closer de vendas

Veja a importância de um closer de vendas para os negócios

Ter um closer de vendas pode ser uma excelente opção para sua empresa, uma vez que esse profissional pode garantir muito mais negócios para sua companhia e otimizar seu posicionamento no mercado.

Para uma empresa de balança industrial, ter um closer atuando pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa, uma vez que esse profissional ajuda a concluir muito mais operações.

Um closer de vendas nada mais é do que uma pessoa que se especializa em fechar negócios, trabalhar com as dúvidas e questionamentos de seus leads para transformá-los em clientes.

Essa última etapa da conversão na jornada do consumidor é muito importante, e perder leads nesse momento pode ser prejudicial para sua empresa, uma vez que houve um investimento financeiro e de tempo para conquistar aquele consumidor.

Justamente por conta disso o closer é um profissional capacitado para a comunicação e conversão de leads, trabalhando com diferentes situações e entendendo as necessidades do consumidor para encontrar um meio termo para a venda.

Para uma transportadora em Guarulhos, o papel do closer é justamente garantir um retorno de qualidade nas negociações, oferecendo os serviços de forma correta para que cada vez mais clientes efetivamente fechem negócios com a empresa.

Estamos passando por um importante processo conhecido como transformação digital, onde uma série de recursos tecnológicos tem feito parte do dia a dia das pessoas, e sua popularização impactou o mercado também.

As compras online ganharam mais destaque e estão cada vez mais inseridas no mercado. Por isso, muitas empresas começaram a adaptar seus conteúdos para atingir esse novo público.

Para facilitar esse processo, as empresas começaram a utilizar uma métrica de avaliação dos consumidores durante toda a jornada de consumo, conhecida como funil de vendas.

Para uma empresa de carrinho de carga dobrável, a figura do closer é muito importante para garantir uma quantidade maior de conversões, afetando diretamente o faturamento da empresa.

O funil de vendas determina os estágios pelo qual um novo consumidor passa desde a descoberta da empresa até de fato concluir uma operação. Esses estágios são:

  • Visitante;
  • Lead;
  • Oportunidade;
  • Cliente.

O trabalho do closer é utilizado justamente na conversão do lead para oportunidade, quando o consumidor já está interessado em algum produto de sua empresa, mas ainda possui algum impeditivo para a compra.

O termo vem do inglês e pode significar tanto “mais perto”, no sentido de aproximação, quanto “finalizar” ou “finalizador”, que é o significado mais comumente relacionado ao trabalho desse tipo de profissional em uma assessoria contábil em SP.

Muito usado em empresas que trabalham com vendas, o closer tem como principal objetivo entender as etapas finais do funil de vendas de sua empresa para conseguir converter mais interessados em clientes.

Aqui, o trabalho de marketing para encantar o cliente e apresentar sua empresa como uma solução já foi realizado, o que o torna favorável a esse tipo de comunicação. Entretanto, ainda restam algumas dúvidas para você tirar.

Para isso, é importante que o consumidor converse com uma pessoa que está pronta para falar sobre o produto, tirar dúvidas e realmente convencê-lo de que ele está fazendo a coisa certa.

Por isso, é importante saber como um profissional pode trabalhar para garantir mais vendas, tornando-se uma figura essencial para o trabalho como um todo, e otimizando esse processo para possibilitar um engajamento maior com os públicos.

Uma equipe multidisciplinar é fundamental para esse tipo de tarefa. Você tem vários funcionários, e colocá-los para fazer todas as etapas da jornada de compra de sua indústria de massa pode ser uma estratégia arriscada.

Por isso, o closer de vendas é uma figura muito importante para seu sucesso comercial, trabalhando de forma adequada para ampliar ainda mais seu faturamento.

O que um closer precisa?

Agora que você entende um pouco melhor o que é a figura do closer de vendas e suas atividades, é importante identificar alguns de seus principais elementos para o trabalho, possibilitando que você escolha bem o profissional.

Vale lembrar que cada empresa tem suas próprias particularidades, o que pode acabar tornando muito diferente os requisitos para que um closer consiga operar seu trabalho corretamente, concluindo a operação de um consumidor que buscava onde comprar gelo seco.

Por isso, é fundamental conseguir adaptar essas informações à sua realidade para você buscar um profissional que atenda suas expectativas e consiga apresentar um serviço de qualidade na conversão em vendas de suas atividades.

Escuta ativa

Ouvir o que o consumidor tem a dizer é um dos principais elementos que um bom vendedor tem em mente. Ele só pode ajudá-lo de verdade quando entende a dor que o consumidor está sentindo.

Por isso, é importante que um bom closer seja atencioso e preste atenção no que o usuário tem a dizer. Fazer perguntas a respeito das dúvidas do cliente é um passo importante para mostrar que ele está interessado neste tipo de ação.

A valorização do consumidor é um item a ser levado em conta na hora de definir a venda, e o closer é a pessoa responsável por fazer com que o consumidor se sinta confortável o suficiente para esse tipo de ação.

Com uma escuta ativa, o profissional consegue gerar propostas que se alinhem mais ao que o consumidor está esperando da negociação, mantendo ainda assim o discurso de vendas da empresa que trabalha com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Dessa forma, ele cria um diálogo que é benéfico para ambas as partes, garantindo que o resultado da negociação seja o melhor possível.

É importante que, apesar de tentar ajudar o consumidor, o closer se mantenha sincero com relação às suas propostas e soluções. Fazer uma promessa falsa pode ser muito prejudicial para a empresa como um todo.

Comunicação mais fácil

Um dos principais atributos do closer é sua habilidade de comunicação com o público, tanto para argumentar sobre as qualidades do produto que está sendo oferecido, quanto para lidar com as objeções que o consumidor pode apresentar.

O discurso do closer deve ser claro e objetivo, sem a necessidade de ludibriar ou desviar o foco do cliente para outra ação. O consumidor já recebeu informações mais amplas nas primeiras etapas do funil.

Por isso, o diálogo com o closer é mais direto, alinhando confiança e qualidade para que o cliente consiga tomar sua decisão de compra de um balão volumétrico sem nenhum tipo de problema.

Empatia

Um profissional que trabalha com o público precisa ter empatia, e isso se torna ainda mais importante para alguém em um estágio crítico, como é o caso do closer. Colocar-se no papel de seus consumidores é uma maneira importante de entender suas necessidades.

A melhor forma de aplicar a escuta ativa indicada anteriormente é entender as dores e os desejos de seus consumidores, o que é possível através da empatia. Criar uma conexão real com os clientes torna esse processo ainda mais funcional.

Aprendizado constante

Os clientes, assim como as empresas, são únicos e terão diferentes experiências conforme se aproximam mais da marca e dos produtos ou serviços que estão interessados em adquirir.

Por isso, é importante que você esteja sempre buscando maneiras de se adaptar e se reinventar, aprendendo novos elementos sobre o trabalho para usar como argumentos de venda para os consumidores.

O próprio trabalho de um closer pode ser otimizado com o aprendizado, conforme você busca informações mais precisas sobre o que está fazendo através de workshops e cursos de aprimoramento profissional.

Conhecimento do produto ou serviço

Para conseguir converter um cliente que ainda possui qualquer tipo de dúvida ou objeção em uma venda, o closer deve se atentar às características e qualidades do produto como argumento.

Por isso, é fundamental que o closer conheça profundamente o item que está tentando vender. Mostrar desconhecimento ou falta de interesse no produto em questão pode ser muito prejudicial para a venda.

Conhecer o produto vai muito além de simplesmente entender suas funcionalidades, é preciso estar constantemente atento a atualizações, mudanças e até mesmo evoluções desse tipo de produto ou serviço.

Assim você conseguirá responder com mais qualidade as dúvidas do consumidor, conseguindo por fim a conversão em cliente.

Considerações finais

O closer de vendas é um profissional indispensável em qualquer empresa, uma vez que ele é o responsável por efetivamente fazer valer os gastos com suas estratégias de marketing.

Ao convencer os consumidores a se tornarem clientes, o closer consegue atrair um público ainda maior para sua empresa, e em muitos casos acaba conseguindo fidelizar esses consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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