As ações de marketing realizadas online pelas empresas recebem o nome de marketing digital. De modo geral, a maior diferença dele para o marketing tradicional é a forma como atua.
Pelos constantes avanços tecnológicos, tanto para a indústria com a automação industrial quanto o marketing, com novas ferramentas que impulsionam a visibilidade da indústria, é possível alcançar um número maior de potenciais clientes.
Segundo a AdWeek, mais de um terço dos diretores de marketing acredita que os meios digitais serão responsáveis por 75% do investimento com marketing nos próximos anos.
Pensando na importância de alinhar os dois (indústria e marketing digital), separamos este conteúdo com algumas dicas apresentando as funcionalidades do marketing digital e o motivo de ser tão importante no setor industrial. Confira!
Entenda as vantagens do marketing digital
Em toda empresa, um dos setores mais importantes é o de comunicação e marketing. O seu principal objetivo é trazer engajamento, estabelecer o reconhecimento da marca no mercado e conquistar novos clientes.
Para isso, o marketing industrial deve avaliar os meios de comunicação mais assertivos para o seu segmento. Por meio do marketing digital é possível trabalhar se baseando em uma persona (perfil de cliente ideal do seu negócio).
Outro ponto é que, diferente dos veículos tradicionais de divulgação (tv, rádio, revista e etc), os meios digitais permitem uma publicidade mais segmentada.
Logo, o marketing digital proporciona à indústria trabalhar diretamente com o público da sua empresa, possibilitando uma comunicação mais direta e eficiente.
Conheça as formas de atuação do marketing digital
Para que sua indústria trabalhe com o marketing digital existem diversas ferramentas que podem ser usadas para posicionar seu site na internet.
A otimização por SEO, por exemplo, consiste em uma série de ações com a intenção de posicionar os sites nos buscadores, como o Google. Dessa forma é possível aumentar a relevância e o tráfego orgânico da sua página.
Esse aumento das visitas traz um número maior de leads (potenciais clientes qualificados), e deve ser trabalhado adequadamente. Por isso seu site deve ser otimizado pensando no público-alvo e seus interesses.
Por exemplo, fornecer produtos do ramo industrial te coloca em meio a fornecedores específicos. Você quer ser encontrado nas buscas que remetem ao setor industrial, como automação, geradores de energia, inversor de frequência e etc.
Aprenda as vantagens para as indústrias
O setor industrial lida com o mercado das vendas B2B. Isso significa que não basta divulgar sua marca e esperar por clientes e contratos novos.
Nele as empresas trabalham tendo outros negócios como público-alvo, em uma posição que ambos são especialistas no assunto.
O ponto é que, não importa se seu gerador de energia é bom ou tem boa propaganda; para fazer negócio, ele deve ser algo lucrativo para o comprador.
É possível concluir que trabalhar com esse público segmentado depende de uma comunicação e linguagem especializadas.
Tenha uma estratégia de marketing digital para a sua indústria
Ao longo deste conteúdo vimos que, diferente do marketing tradicional, as estratégias de marketing digital são segmentadas e podem ser elaboradas para a persona do seu negócio.
Por isso é importante acompanhar as tendências e constantes avanços tecnológicos, tanto nos processos quanto ferramentas necessárias para impulsionar sua imagem online.
A excelência na gestão empresarial garante uma estratégia de marketing adequada e que pode, além de aumentar as vendas da sua empresa, torná-la uma referência no mercado.
Dessa forma, o marketing digital se mostra uma grande solução para conseguir novos negócios para a sua indústria, o que resultará no crescimento dos lucros e relevância da sua indústria.