Quase toda a semana eu escuto alguém perguntando como utilizar o WhatsApp para enviar comunicados e promoções da sua empresa. Por isto, resolvi passar aqui um pouco do que aprendemos com a nossa experiência.
Bom, o fato é que aqui no Brasil o WhatsApp tornou-se, sem dúvida, o queridinho entre os Apps de mensagens instantâneas. Ao contrário dos Estados Unidos onde o Messenger do Face é o número #1, por aqui o Whats lidera nas comunicações entre pessoas.
Então é natural que as empresas também queiram estar onde seus usuários estão. Mas para enviar mensagens para clientes, a coisa não é bem assim. Vejamos:
O grande problema é que o aplicativo verdinho foi criado, e está constantemente sendo monitorado, para ser usado entre as pessoas, e para evitar spam ou uso abusivo. Na prática, se enviarmos uma mensagem para muitos destinatários, a plataforma do WhatsApp bloqueia a mensagem – o que não ocorre com o SMS. Isto torna impossível usar este canal, com confiabilidade, para comunicação em escala entre empresa e consumidor. Esta limitação não existe no SMS.
Além disto, até a data em que escrevo este POST, a API oficial do WhatsApp ainda está restrita a grandes empresas. Mesmo para uma comunicação automática onde o usuário inicia o diálogo, não conseguimos montar uma solução eficiente.
Isto não significa que a empresa não deva usar o WhatsApp. Pelo contrário. Mas o melhor uso é para atendimento a clientes, sempre de forma totalmente pessoal, entre executivos de conta e clientes, sempre 1 para 1. Aqui na Mister Postman nossos executivos de venda usam o Whats diariamente, mas sempre pedindo a permissão de cada cliente com o qual já fizeram contato, e a partir daí, fazendo exclusivamente contatos pessoais.
Quando queremos enviar mensagens automáticas, ou para muitos usuários ao mesmo tempo, neste caso, o SMS ainda é imbatível.
No próximo POST eu vou falar um pouco sobre pra quem você deve enviar seus SMS.
Clique no link e confira: Para quem devo enviar SMS?
Um abraço!