A produção de conteúdo para a internet é um ponto fundamental para qualquer empresa que deseje ter sucesso no mercado, seja ela um grande fabricante de batedeira industrial ou uma pequena loja de artigos de presente.
O mundo está cada vez mais digital e é essencial que as empresas se adaptem a essas evoluções tecnológicas e coloquem em prática estratégias eficientes de marketing digital. Com as evoluções tecnológicas cada vez maiores, atualmente, dificilmente conhecemos alguém que não tenha acesso a um dispositivo móvel, ou seja, um smartphone.
Por isso, tornou-se imprescindível que a produção de conteúdo seja pensada para os dispositivos móveis, é o que chamamos de mobile first.
Neste texto, iremos falar sobre o que é exatamente o mobile first e qual a sua importância no marketing digital. Fique conosco e acompanhe.
O que é mobile first?
O mobile first pode ser definido como a criação de qualquer conteúdo para o universo digital que prioriza a experiência do usuário em dispositivos móveis com adaptação para desktop e outras plataformas.
Quando uma empresa de manutenção de geradores, por exemplo, prioriza a versão de seu site para desktop, pode ter resultados de suas estratégias digitais menos eficientes.
O mobile first é tão importante que nos últimos anos, o Google passou a considerar a responsividade dos sites, ou seja, sua adaptabilidade, como critério importante de ranqueamento.
Para se adaptar ao mobile first é essencial que o projeto criado para web:
- Tenha um layout responsivo;
- Carregamento acelerado das páginas;
- Criação de conteúdo para todos os dispositivos;
- Optar por plataformas mobile first.
Qual a importância do mobile first no marketing digital?
Agora que já vimos do que se trata o mobile first, vamos falar sobre a sua importância nas ações de marketing digital.
Em primeiro lugar, como já mencionado anteriormente, a importância do mobile first é tamanha, que o Google passou a considerá-lo como fator de ranqueamento, ou seja, se o marketing digital de uma empresa não colocar em prática o mobile first na produção de seus projetos para a web, seu posicionamento no ranqueamento do Google terá queda.
Além disso, já vimos que o mobile first tem como objetivo priorizar a experiência do usuário nos dispositivos móveis. E sabemos que a maioria da população atualmente, não só tem acesso aos dispositivos móveis, como passa uma parte considerável da vida conectada a esses dispositivos.
Isso significa que, não investir em mobile first é perder cliente, pois se não houver uma boa experiência ao acessar o site de sua empresa pelo dispositivo móvel, certamente o usuário não irá insistir em tentar se conectar com o site de sua empresa.
Uma gestor de uma loja de amplificador de som, por exemplo, que investe no mobile first, conta com diversas vantagens nos resultados de suas estratégias de marketing digital como:
- Tráfego orgânico;
- Qualidade das visitas;
- Boa experiência do usuário;
- Melhores resultados de conversão, entre outros.
Esse foi o nosso artigo sobre a importância do mobile first para os negócios de uma empresa. Esperamos que tenha sido útil para você. Não deixe de acompanhar as próximas postagens, até lá!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.