Cada vez mais, as empresas estão preocupadas com o atendimento prestado. Afinal, o atendimento é o meio em que a marca mantém contato direto com os seus clientes. Desse modo, podemos afirmar que o atendimento qualificado é a ponte para o sucesso.
Com isso, naturalmente, o mercado exige que os esforços sejam ainda maiores para garantir um atendimento que contemple três principais pilares: agilidade, eficiência e proximidade.
Além dos pilares, as empresas estão investindo no que chamamos de Omnichannel. Trata-se de uma estratégia de conteúdo que visa contemplar diferentes canais de atendimento priorizando a experiência do usuário, além de estabelecer melhorias no contato entre empresa e cliente, tanto para a relação online quanto offline.
Como vimos, garantir um atendimento qualificado é um grande desafio, mas para ajudar nesse processo, separamos os principais meios de atendimento para aplicar os pilares mencionados.
Confira os principais meios de atendimento qualificado
1.Ponto de venda
Nesse caso, o atendimento ocorre quando o cliente tem contato direto com uma loja física. Devido a isso, é muito importante que todos os pontos sejam considerados, desde a abordagem do cliente, até a estrutura do local.
Nesse sentido, é fundamental que a empresa se preocupe e considere toda a experiência do cliente, considerando a exposição de produtos, a organização do local, o treinamento de colaboradores, além de uma estrutura adequada e segura para um bom atendimento.
2. Atendimento telefônico
Visando facilitar e agilizar processos, as centrais de atendimento telefônico são muito comuns em diversos segmentos. Isso porque, além de eficiente, é um meio prático e que possibilita uma comunicação ampla.
Entretanto, esse canal pode ser perigoso quando não usufruído de forma adequada. Ou seja, através dele, é possível que a empresa receba um alto índice de reclamação quando o atendimento não possui os pilares mencionados anteriormente.
Pensando nisso, é fundamental definir estratégias para garantir que as chamadas ofereçam soluções eficientes a fim de tornar a experiência do cliente satisfatória e ágil. E, para isso, não podemos deixar de mencionar a importância da capacitação da equipe de atendimento.
3. Canais de comunicação online
Nesse contexto, o atendimento através de canais específicos, como chats, mensagens de texto ou videoconferência são essenciais. Isso porque, cada vez mais, os clientes estão conectados e aderentes às novas tecnologias.
Sendo assim, é fundamental que a empresa estabeleça canais capazes de solucionar anomalias e atender necessidades. Além dos meios mencionados, o Email marketing também é uma estratégia que visa possibilitar o contato frequente com os clientes, ainda mais com as opções de automação.
Importância dos meios de comunicação para um atendimento qualificado
Certamente, os canais de comunicação online são um meio exponencial para garantir um atendimento qualificado, porém, para utilizá-los adequadamente, é necessário conhecer o cliente e determinar estratégias que sejam capazes de atender as necessidades com excelência priorizando a experiência do cliente.
Quando falamos da importância de um atendimento qualificado, certamente, nos referimos ao sucesso de uma empresa. Sem dúvidas, o atendimento é a principal ponte que vai determinar o alcance de bons resultados.