrinho no e-shop. 

 

Por isso, opte por um sistema de integração logística que seja capaz de gerenciar o processo de entrega, reduzir o tempo de recebimento da mercadoria pelo cliente e facilitar o trabalho da sua empresa.

 

Independentemente do porte da empresa ou do segmento em que atua, o abandono de carrinho é um dos maiores problemas do e-commerce.

 

Isso significa que deve ser analisado como uma oportunidade para melhorar o desempenho do e-commerce em geral e a experiência de consumo dos clientes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Rolar para cima
Clique para entrar em contato conosco!