Twitter

Como usar o Twitter de forma estratégica para empresas

O Twitter, além de uma rede social, pode ser uma ferramenta poderosa para as empresas, a fim de divulgar os seus produtos e interagir com os seus clientes.

Através dessa plataforma, é possível construir um relacionamento com os seus clientes, aumentando assim a possibilidade de efetuar uma maior quantidade de vendas.

Ele pode ser utilizado por qualquer empresa, sendo ela desde uma transportadora em Guarulhos até uma loja de utensílios de cozinha do seu bairro, sendo um importante meio de se conectar com as pessoas.

Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é essa rede social e como ela pode ser aplicada nos seus negócios.

O que é Twitter e seus benefícios?

O Twitter é uma rede social, onde as pessoas podem se cadastrar para interagir entre si, comentando, retuitando e entre muitas outras formas de comunicação.

Essa rede social em específico possui um maior número de usuários que tendem a expressar as suas opiniões, notícias e momentos com grande agilidade.

Através da utilização do Twitter como meio de divulgação e comunicação com o seu público-alvo, é possível interagir com o seu segmento de interesse de forma mais informal, construindo um relacionamento mais próximo com o internauta e, consequentemente, vendendo mais.

Além disso, essa plataforma é utilizada por muitas pessoas, aumentando assim as chances de atrair novos clientes para a sua empresa.

Como usar o Twitter para empresas?

Existem muitas vantagens na utilização dessa rede social na sua empresa, entretanto, para que ela seja aplicada, é necessário se atentar a algumas etapas que podem auxiliar no sucesso do seu negócio.

Com isso, dentre os principais passos que devem ser efetuado para a utilização dessa rede social na sua empresa, estão:

  • Criar um perfil empresarial;
  • Criar uma persona;
  • Interagir com as pessoas;
  • Focar em um conteúdo de qualidade;
  • Buscar por palavras-chave relevantes;
  • Monitorar o que as pessoas falam sobre a empresa.

Esses são os principais passos que devem ser seguidos para a construção de uma conta no Twitter, voltada para o meio empresarial, que consiga impactar o seu público e converter cada vez mais pessoas para o seu negócio.

Criar um perfil empresarial

O primeiro passo para utilizar essa rede social de forma adequada em sua interação com o seu público-alvo é criando uma conta empresarial nessa plataforma.

Com isso, você consegue demonstrar a seriedade da sua conta e, ao mesmo tempo, interagir de maneira um pouco mais informal com os usuários.

Dessa forma, se você possui uma empresa de assessoria contábil em SP, por exemplo, o seu perfil será designado com um @, resultando assim em: @assessoriacontábilemSP.

Uma boa dica para a construção do seu nome na rede social é que ele precisa ser de fácil reconhecimento, mas também curto, permitindo assim que os internautas possam se lembrar e encontrar o seu perfil facilmente na internet.

Outro fator importante são as cores que você designa para a sua página, uma vez que a sua conta no Twitter deve estar de acordo com a identidade visual da sua marca.

Com isso, as cores presentes na sua marca devem ser devidamente representadas através da foto de perfil e da sua capa.

Por exemplo, se você efetua a venda de uma máquina de café para empresas, então a sua identidade visual deve estar de acordo com o produto que você vende, como cores mais neutras, remetendo ao café e à simplicidade de tomar uma xícara.

Criar uma persona

Outro fator importante que deve ser levado em consideração ao criar a sua conta no Twitter é a criação de uma persona, ou seja, uma pessoa que possui as características ideais para ser considerada o público-alvo do seu produto ou serviço.

Uma persona é um perfil fictício que deve representar as pessoas para a qual você deseja se comunicar para efetuar as vendas do seu negócio.

Antes de iniciar as suas postagens nessa rede social, é muito importante definir quem é o seu segmento e para quem você está falando.

Com isso, você consegue desenvolver uma divulgação mais filtrada e voltada para as pessoas que realmente podem se interessar com o que você tem a oferecer.

Por exemplo, se você deseja vender trigo, o seu segmento pode ser do setor de indústria de massa, onde, dessa forma, será realizada uma divulgação com estrutura para B2B, ou seja, de negócios para negócios.

Como você pode perceber, a maneira de se comunicar com o cliente varia muito a depender das características que ele possui.

No caso do B2B, a comunicação deve ser um pouco mais formal, com um período maior de jornada de compra e maiores meios para a quebra de objeções, uma vez que essa decisão de compra passa por muitos setores dentro de uma empresa.

Interagir com as pessoas

As redes sociais possuem uma característica muito benéfica para as empresas, uma vez que a comunicação não acontece apenas de um lado. A mesma coisa acontece com o Twitter, uma vez que tanto a empresa quanto o cliente podem interagir um com o outro.

Por exemplo, se uma empresa de balança industrial realiza uma publicação que você se identifica, você pode comentar na postagem, criando assim uma interação com a marca.

Além disso, esse é um dos principais fatores que levam as empresas a utilizarem a rede social em sua estratégia, uma vez que esse modelo de interação um pouco mais informal pode ser de grande relevância para conseguir compreender um pouco mais o seu público-alvo.

Dessa forma, se consegue analisar os problemas, medos e sonhos do seu segmento e como o seu produto ou serviço pode solucioná-lo.

Por esse motivo, é de grande importância que a empresa se esforce para interagir com os seus usuários, conversando com eles e, assim, estabelecendo uma conexão e relacionamento mais profundo com a sua marca.

Focar em um conteúdo de qualidade

Um pouco importante ao utilizar a rede social é produzir conteúdos de qualidade e que possuam uma grande relevância para o seu público-alvo, chamando a sua atenção e se tornando uma autoridade no meio.

Por exemplo, se você possui uma empresa de ponto eletrônico, pode construir textos referente a como funciona o seu produto, curiosidades sobre ele, como funciona a sua manutenção e entre muitos outros temas que são de interesse do seu segmento.

Dessa forma, sempre que os seus potenciais clientes possuírem alguma dúvida referente a esse produto em específico, irão recorrer a você e, consequentemente, as chances de efetuarem a compra através da sua marca cresce consideravelmente.

Com isso, o conteúdo que você disponibilizar para o seu público deve possuir a característica de ser útil, divertido ou então interessante.

Buscar por palavras-chave relevantes

Outro ponto extremamente importante ao construir um conteúdo de qualidade para o seu segmento é a utilização de palavras-chave relevantes, uma vez que mesmo que o seu conteúdo seja muito instigante, o seu segmento ainda sim precisa conseguir encontrá-lo.

Por esse motivo, é necessário encontrar as palavras-chave que o seu público-alvo mais utiliza. Com isso, ao pesquisar por um conteúdo no Google, o seu segmento tende a utilizar as palavras mais relevantes no mercado.

Dessa forma, ao utilizar as palavras-chave corretas no seu texto, as chances dele ser encontrado pelos usuários aumenta consideravelmente.

Por exemplo, se você deseja criar um texto sobre como funciona um carrinho de carga dobrável, você pode utilizar as palavras-chave: carrinho, carga, dobrável, entre outros termos que estão diretamente relacionados com esse produto.

Monitorar o que as pessoas falam sobre a empresa

A última, mas não menos importante, etapa ao criar uma conta empresarial no Twitter para a sua empresa é a utilização de métricas que o auxiliem a identificar o seu desempenho dentro da rede social.

Dessa forma, você consegue analisar quais conteúdos fazem mais sucesso do que outros para o seu público-alvo, quais pontos os usuários demonstram um maior interesse, quais são os pontos que ainda devem ser abordados por você e entre muitos outros fatores.

Por exemplo, se um texto sobre como fazer um crachá personalizado possui um maior número de comentários do que outros temas, você deve analisar e identificar os motivos que o levaram a obter um desempenho superior dos demais.

Além disso, é muito importante observar o que os seus clientes falam sobre a sua marca, qual é a visão que eles possuem sobre ela, se é positiva ou negativa, e em quais pontos você pode melhorar.

Exemplos de empresas que tiveram sucesso

Existem muitas empresas que obtiveram sucesso com a utilização do Twitter como forma de interação e divulgação com os usuários, onde dentre elas, podem-se citar:

  • Coca-cola;
  • Ponto frio;
  • Netflix.

Essas são apenas algumas das empresas que obtêm grande sucesso ao se relacionarem com o seu segmento-alvo através da rede social.

O Twitter é uma plataforma muito famosa, onde a sua forma de comunicação e divulgação é uma ótima maneira para construir um laço com os internautas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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