A indústria é um dos segmentos mais importantes para a economia brasileira. Para você ter uma ideia, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) revelou em seus estudos que a indústria é responsável por 22% do PIB e 20% da geração de empregos formais!
No entanto, o segmento industrial conta com uma alta competitividade de mercado, especialmente quando se trata do mercado B2B.
Por isso, os empreendedores que investem nessa área de atuação, se preocupam, a cada dia, com estratégias de crescimento e divulgação.
Dessa forma, o marketing ganha espaço no mundo corporativo, uma vez que suas ações são focadas na disseminação de produtos e serviços e satisfação dos clientes.
E dentro das suas variáveis, o marketing B2B foca as empresas inseridas neste setor, agregando diversos resultados positivos, seja no aumento das vendas, melhoria de visibilidade e até mesmo retenção dos clientes!
Pensando nisso, para auxiliar você a ter sucesso no mercado B2B, conheça um passo a passo valioso para aplicar o marketing digital na sua indústria. Boa leitura!
O que é B2B?
Antes de tudo, é importante explicarmos sobre o mercado B2B: basicamente, ele é caracterizado pela venda entre empresas. É o caso das indústrias que fabricam conexões pneumáticas e que não tem serventia alguma para os consumidores comuns.
Ou seja, são empresas que vendem produtos ou prestam serviços para outras empresas, normalmente também do ramo industrial!
No entanto, a concorrência no mercado B2B é altamente elevada, dificultando a geração de resultados.
Por isso, é necessário um conjunto de ações fundamentais para alcançar o sucesso. Veja abaixo algumas dicas relevantes para aplicar no mercado B2B e se destacar:
1. Defina a persona
Antes de elaborar qualquer ação estratégica é imprescindível definir a persona do seu negócio. Em outras palavras, a persona é um personagem fictício que apresenta as características ideais de uma empresa.
Ou seja, baseia-se no conjunto de informações reais sobre o público, como: nome, faixa etária, renda mensal, profissão, entre outras características. Para definir a sua persona, é preciso colher dados representativos dos seus clientes, por exemplo:
- Preferências;
- Interesses (aquisição de um rachador de lenha, por exemplo);
- Objetivos;
- Entre outros.
2. Aposte nas redes sociais
As redes sociais são os principais canais de comunicação do marketing. Afinal, segundo o relatório Global Digital Statshot, elaborado pelas empresas de dados Hootsuite e We Are Social, apresentou que 3,5 bilhões de pessoas estão presentes nas sociais.
Uma das dicas para começar a investir nas redes sociais é por meio de anúncios ou campanhas capazes de alcançar o seu público-alvo.
Além disso, é interessante promover conteúdos, interagir com os usuários e oferecer materiais ricos para o seu potencial cliente.
Lembre-se que as redes sociais também são ferramentas perfeitas para divulgar sua empresa! Por isso, se você atua com tratamento de efluentes, é o momento de alavancar as suas campanhas institucionais.
3. Crie conteúdo relevante
Outra característica importante do marketing B2B é a criação de conteúdo relevante. Nesse sentido, você pode desenvolver artigos informativos com o intuito de nutrir, estudar e conquistar a confiança do consumidor.
Pensando nisso, defina os assuntos a serem abordados, ofereça materiais ricos, tire as dúvidas dos usuários, entre outras opções.
Agora que você já sabe tudo sobre como gerar resultados incríveis com o marketing B2B, o que está esperando para começar agora mesmo? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.