Com o constante crescimento e evolução das redes sociais, boa parte das empresas desejam se destacar e ter uma relevância considerável nesse meio, diante disso o marketing viral é uma estratégia extremamente importante e deve ser considerada.
Ao pensarmos nas redes sociais praticamente o tempo todo surgem conteúdos que de certa forma grudam na cabeça do público e fazem com que as pessoas não só lembrem, mas consumam e propaguem essas mensagens.
Seja por meio de uma piada, música, frase de efeito ou até mesmo uma mistura entre esses fatores, esses conteúdos nos cercam praticamente o tempo todo e fazem parte da experiência que temos nesse meio.
E pode acreditar, esses conteúdos não aparecem por uma simples coincidência, eles estão ali associados a um planejamento que justamente é o principal responsável para que esse processo ocorra e tenha uma boa proporção.
Esse planejamento e ações estão todos voltados ao marketing viral que tem como seu principal intuito destacar conteúdos e mensagens de uma forma inteligente e totalmente estratégica.
Sendo assim, por mais que o nome possa remeter a um vírus, saiba que o marketing viral é uma exceção em relação a essa palavra e através dessa estratégia sua empresa tende a crescer, se destacar e alcançar um espaço de relevância ao se tratar do meio digital.
Por isso, ao imaginar uma empresa de tecnologia ou até mesmo uma empresa de blindagem, saber utilizar o marketing viral é uma ação totalmente necessária para se destacar e se diferenciar mesmo em meio a um mercado tão competitivo.
Logo, ao considerar e pensar nesses fatores hoje iremos falar justamente sobre o marketing viral, fazendo com que você entenda a sua significação, seus benefícios, importância e principalmente como aplicar essa estratégia e garantir resultados incríveis. Vamos lá!
O que é o marketing viral?
Ao contrário do que muitos pensam e até mesmo imaginam, o marketing viral não é simplesmente um vídeo engraçado compartilhado por milhões de pessoas através das suas redes sociais.
O marketing viral está concebido e associado a outras questões como os games, quiz, conteúdos relevantes, podcast, imagens ou qualquer outro conteúdo que seja compartilhado gratuitamente e possa ser facilmente consumido.
Sendo assim, uma das principais características e intuitos do marketing viral é justamente ter uma capacidade de compartilhamento da mensagem independente do seu formato e a forma de sua divulgação.
Por isso, ao buscar realizar um conteúdo vital para divulgar um produto como um rolamento para moto é possível criar campanhas que sejam engraçadas mas também despertam emoção, identificação ou empatia. Ou seja, de maneira geral, os conteúdos virais, tendem a ser:
- Engraçado;
- Embaraçoso;
- Dramático;
- Emocional;
- Útil.
Com isso, para que o marketing viral funcione e tenha relevância é importante que ele atenda as expectativas de quem está consumindo e principalmente que se destaque o valor que é oferecido pela marca.
Logo, ao aplicar esses fatores sua empresa tende a se destacar e garantir com que benefícios incríveis possam ser alcançados diante das estratégias, ações e conteúdos que venham ser realizados.
Benefícios do marketing viral
Por mais que o marketing viral muitas vezes esteja associado as visualizações e o alto número de pessoas consumindo, os benefícios dessa estratégia tendem a ser cruciais para que a sua empresa alcance níveis incríveis diante das mídias sociais.
Com isso, para que você por exemplo, diante da sua empresa de alpinismo industrial entenda o quão importante é aplicar o marketing viral, confira os benefícios dessa estratégia.
Baixo custo de investimento
Diferente de algumas campanhas que geralmente são divulgadas por meio das mídias tradicionais que já conhecemos, o marketing viral e suas campanhas geralmente possuem valores baixos e totalmente acessíveis.
Essa viabilidade e economia em relação aos custos se dá principalmente por conta do fato das mídias sociais serem gratuitas, o que permite com que as ações venham ser realizadas sem valores exorbitantes.
Entretanto, um fato importante para que sua empresa de expositor de acrílico saiba é que por ter custos financeiros baixos, é preciso compensar as campanhas com muito esforço e dedicação.
Ótimo alcance na exposição da marca
Um fato bem curioso e importantíssimo em relação às redes sociais é que as pessoas estão a todo o momento em busca de informações, dicas, recomendações e conteúdos de qualidade.
Ou seja, ao oferecer um conteúdo de qualidade para um público que se mostra sedento por informação, o resultado tende a ser visto através da exposição e alcance dos conteúdos em questão.
Por isso, desde conteúdos de uma marca famosa até conteúdos de uma fabricante de resistência elétrica, ao ser criativo e fugir do comum, os resultados tendem a aparecer e serem determinantes.
Permite construir uma sólida reputação
Conteúdos virais causam um impacto muito grande em relação à reputação das empresas e pessoas que acabam seguindo essa estratégia.
Um exemplo bem claro disso são pessoas que antes dos conteúdos virais eram simples anônimos e da noite para o dia mal essas pessoas conseguem sair na rua devido ao seu vídeo viral.
Por isso, ao imaginar uma empresa de fechamento de áreas externas com vidro ao atingir esse ponto, naturalmente ela tende a se tornar uma grande referência no assunto, passando a ter autoridade e uma reputação a se zelar.
Simples implementação
Diferente do que muitos pensam é muito simples implementar uma campanha de marketing viral, visto que cada canal de comunicação otimiza o compartilhamento e contribui para que essa ação ocorra.
Por exemplo, se a sua empresa de terceirização de limpeza deseja lançar uma campanha em vídeo mais longo o canal ideal é o YouTube, já se for um artigo de qualidade os blogs são justamente o local perfeito.
Por isso, para que seus conteúdos tenham mais chances de serem virais e atingir um público maior é essencial entender o canal de comunicação ideal e saber utilizá-lo muito bem.
Feedbacks imediatos
Devido aos recursos que existem diante das redes sociais, em questão de segundos você tende a ter uma noção se o público aprovou seus conteúdos ou se o que foi postado não possui relevância.
Como a maioria das pessoas gostam de utilizar dos comentários, esse indicador é importantíssimo para que você entenda o quanto seu conteúdo foi aceito diante do público.
Importância do marketing viral
A importância do marketing viral está associada justamente ao fato de que os conteúdos virais têm muito mais chances de popularização e crescimento diante das mídias.
Ou seja, diante da popularização e alcance que a sua empresa tende a alcançar com os conteúdos virais, isso tende a ser transformado em oportunidades de vendas e conquista de novos clientes.
Por isso, é importante deixar bem claro que nem todas as suas campanhas tendem a viralizar, mas a partir dessa busca sua empresa tende a conquistar o mercado e alcançar resultados cada vez mais positivos.
Além do mais, algo bem importante em relação às redes sociais é que nem todos têm que lutar para conseguir seu espaço, sendo assim, desde uma empresa de treinamento Siemens a uma empresa de materiais esportivos, todos podem impactar e ter uma relevância diante do seu público.
Dicas para aplicar o marketing viral
Diante da proporção, importância e toda a relevância que o marketing viral possui é praticamente impossível ficar de fora dessa estratégia, pois ela tende a ser fundamental para o crescimento e evolução da sua empresa diante do mercado.
Sendo assim, para que a criação de suas campanhas sejam muito mais eficazes e ofereçam bons resultados, hoje iremos destacar justamente algumas dicas para aplicar o marketing viral e garantir resultados incríveis.
Crie conteúdos simples, claros e de fácil compartilhamento
O conteúdo independente do formato ou dos assuntos que ele trate deve ter algumas características como ser gratuito, de fácil compartilhamento e uma mensagem clara e direta.
Para que os conteúdos sejam divulgados sem problema ou empecilho algum é essencial que não se peça nada em troca desse material, deixando que ele seja compartilhado sem imposições.
Trabalhe com o elemento surpresa
Algumas características são fundamentais para que uma campanha de marketing viral tenha sucesso e duas características que são totalmente necessárias são justamente a criatividade e surpresa.
Algo importante a se ter em mente é que ninguém vai compartilhar um vídeo que não cause o efeito uau nem provoque sensações como risos ou uma sensação de nossa ao consumir o conteúdo.
Sendo assim, para que o efeito surpresa possa ser trabalhado é essencial que você esteja atento aos assuntos que estão sendo abordados no mundo e que estão possuindo mais relevância.
Seu produto ou serviço é apenas o pano de fundo
É essencial e de extrema importância que seu negócio não foque no produto mas sim na mensagem que ele transmite por meio dos conteúdos e ações realizadas.
A sua marca deve estar presente em relação aos conteúdos e vídeos de uma forma natural, sem que roube a atenção do vídeo ou até mesmo pareça algo forçado.
Por isso, uma ótima forma disso acontecer é apresentar os produtos no dia a dia de uma forma natural, destacando a utilidade e principalmente como esse item pode ser extremamente útil.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.