Quando iniciamos um negócio online, alguns requisitos são necessários para que possamos ter sucesso, controle e até mesmo para que possamos estar de acordo com a lei, e um desses pré-requisitos é justamente a nota fiscal.
O uso de nota fiscal em marketplace tem se tornado cada vez mais comum, principalmente pelo fato do comércio eletrônico ter crescido muito durante a pandemia e estar se tornando até mesmo a melhor opção de compra para os consumidores.
Para se ter ideia, somente no Brasil estima-se que cerca de 46% do público consumidor prefere fazer suas compras online, sem sair do conforto do seu lar.
Ou seja, diante desse crescimento e da alta procura dos marketplaces, é essencial que esses comércios eletrônicos estejam de acordo com as leis e exigências que são necessárias.
Sendo assim, desde uma loja online que trabalha com itens como um armário planejado para escritório a um marketplace, a emissão das notas fiscais é algo necessário e que tende a fazer toda a diferença.
Afinal de contas, as notas fiscais são de grande relevância para o controle do governo, do negócio e do consumidor, permitindo com que através da sua emissão haja uma segurança maior dos serviços de garantia, gerenciamento de estoques e até mesmo um maior controle de compras.
Por isso, uma das características que deve ser sempre preservada e mantida sob máximo controle são justamente as notas fiscais, pois elas são fundamentais para que seu negócio esteja de acordo com a lei e tenha muito mais sucesso.
Logo, ao pensar e considerar esses fatores, hoje iremos falar justamente sobre a emissão das notas fiscais, evidenciando os tipos em marketplace, a importância dessa ação, como emiti-las e se realmente elas são obrigatórias nas compras online. Confira!
Tipos de nota fiscal em marketplace
É bem comum que, ao iniciar um marketplace, a maior preocupação seja em relação às vendas e principalmente em tornar essa loja online popular e com muito mais relevância e sucesso.
Entretanto, antes mesmo de se preocupar com as vendas e a divulgação da loja, é essencial pensar em algumas questões internas, pois esses fatores tendem a ser fundamentais para que seu negócio cresça, se desenvolva e tenha uma proporção única.
Logo, diante dessas informações apresentadas, para que fique ainda mais claro a utilização das notas fiscais e suas características, confira os tipos de nota fiscal em marketplace e entenda como ela tende a ser usada ao vender, por exemplo, uma tela sling.
Nota fiscal de serviços eletrônicos
Este tipo de nota fiscal eletrônica abrange o comércio de serviços e é também denominada nota municipal ou nota de serviço, cursos e eventos virtuais, junto com assistência técnica são bons exemplos de organizações que devem utilizar esse método.
As notas fiscais de serviços condizem com as pessoas que disponibilizam seu serviço online e através dessa ação deixam registrados todo o trabalho que está sendo realizado e os ganhos diante desse processo.
A nota fiscal de serviços eletrônicos pode ser vista desde pessoas que prestam serviços de aterramento elétrico até empresas grandes e estabelecidas no mercado, como é o caso da Uber e do Airbnb.
Nota fiscal de produto
Este tipo de nota também é conhecido como nota comercial ou nota de venda, usado por empresas que vendem todos os tipos de produtos tangíveis, como lojas, mercados, etc.
Cada vez que um determinado bem é vendido a um cliente, a loja deve emitir esse documento, pois sem ele o produto não pode nem ser enviado ao consumidor.
Esse tipo de nota é bem tradicional diante do mercado e a maior parte dos marketplaces trabalham com elas de forma constante e os clientes já até mesmo esperam diante das suas compras.
Por isso, independentemente se você vende produtos de luxo, como é o caso de aparelhos tecnológicos, ou produtos como um piso de bambu, as notas fiscais de produtos são extremamente necessárias e devem ser sempre vistas.
Afinal de contas, assim como foi dito, sem a nota fiscal de produto, ele nem sequer pode ser enviado, e isso pode acabar causando uma série de problemas e transtornos ao marketplace.
Importância da nota fiscal para os marketplaces
A emissão de nota fiscal passou a ser obrigatória, sendo exigida por lei Federal nº. 8846/1994. De acordo com essa regra, a vendedora, independentemente do preço da mercadoria, deve enviar uma nota atestando que o produto foi comprado pelo preço acordado.
A emissão de notas fiscais não é apenas mais um fator que o empresário deve levar em consideração, mas sim algo que traz conforto e muita segurança para todas as partes envolvidas na negociação.
Ou seja, antes mesmo de se preocupar com a elaboração de um anúncio referente a álcool 90 preço, é essencial estar atento à emissão da nota fiscal e tornar o processo de compra legal e totalmente de acordo com a lei.
Logo, para que fique ainda mais clara a importância e prospeção que as notas fiscais possuem, conheça alguns motivos pelos quais você deve emitir notas fiscais no e commerce:
- Legalidade nas vendas;
- Segurança nas vendas;
- Canais de venda;
- Mais confiabilidade no envio dos pedidos;
- Credibilidade da loja.
Por isso, diante dos pontos destacados, fica claro que a importância da nota fiscal em relação ao marketplace é algo totalmente considerável, pois esse fator é determinante para o sucesso e funcionamento do seu negócio.
Sendo assim, é essencial saber como emitir as notas e estar por dentro das suas características, pois esse fator tende a te ajudar muito, principalmente quando nós tratamos do início desses canais de venda.
Como emitir a nota fiscal?
Agora você entende melhor o conceito de e-commerce, bem como a importância da emissão da nota fiscal eletrônica nesse contexto, está pronto para migrar seu negócio para esse segmento.
No entanto, você deve estar ciente de que, para emitir nota fiscal eletrônica no marketplace, deve primeiro seguir uma série de passos detalhados.
À primeira vista, isso pode parecer complexo, mas não se preocupe, seguindo este passo a passo, você não encontrará nenhuma dificuldade e em breve estará pronto para emitir corretamente as notas fiscais e tornar seu negócio de porta blindada residencial ainda mais completo.
1 – Saiba quais notas emitir
Em primeiro lugar, você deve avaliar cuidadosamente a situação fiscal e o status de incorporação de sua empresa para determinar quais tipos de documentos fiscais você precisa usar no seu dia a dia.
Por este motivo, contamos que ao realizar este procedimento, você deve atuar sob a orientação de um contador de sua confiança para justamente entender os passos necessários e aquilo que deve ser realizado nesse momento.
Ou seja, ao estar subindo em um marketplace um anúncio referente a uma motosserra gasolina preço, também leve em consideração a parte interna e faça com que tudo esteja alinhado para que sua loja cresça, se desenvolva e tenha cada vez mais sucesso.
2 – Adquira um certificado digital
Um certificado digital nada mais é do que um tipo de assinatura virtual que serve para garantir que suas transações online ocorram com a devida segurança. Na verdade, os certificados digitais são a chave para a garantia máxima da autenticidade da nota.
Para obter um certificado digital, você deve primeiro entrar em contato com uma das autoridades certificadoras credenciadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Neste ponto, é importante que você verifique com o provedor e o programa emissor qual modelo de certificado específico você precisa adquirir. Usualmente são usados modelos A1 ou A3, mas pode haver exceções.
Pouco depois você deve enviar todos os documentos para a Central de Cadastro para verificação das informações. Um token de acesso ou cartão inteligente é então obtido
3 – Credencie-se nos órgãos governamentais responsáveis
Uma vez adquirido o certificado digital diante do seu negócio de instalação boiler elétrico, chegou a hora de você entrar em contato com o órgão governamental responsável pelo processamento de cada nota fiscal e obter a devida aprovação para emissão do documento.
Para emitir Nota Fiscal de produto (NF-e) e Nota Fiscal de Consumo (NFC-e), você precisará se dirigir à respectiva Secretaria da Fazenda Estadual da região onde sua empresa está registrada.
Para emitir a fatura de serviços públicos (NFS-e), você precisará entrar em contato com a secretaria Municipal de Fazenda, Fazenda ou órgãos similares, dependendo de onde sua empresa está cadastrada.
Vale ressaltar a importância da orientação de um bom contador, pois cada um desses órgãos e regiões possuem especificidades e procedimentos próprios, de acordo com a respectiva legislação local. O contador é o expert que melhor conhece essas questões.
Por fim, ressaltamos que a utilização deste documento no seu dia a dia exigirá o uso de um programa editor — com isso, as notas são elaboradas no formato adequado e encaminhadas à Receita Federal.
Existem opções gratuitas, algumas fornecidas pelo próprio governo e um plano de pagamento fixo oferecido por uma empresa privada.
Nesse sentido, devemos lembrar que a utilização de um bom ERP é extremamente necessária para o bom gerenciamento dos documentos eletrônicos da sua empresa.
Isso vai te ajudar muito no seu processo de Faturamento Eletrônico, bem como na sua rotina de criação de recibos em geral.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.