A administração virtual já é uma realidade para muitos gestores e empreendedores do país. Inclusive, um dos grandes promissores desse modelo de trabalho vem conquistando cada vez mais espaço no mundo corporativo: o home office.
Para se ter uma ideia, de acordo com um relatório da Census Bureau, o trabalho remoto cresceu 80% entre os anos de 2005 e 2012. A mesma pesquisa revelou que 13,4 milhões de colaboradores desempenham as suas funções pelo menos um dia fora do escritório.
Dessa forma, esse índice fez crescer uma nova categoria de trabalhadores: autônomos e profissionais que têm a capacidade de lidar com negócios a distância.
Além disso, segundo estudo da Deloitte, 72% dos profissionais acreditam que essa tendência crescerá nos próximos anos. Ou seja, grande parte dos trabalhadores consideram a hipótese de gerir uma empresa a distância.
Entretanto, com esse novo cenário, é comum que surjam as seguintes questões: Como trabalhar com a equipe online? Isso realmente pode ser vantajoso? Para responder a essas e outras perguntas, continue lendo este post!
5 dicas para trabalhar com a equipe online
Saber como trabalhar com a equipe online é uma dúvida muito comum entre líderes e colaboradores por toda parte do mundo. Aliás, vale ressaltar que essa é uma questão totalmente válida, levando em conta todos os aspectos do trabalho a distância.
Sendo assim, veja neste post como tornar a sua gestão remota eficaz e garantir o crescimento contínuo da empresa. Acompanhe as nossas dicas e descubra como personalizar o controle da organização de forma remota.
1. Tenha um equipe confiável
É fundamental ter em mente que uma gestão online, ou a distância, exige que a sua equipe seja confiável. Ou seja, é necessário que cada colaborador desempenhe a sua função de forma efetiva e produtiva.
Nesse modelo de gestão, atrasos, mal entendidos e prazos estendidos são problemas comuns por conta da ausência física do responsável. Portanto, é preciso identificar gargalos e buscar soluções para contorná-los durante o dia a dia da companhia.
Além disso, outra característica importante de uma equipe confiável é o treinamento e a capacitação. Então, para ter sucesso na sua gestão online, invista em treinamento contínuo, como:
- Cursos a distância;
- Placas de sinalização (para melhorar a qualidade dos processos);
- Workshops;
- Palestras;
- Entre outros.
Vale lembrar que essas formações devem abranger o âmbito operacional e também a gestão, para que todos os funcionários estejam na mesma página.
2. Distribua tarefas
Outro aspecto importante para a gestão remota é a distribuição de tarefas. Ou seja, se o gestor ou dono do negócio se mantém sobrecarregado com atividades adicionais, logo não terá êxito no controle da sua gestão.
Por isso, distribuía as tarefas entre os colaboradores e defina líderes para cada atividade, mesmo que sejam funções mais simples, como a distribuição de oxigênio medicinal, por exemplo.
Dessa forma, os demais colaboradores envolvidos no projeto podem pedir o auxílio do responsável para resolver as questões operacionais.
3. Faça da tecnologia a sua aliada
A tecnologia é fundamental em qualquer negócio – principalmente quando falamos de trabalho a distância. Afinal, os dispositivos tecnológicos são essenciais para compartilhar informações e dados, facilitar a comunicação e controlar as atividades.
Nesse sentido, os softwares de gestão e as ferramentas de comunicação devem fazer parte da rotina do seu negócio. Inclusive, elas que vão otimizar as tarefas e darão mobilidade para a sua equipe, mesmo que seja em uma atividade externa, como alpinismo industrial.
4. Marque reuniões constantes
As reuniões são ações valiosas para manter o contato olho no olho. Por isso, é importante que o gestor marque reuniões periodicamente. Claro, mesmo que não dê para realizá-las fisicamente, é importante estreitar o relacionamento entre a equipe e os gestor.
Aliás, uma reunião pode ajudar a engajar a equipe novamente. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para repassar informações importantes e eliminar ruídos na comunicação.
Preparado para trabalhar online?
Todas essas dicas trazem mais funcionalidade ao seu negócio. Portanto, lembre-se de elaborar uma equipe confiável, delegar as tarefas, utilizar a tecnologia e manter o contato frequente com os colaboradores.
E você, como tem executado a gestão do seu negócio? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.