A estratégia de marketing digital é baseada em um conjunto de técnicas realizadas na internet, com o objetivo de alcançar novos clientes e iniciar bons relacionamentos com eles. Isso buscando desenvolver uma identidade para a sua marca.
No que diz respeito ao setor industrial, a internet é um espaço que possibilita diversos negócios. As indústrias integram o mercado B2B (business to business), que se trata de toda transação realizada entre empresas.
O marketing digital é muito importante para todos os negócios! De acordo com a AdWeek, mais de um terço dos diretores de marketing acredita que os meios digitais serão responsáveis por 75% do investimento com marketing nos próximos anos.
Considerando esse aspecto preparamos este conteúdo para falar sobre o marketing digital e seu impacto no setor industrial. Confira!
Conheça o marketing digital
Diferente de um consumidor final, do mercado B2C (business to consumer), o setor industrial lida com outras empresas (negócios B2B). Um bom exemplo disso é a lavanderia industrial e a comum.
O foco de uma delas é atender outras empresas, como hotéis, hospitais ou lojas de roupas. Por outro lado, a lavanderia comum visa atender ao público comum, ou seja, o consumidor final.
Podemos dizer que o público industrial é mais segmentado e depende de uma comunicação especializada. O marketing digital proporciona isso de maneira eficiente!
Por ser feita na internet, a divulgação pode ser baseada em uma persona (perfil de cliente ideal para a sua empresa), fazendo com que as ações marketing sejam direcionadas diretamente ao seu público-alvo.
Utilize variados meios de divulgação para a indústria
Os canais de divulgação podem ser grandes impulsionadores da imagem da sua indústria, e os mais adequados são capazes de trazer um número maior de leads (potenciais clientes qualificados).
Entre os canais de divulgação mais eficientes estão os sites, blogs, redes sociais, emails e SMSs, sendo que em cada um deles é utilizada uma linguagem específica.
De um modo geral, o site funciona como um cartão de visitas, e por isso deve conter as informações dos objetivos da sua empresa. Já os blogs são plataformas que possibilitam realizar a publicação de conteúdos educativos aos seus leads.
As redes sociais integram o grupo de maior expressão no que diz respeito à divulgação online, e por meio delas é possível engajar os seus potenciais clientes de forma leve e descontraída, com publicações divertidas como fotos e vídeos curtos.
Por outro lado e-mails são tão importantes quanto os outros canais. Isso porque com eles é possível alcançar um outro tipo de público, menos ativo em redes sociais e que passa menos tempo pesquisando as coisas que deseja.
Por fim, os SMSs são tão relevantes quanto os outros meios. Se considerarmos os dias de hoje, boa parte das pessoas não fica mais longe dos seus celulares, e por isso a efetividade das mensagens de texto é grande.
Com elas é possível personalizar o conteúdo, e assim que surgir alguma novidade ou evento em sua loja virtual, o cliente receberá no celular um convite para um evento com descontos e etc. A plataforma é extremamente útil!
Impulsione a imagem da sua indústria
Como vimos ao longo deste conteúdo, marketing digital funciona para qualquer tipo de empresa, e se aplicado no setor industrial é um grande impulsionador para a sua imagem.
O marketing digital é a melhor forma de atingir seu público-alvo! Mesmo se sua loja virtual trabalhar com aluguel de máquinas de construção, como máquina de corte a laser, máquina de solda, serras e etc, é possível alavancar sua imagem.
Com uma boa estratégia de marketing digital sua indústria aumenta a notoriedade na internet e consegue um número maior de clientes, resultando em mais vendas e consequentemente um lucro maior.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, Criador de Conteúdo do Soluções Industriais.