Atualmente, somos constantemente bombardeados por uma enorme quantidade de informações e de propagandas. Para montar a sua estratégia de vendas é preciso ter em mente alguns pontos centrais para que seja bem construída, como também que faça sentido para o seu negócio.
Alcançar os resultados dado por metas previamente estabelecidas é um grande desafio. Por isso, é necessário um bom conhecimento não apenas sobre o seu negócio, mas também sobre tudo que o influencia e o que está direta e indiretamente ligado a ele.
A seguir, vemos um pouco mais sobre qual a melhor forma de organizar essas estratégias, para que através dela o desempenho da sua empresa aumente.
Entenda o seu negócio
Há várias estratégias diferentes, desde as mais tradicionais quanto as mais modernas. O importante é, através de estudos sobre o seu próprio negócio, definir quais delas fazem mais sentido para a sua empresa, seus propósitos e para as suas metas. Para isso, é importante responder a essas perguntas:
Quais as suas metas?
Se uma empresa não tem metas, é muito difícil que ela cresça e que seus lucros melhorem. É preciso tê-las e, principalmente, que elas sejam bem definidas. Da mesma forma, de nada vale uma meta vaga, sem fundamentos ou irreais.
Por exemplo, uma empresa que tem como meta aumentar a sua produtividade, entende que uma das formas para isso, é que o seu funcionário esteja satisfeito desde o ambiente de trabalho como também os seus benefícios, como plano odontológico, plano de saúde, entre outros.
Sendo assim, a partir da criação das metas, é importante definir quais são os meios para se chegar a ela e quais são os planos de ações para que elas sejam entregues.
Como está o seu desempenho?
Possuir métricas e critérios previamente estabelecidos é uma boa forma de ter o controle sobre suas vendas — como também entender qual é a melhor forma de fazer para melhorar esses índices.
Ter métricas claras e bem explícitas para os seus funcionários e para seu time de vendas ajudam no foco da equipe, como também mostra ao prestador de serviço a importância do seu trabalho e do seu comprometimento no processo — que afeta diretamente o próximo passo do plano de ações.
Um time de vendas bem capacitado e ciente de seus objetivos podem desenvolver estratégias de divulgação tanto pela internet e pelas mídias sociais, como também por métodos de SMS para divulgação de serviços,para fazer promoções para chamar mais clientes e utilizar como lembretes de eventos.
Como medir esse desempenho? É possível fazer isso de algumas maneiras:
- Quantas oportunidades são criadas?
- Quantas vendas foram finalizadas?
- Qual a velocidade das vendas?
- Qual o ciclo de vendas?
- Como está o tráfego da empresa nas redes sociais?
Os quatro primeiros itens dependem em sua maior parte dos próprios vendedores e das estratégias aprovadas e implementadas pelos seus gestores. Já o último tópico está mais voltado para o desempenho da empresa nas plataformas digitais, principalmente em conjunto com estratégias de Marketing Digital.
Quem são os seus consumidores?
Um dos principais benefícios de estabelecer quem são os seus consumidores é entender onde é possível encontrá-los. Será que a melhor forma de atingi-los com a sua publicidade é através de panfletos entregues pessoalmente ou de outros meios de publicidade, como em outdoors, televisão ou através da internet e das suas mídias?
Além disso, sabendo quem é o seu consumidor, é possível colocar-se no lugar dele para entender as suas necessidades e, a partir disso, estabelecer técnicas de vendas e de negociação.
Sabe-se que nos dias atuais é cada vez mais difícil que o consumidor, ao precisar de algo, vá até à loja ou algum lugar específico para comprar. É muito provável que toda a negociação e até mesmo a compra final seja feita através de smartphones e aparelhos móveis.
Por isso, uma boa estratégia é empresas fazerem o uso de SMS para divulgação de serviços para anunciar os seus produtos de vendas, de plano odontológico a seguro de carro. Com isso, ele consegue atingir um grande número de possíveis consumidores de uma só vez, através dos envios em lote e também por ser uma forma de comunicação eficaz e econômica.
Quais são as melhores estratégias?
A estratégia de vendas não é nada além de um conjunto de decisões e de prioridade em ações que direcionam áreas como Marketing e Vendas. Elaborado pelos executivos, são caminhos traçados que garantem o alcance dos resultados e melhor desempenho da empresa.
É preciso compreender que diferentes estratégias valem para diferentes negócios e diferentes segmentos. Por exemplo, um dentista que tenha um consultório, ao tentar aumentar o seu fluxo de pacientes, precisa considerar a possibilidade de atender a planos odontológicos, como também o de inserir a sua empresa em uma plataforma digital. Da mesma forma, um consultório médico. Mas isso é diferente do que outras empresas buscam.
Por isso é importante ter todas as questões, já apresentadas neste texto, bem definidas. Ao compreender bem quais são as metas da empresa, é possível criar um plano de metas para atingi-la. Quando se conhece, numericamente, os seus desempenhos, deve-se entender também em quais pontos melhorar para que esse desempenho seja cada vez maior.
Por fim, entender e conhecer o seu consumidor é saber com que você está falando, qual é a melhor linguagem indicada, qual plataforma é a de mais fácil contato e, principalmente, o que o seu consumidor está buscando. Essa é a chave principal para poder oferecer isso a ele: novas estratégias de marketing? Um plano odontológico? Cursos de liderança ou de negociação e vendas?
O ponto principal é que há diversas pessoas procurando por soluções para problemas que a sua empresa não pode oferecer. O importante é ser o melhor e o primeiro no seu segmento, para que eles vejam o seu negócio como autoridade no assunto ou prioridade no momento de compra.
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