Acessibilidade Digital: Principais pontos para tornar seu conteúdo mais acessível

O surgimento das redes sociais fez com que as marcas e empresas investissem para deixar as páginas mais acessíveis para que todos possam ter acesso à informação. No entanto, ainda ocorre falta de acessibilidade, por exemplo, para a comunidade surda, que não consegue encontrar conteúdos em libras.

Essa, inclusive, é apenas uma das muitas deficiências existentes. O formato como é montado ou produzido um conteúdo pode impossibilitar o acesso para essas pessoas. É possível melhorar essa comunicação com algumas dicas valiosas.

  

Tenha muita atenção ao escrever

É muito importante deixar seu conteúdo o mais direto possível. Isso possibilita que pessoas com dislexia ou portadoras de deficiência intelectual consigam entender o que está escrito. Há diversas cartilhas de orientação gratuitas na internet. Se for escrever sobre oxigênio medicinal, por exemplo, faça o máximo para simplificar essa comunicação.

Evite frases redundantes e prolixas, não cometa erros de gramática, ortografia ou pontuação e não use jargões, metáforas e abreviações sem explicações prévias. Com essas dicas você vai conseguir atingir número muito maior de pessoas, até mesmo aquelas que não têm deficiência.

Quer fazer um texto sobre as características de uma batedeira industrial? Seja direto para que todos possam compreender sua mensagem e, consequentemente, traduzir em vendas.

 

Faça a formatação adequada

É muito importante formatar o texto de maneira adequada para que pessoas com deficiência tenham acesso ao conteúdo de forma adequada. Comece não justificando seu texto, pois ao fazer isso são criados espaços irregulares entre as palavras, dificultando bastante a leitura e interpretação por pessoas com deficiência intelectual e com dislexia.

Não use letras com serifa: apesar de serem decorativas, atrapalham bastante a leitura. Se quiser destacar determinada informação, sublinhe ou use o negrito. Evite mudar as cores das palavras, já que essa ação pode dificultar a interpretação de pessoas com daltonismo.

 

Pense no layout do seu site

O visual do seu portal é extremamente importante e a acessibilidade deve ser planejada desde o início. Organize as informações de forma mais prática possível e utilize tópicos e separações importantes. Se estiver escrevendo sobre caixa de papelão, coloque em uma parte específica para esse tipo de material.

É fundamental também prestar atenção nas cores escolhidas. Nem todas as pessoas conseguem enxergar as tonalidades da mesma forma, como ocorre com aqueles com daltonismo. Uma ferramenta chamada ColorBlind possibilita a simulação da visão de um daltônico e, desta forma, escolher as melhores cores possíveis.

Outra dica muito importante é não utilizar uma fonte na cor totalmente preta sobre um fundo totalmente branco. Esse fator pode fazer as palavras ficarem turvas, deixando ainda mais difícil a compreensão e leitura de pessoas com dislexia.

 

Viu só como é simples deixar seu site acessível para todos? É só ter um pouco de atenção, pesquisar bastante e deixar o conteúdo ainda melhor! Faça uma rápida pesquisa na internet para encontrar ferramentas que possam te auxiliar e aprofundar ainda mais nessa questão.

 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Rolar para cima
Clique para entrar em contato conosco!