Novos hábitos de consumo e sustentabilidade são algumas das coisas que ouvimos com frequência nos dias de hoje e são muitos os tipos de negócios que têm aderido a ideia.
E com o avanço das tecnologias, torna-se muito importante contar com novas ações que envolvam a sustentabilidade no seu negócio. Neste artigo, te apresentamos algumas delas.
As medidas certeiras
Quando medidas certas são pensadas e estão ligadas à questões sustentáveis, como a diminuição de resíduos, de gastos e evitando diversos problemas que medidas comuns causam, a empresa ganha credibilidade com os clientes e melhora sua imagem.
Embalagens
Um exemplo clássico são as trocas de embalagens plásticas por embalagens de papel ou papelão, por exemplo. A utilização de materiais recicláveis ou biodegradáveis também são interessantes e muitos negócios têm aderido.
O bacana das embalagens usadas nos mais diferentes negócios é que, hoje em dia, é possível encontrar os mais diversos modelos, seja em tamanho, cor, resistência, mas também nos materiais usados na produção.
Um outro tipo de embalagem muito utilizado, em especial nos comércios de alimentos ou produtos que precisem desse tipo de processo, é a embalagem a vácuo.
E o mais interessante é que podem ser sustentáveis, basta procurar por modelos que contam com tecnologias que não agridem o meio ambiente. Essa é uma opção boa de embalagem pois ajuda a evitar o desperdício de produtos, ainda mais alimentícios.
Campanhas diferenciadas
Uma boa aposta são as ações e campanhas sociais. É possível pensar em atividades sustentáveis baseadas no nicho do comércio eletrônico, de modo que os clientes se envolvam e entendam cada vez mais sobre a sustentabilidade.
Se você tem uma empresa que presta serviços de manutenção de filtro de ar industrial, por exemplo, em que os trabalhos são agendados online e as peças para esse tipo de atividade são vendidas via e-commerce, é possível pensar em ações de envolvimento com os clientes.
Junte-os para um dia de palestras sobre a importância de uma manutenção sustentável e feita com eficiência.
Uma outra dica interessante é apresentar para os clientes que a empresa é sustentável e que, eles podem confiar e mais do que isso, indicar a marca para seus conhecidos. Um selo de sustentabilidade pode ser um ótimo auxílio para que isso aconteça.
A importância de ações sustentáveis
Com o avanço das tecnologias, novas redes sendo criadas, as empresas estando cada vez mais acessíveis, é preciso transparência, isso porque, os clientes estão cada vez mais atentos ao processo de produção, à matéria prima e toda companhia de modo geral.
Por isso, aqueles que conseguem conduzir um negócio a partir de práticas sustentáveis, amigáveis e que agradem o consumidor, só tendem a ganhar.
Uma ação que pode ser interessante e trazer ainda mais para perto os clientes é montar pontos de coletas.
Reciclagem de eletrônicos, por exemplo, é algo que poucas pessoas sabem a respeito, como funciona e onde descartar. Por conta disso, várias empresas estão informando seus clientes sobre tais boas práticas.
Mas não somente os eletrônicos, é possível também se tornar um ambiente de coleta de outros materiais como também roupas.
Boas estratégias fazem a diferença
Quando medidas para uma boa ação são pensadas para que a sustentabilidade aconteça, os empreendedores saem ganhando, assim como os clientes e também o meio ambiente.
Da mesma forma que, pensar em atividades, pontos de coletas, palestras ou até mesmo conteúdos que podem proporcionar às pessoas mais informações sobre o tema, também fazem a diferença.
Por conta disso, não deixe de colocar em prática as melhores ações para deixar o seu negócio mais ecológico e amigo do meio ambiente.
Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.