O meio digital está repleto de oportunidades para um negócio, no entanto se trata de um ambiente cercado também de concorrentes, sendo preciso contar com certas estratégias para que seja possível se destacar, sendo o SEO local uma dessas táticas a se ter atenção.
Esse perfil específico trabalha com o destaque que um negócio pode conquistar não apenas na internet, mas também em seu estabelecimento físico, adotando então uma estratégia combinada que permita a um negócio obter bons resultados nessas suas realidades.
Ter uma atenção específica a isso é algo que todo negócio deve ter, ainda mais quando se trata de um empreendimento que lida com uma alta concorrência dentro do seu segmento, sendo preciso se preparar para que um possível destaque venha a ser conquistado.
Para entender um pouco mais sobre essa alta concorrência, basta pesquisar por algo específico na internet, tal como forno de pizza a gás residencial, por exemplo, e então ser surpreendido pela quantidade de respostas que a internet pode acabar sugerindo.
Para o lado do usuário, esse tipo de situação é bastante benéfica, pois apresenta um grande número de oportunidades, cada uma podendo contar com algo específico que chame a atenção desse usuário, seja preço, modelo ou qualquer característica ali a ser trabalhada.
No entanto, existe um erro comum em relação ao cenário descrito, que é a forma como muitos negócios acham que esse tipo de melhor performance só está disponível para quem possui um negócio digital, quando na verdade esse campo pode se mostrar mais amplo.
Um exemplo disso pode ser um fornecedor de compressores para pintura, que mesmo sem colocar suas vendas na internet por já contar com uma audiência fidelizada na indústria, pode ampliar o seu reconhecimento ao se apresentar digitalmente ao público.
Nesse sentido, é importante trabalhar com canais diversos na internet, tal como um blog ou um perfil em diferentes redes sociais, sabendo usar dessas plataformas virtuais para trazer um maior destaque para o cenário no ambiente físico, direcionando o público digital.
Muitos são os canais que podem ser trabalhados nesse sentido, mas o destaque principal vai ficar aqui com as redes sociais, já que além de trazerem uma maior interação com o público, elas podem até mesmo destacar o ponto presencial do seu empreendimento.
Valor das redes sociais para dentro e fora da tela
As redes sociais são hoje uma das plataformas que mais recebem atenção na internet, a ponto de fazer com que os seus usuários passem a usar desses canais para realizar as mais variadas atividades na rede, até mesmo a realização de certas buscas, por exemplo.
A partir do momento que uma grande quantidade de público passa a estar disponível nessas plataformas, se torna necessário então para um negócio estar atento a esse campo digital, de forma a se destacar ali e com isso se aproximar melhor de seus clientes.
Ou seja, se uma empresa está em busca de conquistar uma maior autoridade junto ao seu público, principalmente aquele com potencial, é necessário então para essa companhia trabalhar melhor a sua imagem na internet, com atenção então para as redes sociais.
Ao se trabalhar bem com essa realidade, se torna possível para um usuário que busque por comprar empilhadeira acabar sendo direcionado até uma marca ou modelo específico, elevando dessa forma os resultados comerciais da empresa que olha para as redes sociais.
Apesar de todo esse destaque das redes, existem também outras estratégias que devem ser levadas em conta, tal como a estratégia de SEO, uma tática que trabalha com a otimização dos mecanismos de busca, aumentando assim o destaque de certo conteúdo.
Normalmente esse tipo de tática é vista sendo trabalhada junto às plataformas de buscas, como o Google e o Bing, no entanto, tal tipo de estratégia também pode ser aplicada em relação a outros tipos de canais, sendo esse o caso das redes sociais, por exemplo.
E seja no Google ou no Facebook, existe um modelo específico de SEO que merece ser visto com atenção, afinal, é a partir dele que o ponto presencial de um negócio pode acabar recebendo novos clientes, mesmo que trabalhando sua imagem dentro do meio digital.
As especificidades do SEO local
Esse modelo específico de SEO está voltado ao destaque que um negócio presencial pode vir a conquistar dentro da internet, com uma fábrica que trabalha com usinagem de peças tendo o seu endereço reconhecido por qualquer cliente que busque por esse serviço.
Tal estratégia trabalha com o cadastro de algumas informações importantes sobre um negócio dentro de uma plataforma digital, com um destaque em especial para o seu endereço, fazendo com que tal opção surja ao público de acordo com sua proximidade.
Ou seja, se alguém buscar em seu celular por “restaurantes no bairro X” ou então por “pizzarias próximas” os resultados a surgirem serão diferentes, tudo de acordo com a posição desse usuário, usando de sua localização para oferecer algo personalizado.
É justamente com isso que trabalha o SEO local, sendo essa uma estratégia que pode vir a ser adotada por quem administra um escritório de finanças, que lida com ações como factoring fomento mercantil, aumentando a sua recepção tanto dentro como fora da rede.
Trabalhar com esse tipo de técnica pode fazer então com que um negócio passe a ter acesso a diversos benefícios, sendo possível destacar dentre eles:
- Crescimento e visibilidade em uma região;
- Maior autoridade local;
- Alcance de novos clientes em potencial;
- Conhecimento do negócio em seu segmento;
- Incentivo a uma possibilidade de compra.
Todos esses são pontos capazes de trazer um destaque em especial para um negócio, o que faz com que o trabalho em cima do SEO local se torne algo tão importante para uma empresa, garantindo a tal projeto uma chance de obter melhores resultados.
Agora, para que seja possível se destacar diante de toda a concorrência existente não só na internet, como fora do ambiente digital, é necessário estar atento a todas as ações que devem ser tomadas, o que inclui a importância das redes sociais dentro de tudo isso.
Usando das redes para otimizar seu SEO local
Dentro das redes sociais hoje é possível encontrar os mais diversos perfis de conteúdo, indo de uma matéria sobre cesto aéreo para munck até mesmo a vídeos sobre receitas culinárias veganas, e é essa diversidade que é positiva para o mercado.
E falando de possibilidades, junto a essas plataformas é possível também garantir uma melhor performance para o seu negócio, usando então do SEO local para isso, sendo possível trabalhar com essa estratégia através de algumas ações específicas, entre elas:
Criar um perfil no Google Meu Negócio
Essa ação na verdade antecede as suas estratégias a serem adotadas nas redes sociais, no entanto se trata do primeiro passo nas redes, criando um perfil que destaque informações como o seu site, endereço, horário de funcionamento, entre outros.
Esse destaque inicial é capaz de trazer uma maior autoridade ao seu negócio, algo importante pois pode ser algo a ser checado por parte do público que for fazer algum tipo de busca nas redes sociais, o que pode vir a afetar o ponto já citado do SEO local.
Trabalhe com uma unidade em seus redes
Múltiplas são as redes sociais disponíveis ao público e ao mercado, cabendo então a um negócio saber como se destacar em cada uma dessas alternativas para chegar a um maior público, seja qual for o local onde se busque por análise de água laboratório.
Nesse sentido, é importante que um negócio trabalhe com certa unidade dentro dessas plataformas, tanto em relação ao estilo de comunicação adotada, como também a informações do negócio, seja o seu endereço, site de contato ou até mesmo valores.
Produza um conteúdo direcionado
Se o seu objetivo é chegar até um perfil específico de público, levando em conta o seu local, é importante então produzir algum tipo de conteúdo que chame a atenção desse grupo em especial, lidando com textos que falem sobre um bairro específico, como exemplo.
A partir disso é possível dar destaque a um restaurante, junto a um conteúdo que fala sobre os 10 melhores locais para almoçar em um bairro ou qualquer outro tipo de direcionamento.
Estimule as avaliações online
Outro ponto que pode ajudar um perfil na internet a se destacar em relação ao SEO é a quantidade de avaliações positivas que tal empresa pode receber, fazendo com que a atenção para quem busca por extração multifásica fique em uma opção específica.
Ao estimular o público a dar notas altas para o seu conteúdo ou negócio, seja nas redes sociais ou usando delas para trabalhar esse encorajamento, é possível para um negócio obter um maior destaque tanto nas redes sociais como em outros locais.
Adotar essas ações pode fazer com que um negócio venha a conquistar uma maior visibilidade, com isso começando nas redes e chegando até o endereço físico do lugar, tudo de acordo com a forma em que o SEO local vem sendo trabalhado por um negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.