Com a influência cada vez mais notória da internet no cotidiano das pessoas, as táticas de empresas voltadas para esse meio são amplamente exploradas, especialmente quando se trata do marketing digital, que reúne métodos variados. Conforme será relatado no decorrer do texto, não se trata apenas da visibilidade alcançada online, mas do alcance de uma audiência qualificada.
Conheça as principais estratégias
Há uma série de táticas que podem ser aplicadas para que o marketing digital impulsione uma marca, naturalmente, há algumas que recebem maior destaque, tais como inbound marketing, SEO (Search Engine Optimization) e o marketing de conteúdo.
O primeiro caso é amplamente chamado de marketing de atração, pois a forma de lidar com a audiência é diferenciada, com o propósito de solucionar dúvidas e atender os desejos. A atração ocorre essencialmente por meio de conteúdos valiosos. É interessante citar que as técnicas de SEO e o marketing de conteúdo são pilares de grande importância para o desenvolvimento dessa estratégia, juntamente com táticas em redes sociais.
No caso das técnicas de SEO, o conceito está relacionado para a otimização específica para os buscadores, o que resulta em maior visibilidade e tráfego orgânico. Uma vez que os buscadores valorizam uma experiência positiva para os usuários, isso porque a otimização favorece tanto as pessoas quanto os crawlers, que são responsáveis pela indexação das páginas nos mecanismos.
Já o marketing de conteúdo consiste na publicação de materiais que de fato tenham valor para as pessoas e por esse motivo, é uma tática com grande visibilidade. É interessante abordar que a venda não é o foco na construção do conteúdo, mas uma consequência. Com os materiais adequados, é possível promover a educação de mercado, gerar autoridade e fortalecer o reconhecimento da empresa.
A importância de distinguir a persona do público-alvo
O público-alvo e a persona são cruciais para o direcionamento das estratégias digitais e consequentemente, para a eficiência das ações. Primeiramente, é interessante abordar o conceito de público-alvo, que é mais tradicional ao se tratar de marketing, pois corresponde à determinação econômica, social e demográfica do cliente, com dados como:
- Gênero;
- Estado civil;
- Formação;
- Faixa etária;
- Hábitos de compra.
Por mais que seja um conceito importante para conhecer determinados dados a respeito dos consumidores, hoje em dia diversas empresas buscam obter uma percepção ainda mais precisa. É nesse cenário que a persona é abordada, pois se trata de um perfil semi fictício do consumidor ideal.
Trata-se de um perfil mais detalhado, o que resulta em uma proximidade evidente, além de viabilizar a segmentação mais eficaz na execução da estratégia. Neste caso, uma lista superior de fatores é aplicada e envolve pontos como o estilo de vida, valores, dúvidas, redes sociais de maior uso e hobbies. Afinal, a persona de uma fábrica de etiquetas naturalmente apresentará distinções do perfil de uma empresa de cesta básica e de outros setores.
Falhas comuns de marketing digital
Qualquer tipo de estratégia pode apresentar erros e identificar quais são os mais comuns é importante para redobrar os cuidados, em especial, ao levar em consideração a dimensão que podem alcançar no meio digital. Assim como pesquisas de público-alvo e persona são indispensáveis para o direcionamento das estratégias, é preciso ter a mesma visão com outros fatores, como com as palavras-chave.
É fundamental que exista a detecção de quais são os termos de maior relevância para os métodos empregados, principalmente ao se tratar de um posicionamento mais favorável nos buscadores, uma vez que conforme abordado, é algo de grande impacto para uma marca.
A produção de conteúdo também pode ser alvo de falhas muito comuns, o que leva à perda evidente de negócios. Deve-se considerar que, além da necessidade de produzir, é preciso prezar pela qualidade, atualização e atratividade. Por exemplo, se um cliente em potencial acessa o blog de uma empresa de sistema de segurança e ao selecionar uma postagem sobre controle de acesso, se depara com um conteúdo obsoleto, sem qualidade, entre outros pontos negativos, a marca vinculada com este material pode ter sua imagem comprometida.
Além disso, um conteúdo nessas condições têm maiores dificuldades para alcançar um posicionamento positivo para a empresa, uma vez que os buscadores priorizam experiências positivas para os usuários. É importante otimizar as páginas, da mesma forma que o conteúdo antigo também deve ser analisado e se necessário excluído.
Independente do setor econômico ou porte da corporação, é imprescindível que os profissionais responsáveis estejam no controle das estratégias de marketing digital aplicadas e de cada recurso usado. Dessa forma, será possível analisar, prever, medir e ajustar o que for necessário para potencializar as chances de alcançar resultados satisfatórios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.