Vamos falar sobre Marketing Digital?!
Você se lembra da tentativa incansável (e sem sucesso) do Coiote de alcançar o Papa-Léguas? Quem assistia ao desenho animado, com certeza, já se perguntou porque ele nunca conseguia ter sucesso e, mesmo assim, repetia quase o mesmo plano tantas vezes. Na realidade, os planos mirabolantes do Coiote não eram baseados em um planejamento assertivo e estruturado. Por isso, mesmo quando ele conseguia atrair o Papa-Léguas, era incapaz de capturá-lo.
No mundo corporativo, essa estratégia assertiva para aumentar as chances de sucesso e atrair os clientes (o nosso Papa-Léguas) tem nome: Marketing Digital. Ele nada mais é do que lançar mão de um planejamento certeiro e de ações bem definidas – com métodos eficazes e alinhados ao comportamento do cliente, capazes de gerar reconhecimento, criar um relacionamento com o consumidor e, claro, aumentar as vendas consideravelmente.
Antes de listar os recursos e benefícios que o Marketing Digital pode trazer para o seu negócio, é importante ter um dado em mente: de acordo com pesquisa do IBGE) divulgada em fevereiro deste ano, em 2016 quase 65{0a9d9991cfea793e83b09daafa52d4883f575a940bc57998e189c02d067ae71d} da população brasileira (acima de 10 anos) estava conectada à internet – o equivalente a 116 milhões pessoas. Isso quer dizer que ir além do tradicional e atuar em ambientes digitais pode ser decisivo para a sua empresa.
Confira, abaixo, como o Marketing Digital pode ajudar a alcançar os objetivos e impulsionar a sua empresa.
Você alcança a pessoa certa
É possível segmentar o seu público, o que torna muito mais eficaz qualquer oferta de produto. O que o Coiote ganharia ao pegar um gato em uma armadilha quando o real alvo dele é outro? Certamente, ele seria muito mais bem sucedido se criasse uma maneira de atrair apenas o Papa-Léguas. Por isso, a estratégia de Marketing Digital considera apenas o seu “alvo” (chamada de persona) e cria comunicações para fazer com que ele se interesse pelo que você fala e oferece – de maneira assertiva, sem achismos e que contribuem para a geração de vendas.
Permite análise e mensuração
Com o Marketing Digital, é possível mensurar os resultados de todas as ações ou campanhas e, assim, determinar a viabilidade de cada uma delas. Isso facilita o cálculo do Retorno sobre Investimento (ROI), o que pode auxiliar na tomada de decisões e direcionar futuros planejamentos.
Ou seja, nada de criar uma armadilha comum se ela não trouxer resultados. Se o Coiote fizesse análises e mensuração de resultados, teria percebido que os planos mirabolantes não funcionavam e só traziam prejuízos.
Aumenta o reconhecimento e cria relacionamento
As pessoas estão conectadas o tempo inteiro. Alcançar e interagir com o público pelas redes sociais (como Facebook, Youtube, Instagram e Twitter), estar bem posicionado na busca do Google, fazer anúncios digitais ou desenvolver uma campanha bem estruturada de e-mail marketing aumenta as suas chances de atrair potenciais clientes. Ou seja, estar mais presenta na vida do Papa-Léguas para fazê-lo ir até você.
Tem boa relação custo-benefício
Diferente da mídia tradicional, em que os preços são cada vez mais altos, o Marketing Digital não exige um investimento imediato alto. Mesmo com baixos orçamentos, é possível ter retornos significativos ao aliar um bom planejamento a ferramentas certas. Bom, o investimento financeiro do Coiote poderia até ser considerado baixo, mas não trazia benefícios, certo?
Constrói audiência
Imagine se o Coiote pudesse atrair, não um, mas centenas ou milhares de Papa-Léguas? Se ele fosse uma empresa que aposta em Marketing Digital isso seria possível.
A estratégia amplia a presença corporativa e permite que consumidores de todos os lugares conheçam as suas ofertas. Estar no lugar certo, na hora certa e entender o perfil de potenciais consumidores faz com que vocês estabeleçam uma relação mais direta e natural, possibilitando que os clientes se fidelizem.
Sua empresa pode se diferenciar com o Marketing Digital
Ao fazer boas divulgações, integrar recursos, oferecer soluções acessíveis e ser referência em um assunto, você pode sair na frente da concorrência. E, sim, mesmo que não tenha mais de um Coiote no desenho animado, com certeza milhares de outros estão lá, tentando capturar seu alvo.
Interessou-se pelo conteúdo e quer continuar atualizado para entender como o Marketing Digital vai transformar a sua empresa? Então acompanhe o nosso blog e tenha acesso a conteúdos que podem ajudar o seu negócio a se destacar. Nós apostamos que, se o Coiote tivesse ficado atento ao conteúdo, o desenho teria acabado no primeiro episódio.