Para que um negócio tenha sucesso em suas atividades é importante que uma série de questões sejam consideradas, indo desde a divulgação de um serviço até mesmo a adoção de um plano de logística, garantindo a existência do estoque a ser vendido.
O que muitos não compreendem é que as mesmas responsabilidades que fazem parte da gestão de um negócio presencial também podem ser encontradas no cenário digital, sendo essencial fazer um bom trabalho nesse sentido, para garantir o melhor tipo de desempenho.
Seja no mundo digital ou fora dela, a verdade é que o público está sempre em busca da melhor experiência a ser oferecida, com a sua decisão de compra partindo inclusive disso, levando em conta tópicos como o preço, qualidade do serviço entre outros pontos.
Muitas vezes são pequenos detalhes, como o tipo de tecla, que pode fazer com que um consumidor dê preferência a um teclado de membrana enquanto monta o seu computador pessoal, cabendo ao vendedor estar a par de tudo isso para conquistar os seus clientes.
Agora, além das características associadas aos seus produtos e serviços, é importante para uma empresa olhar também para a forma como essa oferta está sendo realizada, sendo importante garantir que exista, por exemplo, um sistema de estoque por trás das vendas.
Se engana quem acha que isso é válido apenas para o mercado físico, quando esse tipo de relação pode ser ainda mais importante no comércio digital. Isso porque, diferente de uma loja, onde pode se ver a quantidade disponível, na internet isso é menos perceptível.
Para entender melhor essa relação é possível destacar as atividades de uma plataforma de vendas online, que trabalha com a venda de produtos para laboratórios, o que pode incluir microscópio binocular, sendo importante destacar a quantidade de itens disponíveis.
Deixar claro ao público as informações do seu negócio pode criar uma melhor relação com o sua audiência, evitando assim algum tipo de mal-entendido, como realizar uma compra e só depois do pagamento descobrir que o item na verdade não se encontra mais no estoque.
Caso esse tipo de situação ocorra é capaz de uma empresa digital não apenas perder uma compra, como também afastar um cliente a longo prazo, criando assim uma imagem negativa do negócio que pode ser difícil de ser resolvida dentro da internet.
Para evitar que o cenário citado acima aconteça, permitindo sempre que uma empresa ofereça a melhor experiência possível ao seu público é importante então olhar para algumas atividades a serem adotadas, o que inclui a relevância por trás de um plano de logística.
Como funciona esse tipo de plano?
Diversos são os tipos de planejamentos que devem ser trabalhados na gestão de um negócio, para então garantir o acesso a uma boa performance, o que inclui opções como um plano de marketing, de vendas, de comunicação, além de muitos outros.
Além dessas possibilidades conhecidas existe um planejamento em específico que merece atenção, como é o caso de um plano de logística, ele envolve a adoção de táticas que otimizem os processos internos de uma empresa, tal como a ação de controle de estoque.
E da mesma forma em que uma fábrica deve ter atenção ao seu nível de produção de cilindro de borracha ou de qualquer outro item a ser comercializado na indústria, uma loja digital também deve reconhecer com suas atividades de logística se mostram essenciais.
Nesse sentido é importante olhar antes com atenção para o crescimento do mercado digital, um cenário que apresenta diversas oportunidades para um negócio, como o mesmo valendo para os seus desafios, como a necessidade de uma boa gestão de suas vendas.
Por meio de um plano de logística é possível para um negócio cuidar de uma série de atividades que podem ser essenciais para a criação de uma boa relação com o seu público nas redes, o que inclui:
- Controle no valor de frete;
- Melhor manuseio do seu estoque;
- Previsão eficaz do tempo de entrega;
- Bom atendimento ao cliente.
Todos esses são pontos que podem até mesmo fazer com que um cliente tenha preferência em encomendar esferas de aço inox para polimento por parte de outro fornecedor, em busca da melhor experiência possível, algo até mesmo independentemente ao preço praticado.
Diante da importância de todos os pontos citados, a ponto de fazer com que um cliente opte por fazer negócios com uma empresa em particular, diante da alta quantidade de opções que ele pode encontrar na internet, se mostra importante lidar com tal tipo de planejamento.
Logo, se você possui um negócio no meio digital ou então está pensando em abrir um, é indicado reconhecer algumas atividades que devem ser tomadas para assim garantir a melhor experiência de logística para essa empresa crescer no meio digital.
Criando um plano de logística para uma loja virtual
O meio digital lida com uma concorrência cada vez maior, com diferentes companhias disputando pela atenção do público, tudo isso baseado em uma pesquisa a ser feita sobre bancada para eletrônica ou qualquer outro tipo de item a ser procurado.
Para responder a tudo isso um bom trabalho de logística é indiciado, permitindo um controle interno das suas atividades, com isso se refletindo também na imagem a ser conquistada por parte de uma empresa dentro do campo virtual. Tudo isso a partir de ações como:
Criação de um fluxo logístico
Trata-se do ponto principal quando falamos sobre um trabalho de logística, onde a criação de um fluxo de vendas, o que inclui a especificação em cima da quantidade de itens a serem vendidos por uma empresa, seu número de demanda e até o tempo de produção.
De um modo geral é possível dizer que tal fluxo é responsável por um melhor entendimento sobre o tempo que uma companhia leva para garantir a entrega de um produto ao seu público, considerando assim todas as etapas que estejam por trás de uma possível venda.
Sistema de estoque
A organização do seu estoque é uma parte essencial quando falamos sobre o fluxo de logística de um negócio, tratando-se então do controle em cima das mercadorias que estejam disponíveis nos armazéns de uma empresa qualquer.
Sem a presença de uma loja física, a presença de um espaço de estoque acaba se tornando ainda mais importante para um negócio digital, garantindo aos seus clientes que existe um número específico de produto que tira ferrugem que seja comprado na internet.
Programa de distribuição
Além da disponibilidade de um produto em seu estoque, é importante também fazer também um trabalho de distribuição em cima dessas mercadorias, para garantir então com que uma compra a ser feita em uma loja digital chegue até às mãos do consumidor.
Para ajudar nesse sentido é essencial a contratação de empresas que atuem com serviços de entrega, contando com companhias de qualidade, já que uma entrega errada, que perca ou até mesmo danifique o produto, é capaz de criar uma imagem negativa ao vendedor.
Sistema de rastreamento
Diretamente associado ao tópico anterior é importante falar sobre o sistema de rastreamento a ser adotado junto às suas entregas, oferecendo assim uma maior segurança aos clientes, que por meio da internet podem acompanhar uma entrega até a sua casa.
Empacotamento de qualidade
Antes da entrega em si, conforme já foi trabalhado anteriormente, é indicado ter atenção também à forma em que essas mercadorias são empacotadas, sendo importante contar com o auxílio de embalagens que garantam a segurança total dos produtos transportados.
Esse tipo de cuidado se mostra ainda maior quando pensamos no transporte de materiais de risco, como uma encomenda de janela de vidro blindado a ser enviada para uma montadora de carros, por exemplo.
Política de fretes
Junto ao sistema de entrega se destaca outro tipo de serviço, nesse caso a criação de um sistema adequado de frete, apontando para o público o valor que ele pagará para que uma mercadoria chegue até a sua casa.
Arcar com alguns gastos de transporte pode até mesmo ser positivo para um negócio, de forma a tornar suas vendas mais atrativas e assim ampliar a quantidade de compras a serem feitas dentro de um site.
Apoio aos dados
Por último se destaca a possibilidade de usar um sistema de dados para melhor controlar as atividades de logística e estoque de um negócio, o que inclui o nível de pesquisa por aterramento elétrico, indicando assim a demanda que existe do público por tal serviço.
Em cima da procura citada se torna possível para um negócio melhor desenvolver seu sistema de logística, garantindo uma oferta que responda às expectativas dos seus consumidores.
Para se ter importância sobre o valor de um plano de logística é válido apontar para grandes companhias de vendas digitais que garantem muitos dos pontos antes citados, entre elas:
- Americanas;
- Amazon;
- Mercado Livre;
- Netshoes.
Todas essas opções de negócios cresceram a partir de um bom serviço de logística, cabendo então à sua empresa na internet, por menor que ela seja, garantir a adoção desse tipo de planejamento para otimizar suas atividades no meio digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.