SEO: O Google é o mecanismo de busca mais usado no mundo. Ele também se tornou um dos fatores de classificação mais importantes para as empresas.
Como resultado, otimizar seu website e seu conteúdo para melhorar seu SEO tornou-se essencial para qualquer negócio com aspirações de sucesso no mundo digital de hoje.
Com tantas empresas competindo pela atenção dos usuários, o ranking alto nas buscas do Google não é mais um luxo, mas uma necessidade.
Se você não está bem certo de como otimizar seu website, aqui estão algumas dicas simples que você pode usar para aumentar sua classificação no Google e direcionar mais tráfego para ele.
Torne seu site fácil de usar e navegar
A primeira coisa que você precisa fazer ao melhorar seu SEO é certificar-se de que seu site seja fácil de usar e navegar.
Alguns dos aspectos mais críticos de qualquer website que afetam a facilidade de uso incluem: Para que sua navegação em seu site seja útil, ela deve ser visível (tecnologia responsiva).
Sua navegação deve ser a mais óbvia possível, para que os usuários possam facilmente encontrar o que procuram sem ter que gastar uma quantidade significativa de tempo navegando pelo seu site.
Você também deve considerar a posição e o tamanho do seu conteúdo.
Embora a colocação exata de sua informação dependa do tipo de website que você tem, geralmente é melhor colocá-lo acima do conteúdo menos impactante.
Isto porque quando as pessoas estiverem escaneando uma página, elas se concentrarão na parte superior da página e ignorarão o resto.
Se você colocar sua informação abaixo do conteúdo, ela será ignorada pela maioria dos visitantes.
Priorize o conteúdo de valor na primeira dobra do seu website.
Criar conteúdo de alta qualidade
Outra dica crucial de SEO é garantir que você crie conteúdo de alta qualidade.
Há muitas maneiras diferentes de definir o que é realmente “conteúdo de alta qualidade”, mas em geral, é o conteúdo que é:
– Informativo – Seu conteúdo deve estar repleto de informações úteis e relevantes que sejam valiosas para seus leitores.
– Preciso – Seu conteúdo deve estar livre de quaisquer erros e/ou imprecisões factuais. – Autêntico – Seu conteúdo deve ser genuíno, não deve ser copiado de outro lugar.
– Legível – Seu conteúdo deve ser fácil e agradável de ler, sem ser muito simplista. Criar e publicar conteúdo de alta qualidade em seu site é uma das melhores maneiras de melhorar sua SEO.
Quando o Google perceber que você tem conteúdo de alta qualidade em seu site, ele o classificará mais alto nos resultados de pesquisa, o que pode resultar em mais tráfego e mais conversões.
Quanto mais frequentemente seu conteúdo for compartilhado nas mídias sociais, mais pessoas serão expostas ao seu negócio, o que também pode resultar em mais tráfego e mais conversões.
Use o Google Analytics para identificar áreas problemáticas
O Google Analytics pode ser uma ótima ferramenta para ajudá-lo a identificar áreas problemáticas com seu SEO.
Você deve gastar tempo analisando dados associados ao tráfego de seu site e ao envolvimento do usuário, como por exemplo: As áreas onde você percebe os maiores problemas podem ajudá-lo a identificar as áreas problemáticas dentro de seu SEO.
Por exemplo, se você perceber que uma grande porcentagem de visitantes está deixando seu site rapidamente após a sua chegada, pode ser porque eles estão se perdendo enquanto navegam em seu site ou que seu conteúdo é de baixa qualidade para uma determinada palavra-chave.
Nesta situação, você pode usar o Google Analytics para ver se há algum problema com sua navegação, ou se ela é muito complicada.
Você também pode ver quais páginas estão recebendo mais tráfego, quais podem indicar onde está seu conteúdo mais forte, e em que leitores estão interessados.
Veja também: Metodologia de Marketing centrada em SEO para 2023
Adicione imagens e mídia ao seu site
Adicionar imagens e outros tipos de mídia ao seu site pode ser uma maneira eficaz de melhorar sua SEO.
As imagens são uma parte essencial da estratégia SEO de qualquer site.
Se você quiser aumentar o tráfego do seu site, é importante incluir imagens de alta qualidade (não de tamanho, pesada e sim de qualidade conforme o conteúdo).
Quando você inclui imagens relevantes e de alta qualidade em seu site, você está dizendo ao Google que seu site tem conteúdo de alta qualidade.
Isto ajudará a melhorar seu SEO, o que pode direcionar mais tráfego para seu site.
A inclusão de imagens em seu site é particularmente importante se você administra um negócio que gira em torno de produtos visuais, como uma empresa de arquitetura, um estúdio de fotografia, uma galeria de arte, etc.
Se você vende produtos, as imagens são uma boa maneira de mostrar às pessoas o que elas estariam comprando.
Se você fornece serviços, você pode usar imagens para mostrar às pessoas como seus serviços poderiam ajudá-las.
A principal dica aqui está na nomenclatura utilizada ao salvar a sua imagem. Certifique-se que ela tenha exatamente a palavra-chave que você está trabalhando para otimizar.
Exemplo: Uma empresa que faz aluguel de celular e tem diversos tipos de aparelhos no site. Na seção que fala sobre o serviço de alugar um celular, as imagens terão a sua nomenclatura com o termo “aluguel de celular” ou “banner alugar celular” e o atributo “alt” da imagem com a palavra-chave principal também.
Evite colocar algo como: banner home, imagem01, fotosite e assim por diante. Isso com toda certeza não vai fazer você posicionar suas imagens para SEO.
Certifique-se da estrutura básica de SEO para seu conteúdo
Veja se as suas páginas estão com a estrutura mínima correta para que seu conteúdo possa ser indexado e pontuado pelos buscadores.
Estrutura de H1, H2, H3 e H4 – Somente um H1 por página e os outros subtítulos importantes seguindo a lógica de H2, H2, H2, H3, H4…. Título da página – Inserir a Palavra-chave que quer otimizar e ser chamativo. Respeitar a quantidade de caracteres. Meta description – Criar algo criativo que chame a atenção do usuário para o clique e que contenha a sua principal palavra-chave no início.
URL curta – certifique-se de que a sua URL seja curta e objetiva com a sua palavra-chave.
Imagens – colocar ao menos 3 a 4 imagens com a sua palavra-chave principal no atributo Alt.
Cadência da palavra-chave – certifique-se que o conteúdo da página contenha uma quantidade mínima de vezes que o termo a ser otimizado apareça no decorrer do conteúdo. Imagine uma página com 800 palavras de conteúdo onde a palavra-chave principal aparece no mínimo 10 vezes.
Cuidado para não exagerar e deixar um conteúdo chato e irrelevante para o usuário. Seja natural!
Veja também: 5 dicas práticas para usar na sua estratégia de SEO
Conclusão sobre dicas de SEO
Ter um website bem otimizado dará à sua empresa um enorme impulso tanto em termos de reconhecimento de marca quanto de tráfego.
Há muitas coisas que você pode fazer para impulsionar seu SEO, mas estas 3 dicas lhe darão um bom lugar para começar.
Ao otimizar seu site para mecanismos de busca, você deve sempre lembrar que o objetivo é criar uma experiência amigável para o usuário.
Embora você precise incorporar as melhores práticas de SEO, você não deve sacrificar a usabilidade no processo.
Ao usar estas dicas simples, você pode aumentar significativamente sua classificação no Google e direcionar mais tráfego para seu site.
Esse artigo foi produzido por Gustavo Buonnacorso da Agência Next4 em parceria com a Mister Postman.