Muita gente sonha em seguir os caminhos do empreendedorismo para conquistar independência financeira ou ganhar flexibilidade no dia a dia. Por isso, as vendas online vem conquistando cada vez mais espaço no mundo dos negócios.
Não podemos negar: o mercado online oferece essas possibilidades aos empreendedores. Mas, para conquistar um bom posicionamento no mundo virtual, é preciso saber vender pela internet.
Nesse sentido, preparamos nesse post algumas dicas para fazer com que a sua loja online tenha sucesso. Preparado? Continue lendo!
5 dicas de sucesso para vender online
Ao contrário do que muita gente pensa, vender online exige muito mais que apenas criar uma plataforma de vendas, apresentar produtos ou serviços e sair pela internet divulgando a sua loja virtual.
Para realizar essa tarefa com êxito, é preciso analisar as especificidades do mercado e seguir algumas dicas fundamentais para qualquer tipo de negócio. Ficou curioso? Acompanhe!
1. Defina a área de atuação
O primeiro passo é definir a área que você vai trabalhar. Nesse momento, alguns fatores devem ser analisados, pois não adianta escolher um nicho de mercado por hobby, ou, pelo contrário, porque acredita que aquele produto é muito rentável.
Para isso, realize pesquisas, análise os demais nichos de mercado, alinhe as informações coletadas e depois elabore um planejamento que esteja ligado com a área que gostaria de atuar e com a demanda de mercado.
2. Entenda como funciona um e-commerce
Nesse momento, é fundamental buscar por informações, dados e estratégias de funcionamento de um e-commerce.
É necessário entender como é o processo de logística de um e-commerce na prática. Entender sobre compras, recebimento, distribuição, conferência, SMS pós-venda, estoque e ainda conhecer o processo de envio, rastreamento e entrega.
3. Crie títulos e descrições para os produtos
Quando tratamos de vendas online, não basta apenas enviar um SMS para os consumidores anunciando as novidades do e-commerce. Afinal, o usuário recebe esse tipo de informação e não consegue analisar a estética do produto.
Por isso, o primeiro passo para vender online é criar títulos e descrições claras e objetivas sobre os produtos ofertados. Tenha em mente que é preciso fornecer todos os dados e características para que o seu produto seja vendido.
Existem algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo para que o cliente não abandone o carrinho e finalize a compra. Veja:
- O que é seu produto? (placa de circuito impresso dupla face ou um software, por exemplo);
- Qual a vantagem, resultado e como ele pode ajudar o consumidor?;
- Qual o público-alvo?;
- Qual o tipo de sensação que ele transmite?;
- Que mensagem o produto está passando para o consumidor?;
- Onde posso encontrá-lo? (mídias digitais, blogs, SMS, entre outros).
4. Utilize imagens de alta qualidade
O seu e-commerce é a sua vitrine. Por isso, capriche no catálogo de produtos, forneça uma ótima apresentação e utilize imagens de alta qualidade.
Além disso, é fundamental desenvolver catálogos exclusivos, com um logotipo que transmita a identidade da marca e que fique na mente do consumidor.
É nesse momento que o consumidor vai identificar se o seu e-commerce é responsivo, verificando se as imagens permanecem com a mesma qualidade dos mais diversos dispositivos, como tablets, computadores e até SMS.
5. Aposte no marketing de conteúdo
Outra estratégia fundamental para vender online é o marketing de conteúdo. Por isso, crie um blog, crie conteúdos relevantes, informativos e voltados ao seu nicho de mercado.
Por exemplo, se você trabalha com piso de concreto, desenvolva artigos que fale sobre decoração, arquitetura e construção. Nesse sentido, é possível gerar mais tráfego para a sua loja.
Além disso, é interessante produzir material rico, como e-books, newsletter, conteúdos nas redes sociais, ou até artigos de fácil acesso, como aqueles compartilhados por SMS, de forma que aumente o engajamento do público com a sua marca.
6. Crie um bom design
A construção da identidade da sua marca é a chave do sucesso do seu e-commerce, por isso elabore um design criativo e que vá de encontro com a proposta da marca.
Além do mais, faça com que ele tenha um diferencial, um ponto único que destaque a organização no comércio eletrônico.
Por exemplo: vamos supor que a sua organização trabalhe com manutenção de chiller. Nesse sentido, é preciso pensar em um design que esteja ligado com o serviço, que tenha pontos criativos e que seja visualmente atrativo.
Comece a vender online!
Lembre-se que vender online é uma atividade que necessita de tempo, determinação e muita paciência. Por isso, ofereça a melhor experiência possível para o usuário e faça com que ele crie laços com a sua marca.
Se você gostou desse post, deixe seu comentário e compartilhe as suas dúvidas com a gente!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.