Com as pessoas cada vez mais conectadas à internet e se fechando às formas tradicionais de comunicação, as empresas estão se vendo com a necessidade gritante em investir no marketing digital para se aproximar do público e aumentar as vendas.
O marketing digital compreende acima de tudo, que o modo de se consumir mudou completamente e a partir disso, trabalha em cima de relacionamento com o público, oferecendo conteúdos que possam ser relevantes a ele.
Como assim?
Comunicar de maneira generalizada ainda surte certo efeito e a TV comprova essa afirmação com sua gigante audiência diária, entretanto, a segmentação é uma estratégia que nunca esteve tão em alta, provando que hoje a assertividade do marketing digital é essencial.
Marketing digital está muito além de ‘’fazer marketing pela internet’’ pensando em anunciar e vender um produto ou serviço. Na realidade, a web é o caminho que representa a transformação da comunicação e de como o receptor é impactado e se beneficia dela.
É diante do contexto descrito que surgem novas estratégias, canais a serem explorados e a maneira das empresas se posicionarem no mercado. As mídias sociais são a grande prova de que um canal pode ser ressignificado e usando como potente artifício.
As redes sociais ultrapassaram a barreira do entretenimento há muito tempo e atualmente são vistas como ferramentas poderosas dentro do marketing digital, ideais para se relacionar proximamente com o público, engajar e captar informações úteis à conversão.
As principais mídias são:
- Instagram: definitivamente não é mais aquela rede social utilizada para postar foto de comida e das pernas na piscina! As táticas presentes no instagram são perfeitas para se direcionar ao público de modo direto e personalizado, gerando engajamento;
- Facebook: a invenção de Mark Zuckerbeg perdeu força nos últimos anos, é verdade, porém a sua audiência ainda é assustadora e se a intenção for produzir conteúdo viral, ela é perfeita. Seus anúncios impulsionados também são poderosos para divulgar campanhas e trazer retornos rápidos;
- Twitter: ‘’está chovendo e eu esqueci meu guarda-chuva’’, é um post que ficou lá em 2010. Ao marketing digital, a rede social do passarinho não é a mais recomendada para vendas, mas é importantíssima para transparecer a identidade da marca, fortalecendo-a;
- Whatsapp: se engana quem acha que ele só serve para mandar ‘’bom dia, grupo’’ ou receber áudios de 2 minutos. As empresas têm usado em suas estratégias de marketing digital a fim de realizar uma abordagem direta e completamente customizada, ofertando produtos ideais ao público de acordo com os dados obtidos;
- Youtube: obviamente o foco é obtido através do fator visual acompanhado da linguagem de atração, o inbound marketing. Essa combinação, quando bem executada, tem muita facilidade em atrair o público para perto, fazendo com que ele se identifique e consuma;
- Pinterest: pouco mencionada por aí, essa ferramenta de bookmarking ou rede social de imagens, como é conhecida pelos usuários, têm demonstrado um alto índice de crescimento. Sua principal vantagem é fortalecer a parte visual da marca e expor os produtos em um canal próprio para isso.
Não se limitando às rede sociais, as estratégias do marketing digital estão presentes no ambiente online também de outras maneiras, tendo como maior prova o Marketing de Posicionamento na Internet, conhecido como MPI.
Como funciona o MPI?
O MPI é uma metodologia criada pela Doutores da Web e tem como missão posicionar empresas no topo dos maiores buscadores do mundo: Google, Yahoo e Bing!
Os estudos de SEO são a base do MPI, que os adaptou, direcionando-os especificamente aos negócios a fim de elevar a visibilidade e consequentemente, as vendas.
O MPI na prática: sabendo que a internet é inegavelmente a maior vitrine do mundo, a Doutores da Web aplica os conceitos do MPI às empresas de diversos segmentos que querem aparecer nos primeiros resultados nas buscas dos sites mencionados acima.
E como se posiciona?
Por meio do estudo de palavras-chave relevantes ao segmento do negócio, a equipe da Doutores da Web levanta quais são os termos mais buscados dentro daquela área e partir disso traça a estratégia de posicionamento, fazendo com que esse negócio apareça entre os 10 primeiros resultados do Google.
Vantagens do MPI
Esta metodologia atinge o seu nível de desempenho mais alto a médio e longo prazo, posicionado a empresa no topo das buscas, mas por etapas, oferece os seguintes benefícios:
- Credibilidade;
- Visibilidade;
- Baixo custo a quem investe (não é pago um valor por clique);
- Consistência;
- Aumento das vendas.
Se quiser saber mais detalhes, veja o site da Doutores da Web ou confira seu post sobre MPI no Instagram. Acompanhe as outras redes Facebook, Twitter, Youtube, LinkedIn, Pinterest, LoveMondays e Blog.