Algo que as empresas buscam de forma constante diante das suas estratégias e ações é captar clientes e fechar novos negócios, entretanto algo a se perguntar nessa busca é se a sua empresa já tem uma proposta comercial eficiente ou se apenas está enviando orçamentos.
Quando se estabelece um contato com o público mais do que informar os preços dos seus produtos e serviços, você precisa dar ao público os motivos certos para que eles consumam e realizem a contratação dos serviços da sua empresa.
Diante disso, a proposta comercial tem um papel determinante, pois através desse recurso o público tem a sua disposição todos os motivos pelos quais vale a pena investir em sua empresa e serviços.
Além do mais, uma boa proposta comercial pode fazer toda a diferença no momento de fechar ou não o negócio, pois ao ter os motivos certos você não só atrai mas faz com que o público se sinta na obrigação de consumir.
Ou seja, para você que trabalha com a venda por exemplo, de tecido juta colorida a proposta comercial é determinante e uma das principais responsáveis por definir e fechar as vendas.
Entretanto, por mais que esse recurso seja determinante, construir essa apresentação com uma linguagem cativante, objetiva e que venda não é uma tarefa tão simples e fácil de ser realizada.
Pensando nisso, para que você aprenda tudo em relação à proposta comercial, hoje iremos falar justamente da sua significação, como funciona, principais benefícios, estratégias de uma boa proposta comercial e exemplos de empresas que tiveram sucesso com essa estratégia. Vamos lá!
O que é a proposta comercial?
A proposta comercial através da sua significação se caracteriza como um documento que tem como seu principal intuito formalizar uma oferta de produto e serviço para um cliente.
Sendo assim, ao aplicá-la diante das estratégias da sua empresa, sua principal função é apresentar uma solução em detalhes e convencer o comprador a fechar o negócio e estabelecer um contato com a empresa.
Por mais que geralmente a proposta comercial é vista e utilizada com muita frequência no mercado B2B, ela também atende perfeitamente o mercado B2C, oferecendo as soluções e os motivos certos para que o público venha consumir.
Por isso, algo a ser estabelecido em mente e até mesmo estar presente diante da sua empresa é que toda venda começa com uma proposta comercial, seja ela de uma simples roupa ou até mesmo de uma madeira de plástico para deck.
Com isso, ao realizar a proposta comercial é importante explicar ao público o porquê da sua empresa ser a melhor opção para eles, transparecendo suas qualidades, diferenciais e até mesmo os seus valores.
Afinal de contas, uma boa proposta comercial descreve o serviço e produto que está se oferecendo, além de colocar em evidência os motivos necessários e determinantes para que os contatos e interações aconteçam e permitam um sucesso e crescimento constante.
Como funciona a proposta comercial?
A proposta comercial diante do seu funcionamento se mostra até mesmo simples de ser entendida, pois ela é caracterizada como um documento que antecede a compra de um produto ou serviço tendo um papel determinante nesse processo.
Logo, ao realizar a proposta comercial, é importante ter informações como porta de enrolar preço, formas de pagamento deste item, prazos de entregas e todas as informações que sejam decisivas para a compra.
Além do mais, por estarmos vivendo em uma cultura imediatista onde as pessoas buscam cada vez mais praticidade e agilidade diante de cada momento, é importante que a proposta comercial acompanhe esse momento e seja totalmente objetiva.
Logo, diante do seu funcionamento a proposta comercial é praticamente a cartada final para que a sua empresa consiga convencer os clientes e trazer a melhor solução diante de todo o mercado.
Por isso, ao realizar a proposta comercial diante da sua empresa de limpeza pós obra, é importante ter o máximo de cautela e saber exatamente os pontos a serem levantados e tudo que precisa estar diante da proposta comercial.
Afinal de contas, assim como a proposta comercial pode acabar sendo o elemento decisivo para que o público opte por sua empresa, caso você não estabeleça da forma ideal, os seus concorrentes podem dar passos muito mais assertivos em relação à atenção do público.
Sendo assim, fica claro o quanto estabelecer uma boa proposta comercial é algo necessário e que tende a garantir benefícios incríveis à sua empresa e diante de cada momento.
Benefícios de uma boa proposta comercial
Diante de um mercado que tem como suas principais características a inovação e uma disputa constante entre as empresas, os benefícios de uma boa proposta comercial são totalmente favoráveis e vão até mesmo muito além do que se imagina.
Além de impactar o público, uma boa proposta comercial ao ser estabelecida traz até mesmo um ar de modernidade a empresa e estratégias que tendem a ser muito mais assertivas.
Sendo assim, para que você fique por dentro e entenda ainda mais o quanto a proposta comercial é determinante e pode ser um fator-chave, por exemplo, em empresas de projetos elétricos, confira seus principais benefícios:
- Garantia de um layout profissional;
- Fortalecimento da imagem da empresa;
- Facilitação do contato com o público;
- Desenvolvimento da qualidade;
- Melhoria no controle.
Logo, ao estabelecer uma boa proposta a sua empresa além de ter reflexos positivos nos contatos com o público, ela também fortalece a sua imagem no mercado e diante de todos os locais.
Por isso, por se tratar da cartada final e um dos momentos chave entre o contato da empresa com os clientes, estabelecer uma proposta comercial positiva é algo necessário e que deve ser realizado em seu negócio o quanto antes.
Estratégias de uma boa proposta comercial
Como foi até mesmo dito, por mais que a proposta seja algo presente e até mesmo necessário diante das empresas, ao considerar sua criação se tem uma série de desafios, pois não é um trabalho fácil criar uma proposta comercial totalmente positiva.
Logo, diante disso você pode até mesmo ter uma ideia de como fazer, mas é preciso se adaptar às necessidades do público, colocando em evidência por exemplo, desde uma motosserra a gasolina menor preço, a localização e topografia que serão utilizados.
Dessa forma, para te dar uma mãozinha em relação à proposta comercial, destacamos ações para montar uma boa proposta comercial e garantir resultados e cenários incríveis.
Defina o objetivo da proposta
O primeiro passo não poderia ser outro não é mesmo, sendo assim para que sua empresa inicie diante desse processo é importante considerar os objetivos e aquilo que se mostra a maior meta.
Logo, ao estabelecer os objetivos em questão é importante que eles sejam únicos e além do mais que a empresa estabeleça essas questões pensando em sua realidade e em resultados que podem ser alcançados.
Não espere que o cliente realize múltiplas ações nesse ponto, mas foque principalmente em facilitar o fluxo do processo e saber os passos necessários para tornar sua desentupidora de fossa mais conhecida.
Conheça o cliente
Nós vivemos diante um momento onde as informações estão disponíveis praticamente o tempo todo e de uma forma até mesmo mais fácil, logo para se diferenciar diante disso é importante conhecer o seu cliente.
Por exemplo, ao conhecer seus clientes, seus dilemas e barreiras enfrentadas, sua empresa tende a estar apta a focar naquilo que lhe interessa, gerando impactos diante do público.
Isso ocorre, pois ao saber que seu público se interessa por exemplo, por pintura predial SP sua empresa consegue estabelecer ações que remetem esse gosto, gerando muito mais atratividade e impacto diante dos contatos realizados.
Defina o formato
Por mais que muitas pessoas não saibam, a proposta nem sempre é um documento escrito e ela pode acabar indo muito além disso e agregando um valor único a sua empresa.
Algumas das opções que podem ajudar e muito sua empresa são as apresentações de slide, vídeos e em alguns casos somente o áudio, gerando formatos diferentes e que são bem mais atrativos.
Por isso, realizar essas variações e entender os formatos diante de cada proposta realizada tende a garantir resultados e retornos por parte do público muito mais vantajosos.
Planeje o conteúdo
O conteúdo é uma das partes mais importantes quando se trata da proposta comercial, pois através dele é que se tem uma atração ao público e um contato totalmente impactante.
Por isso, os conteúdos devem ser sempre bem escritos diante das propostas comerciais, pois eles tendem a gerar uma conversão do público e garantir cenários incríveis diante das estratégias e ações realizadas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.