Como manter os clientes ativos após as compras da Black Friday

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores e, consequentemente, pelas empresas. É nessa data que muitos estabelecimentos, mesmo que seja de exaustor centrífugo, oferecem descontos imperdíveis e atraem um grande número de clientes.

No entanto, após a Black Friday, é comum que as empresas vejam um declínio nas vendas. Isso acontece porque, na maioria das vezes, os clientes são atraídos pelos descontos oferecidos nessa data e não pelo produto ou serviço em si.

Por isso, é importante que as empresas saibam como manter os clientes ativos após as compras da Black Friday. Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas para fazer isso.

A importância da Black Friday para as empresas

A Black Friday é considerada a sexta-feira mais importante do ano para o comércio, pois é nessa data que as lojas físicas e virtuais oferecem descontos e promoções para atrair os consumidores e a esteira transportadora não para.

A data estimula o comércio e também a economia, pois muitas pessoas aproveitam os descontos para comprar presentes de Natal. Além disso, a Black Friday também é importante para as empresas, pois elas conseguem vender mais produtos e serviços nesse período.

O que fazer para manter os clientes ativos após a Black Friday?

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio, mas depois de todos os descontos e promoções, muitos clientes simplesmente desaparecem. O que acontece?

Uma das principais razões é que as pessoas compram impulsivamente durante a Black Friday e acabam se arrependendo depois. Elas compram coisas que não precisam e acabam não usando, então não há razão para continuar comprando naquele lugar.

Além disso, muitos lojistas oferecem descontos extremos durante esse evento, o que faz com que as pessoas esperem por novas promoções nas semanas seguintes. Como resultado, elas acabam indo embora quando as promoções acabam.

Por fim, outra razão é que as lojas online geralmente oferecem melhores preços do que as lojas físicas durante todo o ano. Então, se as pessoas conseguirem encontrar o mesmo produto por um preço melhor em outro lugar, elas provavelmente irão comprar lá.

Oferecer descontos e promoções especiais

A Black Friday pode ser uma grande oportunidade para atrair novos clientes para sua loja, mas você também precisa pensar em como mantê-los ativos após o evento. Aqui estão algumas dicas:

1. Crie uma experiência de compra memorável 

Se os seus clientes tiverem uma boa experiência comprando de você na Black Friday, eles ficarão mais propensos a voltar e a será uma bomba de vácuo no sucesso das vendas de produtos e serviços. 

2. Mantenha o contato

Depois que os seus clientes fizerem uma compra, envie-lhes um e-mail ou cartão postal agradecendo pelo negócio. Você também pode enviar ofertas exclusivas e convites para eventos VIP de vez em quando para mantê-los interessados.

Criar campanhas de marketing envolventes

Descontos e promoções especiais são uma ótima maneira de atrair novos clientes e fidelizar os existentes. 

Assim, ofereça descontos da sua marca para incentivar as pessoas a experimentarem seus produtos ou serviços, além de aumentar as vendas. Promoções especiais também podem ser uma ótima maneira de agradecer seus clientes fiéis. 

Fazer um follow-up pós-venda

Uma das melhores maneiras de aproveitar ao máximo as vendas do Black Friday é fazer um follow-up pós-venda. Isso irá ajudar a assegurar que os clientes estão satisfeitos com suas compras e, além disso, pode auxiliar em novas vendas. Aqui estão algumas dicas para fazer um follow-up pós-venda bem-sucedido:

1. Ligue para os clientes 

É fundamental ligar para os clientes para confirmar o recebimento de seus pedidos. Isso irá demonstrar que você se importa com sua satisfação e também irá permitir que você identifique quaisquer problemas que possam ter ocorrido durante o processo de entrega.

2. Envie um e-mail personalizado para cada cliente

O objetivo aqui é fazer com que o cliente se sinta valorizado e que você realmente esteja interessado em sua opinião sobre a experiência de compra. Afinal, isso é um fator crucial no processo de fidelização. 

3. Ofereça descontos em futuras compras

Por fim, se os clientes estão satisfeitos com suas compras, é provável que estejam dispostos a comprar novamente no futuro, especialmente se forem oferecidos descontos atrativos que chamem a atenção dos consumidores.

Vale ressaltar que durante a Black Friday os clientes buscam promoções adequadas às suas necessidades e orçamento. Por isso é importante que sua empresa disponibilize esses fatores para garantir o sucesso nas vendas de luva de vaqueta, por exemplo.

 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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