A comunicação de massa, marca registrada de veículos tradicionais como televisão, rádio e jornal, foi muito potente durante um longo período da história, porém hoje, embora ainda tenham sua relevância, já não surte os mesmos efeitos.
A evolução da comunicação fez o público deixar de se sentir especial somente por ter um produto e o fez sentir-se único, principalmente pela maneira que a mensagem chega até ele.
Isso significa que: a emissão generalizada e a linguagem impositiva utilizada pelos veículos de comunicação em massa durante várias décadas já não é mais tão atraente assim e diante disso, segmentar nunca foi tão interessante quanto no mercado atual.
Com o crescimento da internet e do marketing digital, os consumidores passaram a ter maior proximidade com as marcas e por consequência acabaram criando identificação com elas.
E assim o público mudou a concepção quando o assunto é consumo, criando a ideia de que o produto importa, mas o relacionamento com a empresa que o oferece é um diferencial.
Sabendo disso empresas gigantes como Coca-Cola e Bradesco, donas de identidades marcantes e de nível internacional, investem também em marketing regionalizado, direcionado suas campanhas a lugares específicos, adaptando-as às vivências locais.
Mas o que é marketing regionalizado?
Essa ação de marketing é utilizada com a finalidade de gerar identificação entre uma empresa e moradores de determinada região, tendo ciência de suas necessidades, desejos e comportamento.
Para ter sucesso com essa estratégia, é necessário ter profundo conhecimento geográfico, cultural e comportamental do lugar, para que assim seja possível agir com assertividade, pois a comunicação deve ser extremamente personalizada.
No processo de se conectar com o público, cabe à empresa adaptar sua linguagem, rever o preço dos produtos e também mudando suas características marcantes, como slogans e cores.
Muito se fala em marketing como a forma de promover uma empresa, produto ou serviço e essa definição não está totalmente equivocada, porém regionalizar nem sempre tem a intenção de somente vender.
O marketing regionalizado obviamente tem a intenção de vender, mas em diversos casos as ações são voltadas para se conectar com um público-alvo novo ou mais específico por meio de envolvimento emocional e identificação.
Os benefícios desta modalidade do marketing às empresas são:
- Empatia do público;
- Envolvimento emocional entre marca e público;
- Confiança por parte dos consumidores;
- Mais vendas.
E como vender mais segmentando?
O grande acerto das empresas hoje é ocupar nichos pouco explorados ou mesmo esquecidos pela maioria.
Fortalecer a relação com o público e interligar a marca aos valores cultivados por ele é hoje uma das táticas mais eficazes do marketing e não só tende a resultar em vendas, como é um artifício interessante para a consolidação, ou melhor dizendo, tornar-se referência.
Com o mercado tão movimentado, surgem novas empresas, produtos e consequentemente consumidores também se renovam. Por essa razão segmentar tem muito poder, uma vez que a assertividade nunca foi tão importante quanto hoje, visto as demandas específicas que aparecem.
Nichar se tornou uma realidade desde o ‘boom’ da internet, onde existem diversas realidades e tendências presentes em um lugar só. Em outras palavras, com ela é possível procurar e encontrar por áreas que eram (ou pareciam) inexistentes antes.
No contexto descrito acima, empresas como a Busca Cliente se especializaram em marketing digital e regionalizado, unido as duas estratégias.
‘’O que é Busca Cliente?’’
A plataforma Busca Cliente tem como propósito posicionar produtos e serviços no topo dos maiores buscadores do mundo: Google, Yahoo e Bing de modo orgânico e regionalizado.
Sabendo das ‘necessidades regionais’ e que a internet é a maior vitrine existente hoje, a Busca Cliente viu na audiência dos buscadores a chance de fazer negócios de bairro ou regionais aparecem nos primeiros resultados da busca, beneficiando vendedor e consumidor.
Na prática, funciona assim: moradores de uma região necessitam de produtos e utilizam os buscadores a fim de encontrá-los, a plataforma Busca Cliente destaca negócios que os oferecem e as pessoas passam a encontrá-los.
Além dessa grande ideia, para otimizar processos e se aproximar do público, o canal Busca Cliente reclame aqui é utilizado como parte da estratégia.
‘’Qual a ligação de reclame aqui com a plataforma?’’
Simples! O Busca Cliente reclame aqui é uma forma de ouvir feedbacks diretos dos clientes e a partir disso rever ou manter as ações.
Além disso, o Busca Cliente reclame aqui é também usado para ver o que pode funcionar naquela região.
Por exemplo, se os feedbacks de clientes da Zona Norte no Busca Cliente reclame aqui são parecidos, a empresa já tem uma base do que pode ser feito com maior segurança, visando resultados melhores. Logo, o Busca Cliente reclame aqui é muito útil.
Detalhes sobre Busca cliente reclame aqui, cases e depoimentos de seus clientes.
Regionalizar é um artifício interessante para um negócio atrair os clientes certos (com alto potencial de compra) no momento mais apropriado e quando isso ocorre as chances de elevar as vendas são consideravelmente maiores.
Quer saber mais? Conheça os canais do Busca Cliente: Site, Youtube, LinkedIn, Love Mondays e Reclame Aqui.