Se você é dono do seu próprio negócio ou faz parte de uma equipe de marketing, então você já ouviu falar em marketing de conteúdo e nas suas diversas estratégias, não é mesmo?
Por sua vez, as estratégias de conteúdo estão se tornando cada dia mais populares em razão dos seus diversos benefícios.
Estamos falando de estar posicionado entre as primeiras páginas dos mecanismos de busca, como o Google ou o Bing, por exemplo!
Além disso, por meio de um conteúdo bem elaborado e com estratégias eficientes, seu negócio pode se tornar mais reconhecido, gerar mais tráfego para seu site ou blog, alcançar novos clientes e, acima de tudo, aumentar as chances da sua empresa maximizar suas vendas.
Viu só quantos benefícios o marketing de conteúdo possui? Se você ficou interessado e quer explorar essas estratégias para obter sucesso e crescer sua empresa, então veja esse post. Nós vamos te explicar tudo sobre como trabalhar as estratégias de conteúdo. Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de ler esse post!
O que é marketing de conteúdo
De forma básica, o marketing de conteúdo se trata da elaboração de um conteúdo extremamente rico e relevante, direcionado a um público-alvo.
Em outras palavras, o marketing de conteúdo se baseia na produção de conteúdo relevante, e possui como objetivo atrair leads (potenciais clientes), se relacionar e convertê-los em consumidores fidelizados.
Nesse momento, você pode estar pensando “como é simples essa estratégia, então eu apenas tenho que produzir uma série de materiais e publicá-los em meu site ou blog”.
Entretanto, as estratégias de conteúdo vão muito além disso. Imagine uma empresa que presta serviços de manutenção de aquecedor a gás, por exemplo.
Para fazer marketing de conteúdo, ela deve pensar em fatores como o público destinado ao conteúdo, se há pessoas realmente interessadas no assunto, qual o objetivo específico da organização com esse conteúdo, entre outros diversos pontos.
É por isso que as estratégias de conteúdo precisam de muito cuidado e atenção. Se elas não forem bem elaboradas, a empresa precisará de muito mais tempo e esforço para posicionar seu site nos mecanismos de busca e se destacar.
Como trabalhar as estratégias de conteúdo corretamente?
Agora que você já sabe tudo sobre o que se trata o marketing de conteúdo e seus benefícios, vamos ver agora como é possível desenvolver estratégias eficientes e eficazes, por essa razão, continue acompanhando nosso post!
1- Saiba exatamente quem é o seu público-alvo
A primeira coisa que você deve fazer antes mesmo de pensar nas estratégias de conteúdo é saber exatamente quem é o seu público-alvo.
Por sua vez, o público-alvo diz respeito a um conjunto de pessoas que possuem uma determinada necessidade que pode ser solucionada pelos seus produtos ou serviços.
Por exemplo: uma empresa que faz instalação câmera de segurança atende uma determinada necessidade no mercado.
Mesmo que ela seja bem específica, ainda há muitas pessoas a procura desse serviço, e por isso, também existem empresas especializadas para suprir essa necessidade.
Por isso, sabendo exatamente quem é o seu público, você terá mais clareza para quem estará direcionando seus conteúdos, além de ter mais precisão e foco na hora da produção de conteúdo.
2- Saiba qual o seu objetivo nas estratégias de conteúdo
O próximo passo para trabalhar as suas estratégias de conteúdo é definindo um objetivo claro sobre quais os resultados que você quer atingir com a produção.
Assim, é possível perceber quais as métricas que devem ser acompanhadas e como é possível ajustar as ações e estratégias para alcançar esse objetivo.
Afinal, qualquer estratégia que tenha investimentos ou esforços devem ser monitoradas e acompanhadas e, para isso, estabelecer um objetivo claro vai tornar todo processo mais simples de ser entendido.
Dessa forma, você saberá exatamente se as estratégias de conteúdo estão gerando resultados positivos para o seu negócio ou vice-versa.
3- Faça conteúdos conforme seu funil de vendas
Uma das formas mais comuns de trabalhar as estratégias de conteúdo é por meio do funil de vendas. O funil representa nada mais que as etapas de vendas de uma empresa.
Para entendermos melhor, vamos dar o exemplo de uma empresa que presta serviços de galvanização a fogo:
Topo de funil
No topo de funil, o lead acaba de conhecer a empresa e seu serviço de galvanização. No entanto, ainda não despertaram o interesse para entrar em contato diretamente ou oferecer um orçamento.
Nesta etapa, as estratégias de conteúdo devem amplas e abrangentes para atingir esse lead e despertar seu interesse.
A dica é fazer conteúdos para que o lead saiba o que é um serviço de galvanização a fogo e quais os seus principais benefícios.
Meio de funil
Na etapa de meio de funil, o lead já começou a se interessar, pois percebeu uma necessidade que pode ser solucionada pela empresa de galvanização.
Esse é o momento de oferecer conteúdos mais estratégicos. Procure os temas que impulsionam a sua jornada de compra, como quais os benefícios em adquirir o produto e porque esse serviço é importante para o lead.
Fundo de funil
Por fim, na etapa do fundo de funil, o lead já está decidido a comprar os serviços de galvanização a fogo, no entanto, ele está em dúvida sobre qual empresa escolher e qual o melhor local para comprar.
Nesta parte do funil, os conteúdos precisam ser extremamente estratégicos. Mostre ao lead todos os benefícios que ele terá se realizar a compra com a sua empresa.
Também ofereça descontos, promoções e todos os tipos de vantagens que destaquem o seu negócio da concorrência.
Essas estratégias de funil de vendas devem ser adaptadas a realidade da sua empresa, no entanto, se forem bem elaboradas, podem alcançar mais clientes e maximizar as suas chances de vendas!
Agora que você já sabe tudo sobre as estratégias de conteúdo e como aplicá-las, o que está esperando para se tornar mais reconhecida e ainda ser uma autoridade no assunto?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.