programas de fidelidade

Como aplicar o programas de fidelidade em suas estratégias de marketing

Para que uma empresa tenha sucesso em suas atividades é importante contar com a parceria do seu público, seja para aumentar o seu número de vendas ou para destacar a marca no mercado. Para ambas as metas programas de fidelidade se mostram úteis.

 

Quanto melhor for a conexão de uma companhia com o seu público, maiores podem ser os resultados a serem alcançados, o que acaba por destacar a importância que uma empresa deve dar a sua audiência, de modo a conquistar números melhores para esse negócio.

 

Essa necessidade de estar alinhado ao seu público sempre foi algo importante no mercado, no entanto, nos últimos anos essa necessidade foi se tornando maior, isso por causa da alta concorrência a ser vista, isso sendo uma consequência da expansão do cenário digital.

 

Para entender um pouco melhor isso basta pesquisar na sua plataforma de busca preferida por qualquer tipo de item, tal como carretinha reboque usada e então ser direcionado aos mais diversos resultados, apresentando assim a pluralidade que se encontra no mercado.

 

Esse alto número de alternativas é algo que pode ser de grande valor para o público, mas para as empresas se trata de um novo desafio, aumentando assim a dificuldade de se destacar junto a um público de interesse, tal como ocorre na gestão de diversos negócios.

 

Para melhor responder a isso é necessário então lidar com as melhores estratégias de mercado, de modo a conquistar uma conexão com o público, aumentando assim não apenas o seu número de clientes, mas também de parcerias comerciais para a marca.

 

Com a ajuda das melhores estratégias disponíveis no mercado, um serviço de locação de ferramentas elétricas pode aumentar o seu destaque, principalmente em relação à área industrial, sendo justamente o campo de maior interesse para esse tipo de oferta.

 

O ponto aqui é que conquistar algo que vá além da atenção do público, chegando de fato a se tornar em um interesse por parte de um cliente, não é algo tão simples de se conquistar, sendo necessário desenvolver uma boa estratégia de comunicação para obter tal destaque.

 

É justamente nesse sentido que algumas táticas de mercado vão recebendo maior atenção por parte das empresas, sendo úteis para estabelecer uma melhor relação com o seu público, sendo isso o que nos faz olhar, por exemplo, para os programas de fidelidade.

Como funciona esse tipo de programa?

Estabelecer uma boa conexão com o público é algo que as marcas buscam estabelecer, buscando receber algum tipo de recompensa a partir disso, como alcançar um maior número de vendas, partindo então da preferência a ser apontada por um público.

 

Uma forma de se conquistar isso é através da oferta de um programa de fidelidade, ação essa que corresponde a diferentes ofertas para clientes especiais, com tal destaque normalmente sendo dado aos consumidores que fazem compras recorrentes.

 

Dentro de uma loja física tal tipo de atendimento preferencial pode ser visto em relação aos atendentes que recebem de melhor maneira os clientes que retornam de modo frequente,  garantindo assim com que elas possam retornar novamente, graças a tal tratamento.

 

Um programa de fidelidade age quase como uma solidificação desse tipo de ideia, permitindo a quem trabalha com o serviço de alinhamento a laser estabelecer assim uma melhor relação com o seu público, sendo então recompensado por tal conexão.

 

Recompensa é a palavra chave quando falamos sobre esse tipo de programa, com a oferta especial de certos benefícios, conseguindo então uma atenção diferenciada por parte do público, facilitando assim a escolha por algum tipo de produto, serviço ou marca.

 

Um tipo de programa bastante popular nesse sentido e que ajuda a compreender melhor esse conceito são os programas de milhas, onde a partir de um certo número de viagens, ou até de compras feitas no cartão de crédito, uma série de pontos vão sendo acumulados.

 

Com o tempo os pontos adquiridos dentro do sistema acima podem ser trocados por viagens ou então por diferentes produtos, caso esse programa esteja sendo aplicado por outro tipo de empresa, tal como um curso de NR10 a ser ministrado em empresas.

 

Tal tipo de sistema é claramente positivo aos clientes, contudo, existe também um grande valor a ser alcançado por parte das empresas ao trabalharem com esse tipo de programa.

Os benefícios de um programa de fidelidade

Para o lado do consumidor é fácil identificar quais são as vantagens de tais programas, como descontos e brindes. Agora, para o lado de uma companhia, entre os benefícios que podem ser alcançados que podem ser alcançados, destacam-se:

 

  • Maior engajamento com o público;
  • Retenção de clientes;
  • Aumento de vendas;
  • Expansão no índice de clientes.

 

É por causa desses itens que os mais diversos tipos de negócios podem ser vistos hoje colocando em prática esse tipo de programa, com isso valendo até mesmo para a indústria, tal como um serviço de isolamento acústico para parede para clientes de grande porte.

 

A partir do momento em que uma companhia passa a oferecer esse tipo de programa, as chances de se conectar com sua audiência crescem ao redor do seu mercado, sendo possível tanto às empresas como ao seu público compartilhar por diferentes vantagens.

Como pôr em prática tal tipo de programa?

Para se ter acesso aos benefícios citados que um programa de fidelidade pode trazer à uma empresa é necessário a aplicação de um sistema adequado nesse sentido, algo que passa pela aplicação de uma série de táticas, passando por atividades como:

Cadastro do público

Antes de qualquer coisa é preciso contar com uma lista de contatos em relação aos seus clientes, sendo essa uma forma de acompanhar o nível de compras feito por seus consumidores, de modo a identificar as melhores oportunidades de oferta de tal programa.

 

Para que isso seja possível é preciso incentivar o próprio público a fornecer suas informações às empresas, até mesmo com a promessa de possíveis descontos e tudo mais o que esse tipo de programa de recompensas pode trazer para tal audiência.

 

Lembrando que esse tipo de sistema pode ser colocado em prática tanto por restaurantes como por companhias que trabalhem com um projeto de passarela metálica, bastando apenas estabelecer algum tipo de conexão com a sua audiência de clientes.

Escolha de recompensas

O que pode atrair o público a esse tipo de programa de fidelidade são os benefícios a serem conquistados por parte de uma parcela de clientes, dependendo então do seu fornecimento de dados ou do nível de compras junto a tal empresa, permitindo o acesso a pontos como:

 

  • Descontos;
  • Frete gratuito;
  • Brindes;
  • Atendimento prioritário.

 

Todos esses sendo itens que podem até mesmo atrair a atenção de novos clientes, a ponto de aumentaram o seu investimento junto de uma marca para se ter acesso a alguns dos benefícios citados.

Definição de regras

Para se ter acesso aos benefícios citados é necessário que o cliente cumpra algum tipo de objetivo, seja cadastrar-se gratuitamente em um programa, pagar algum tipo de taxa ou qualquer que seja o sistema que permita o contato com esse tipo de recompensa.

 

Para garantir isso é essencial então a definição de quais são as regras para participar desse tipo de programa, até mesmo a forma de proteger tanto a empresa como os próprios clientes, evitando qualquer tempo e contratempo no futuro.

Comunicação constante

Outro ponto a se trabalhar deve ser a comunicação a ser mantida com sua audiência, fornecendo conteúdos e estabelecendo um diálogo que faça o público se interessar por participar em tal tipo de programa, vendo valor em se aproximar mais de uma empresa.

 

Por meio disso é possível para uma audiência até mesmo se interessar mais por algum tipo de assunto específico, como dessalinização da água do mar, tudo por meio de conteúdos exclusivos a serem recebidos em uma newsletter, graças a participação nos programas.

 

Manter uma boa comunicação com os seus clientes, sejam aqueles inscritos ou não nesses sistemas de bônus, permite a uma empresa se destacar dentro do mercado, permitindo ao seu público possa ampliar seu número de compra apenas para ter acesso a tais vantagens.

 

O sucesso desses programas, ajudando a fortalecer a relação de uma empresa e o seu público é algo que pode ser visto em relação a diferentes companhia no mercado, sendo possível então citar alguns sistemas conhecidos atualmente, entre eles:

 

  • Smiles – Gol;
  • Multiplus – Latam;
  • Tudo Azul – Azul;
  • Clube BK – Burger King.

 

Tudo isso incentiva até mesmo uma empresa de porte voltada a serviços segmentados, tal como uma fábrica que produz equipamentos para a instalação de elevadores residenciais, a conquistar novos clientes ou então a fortalecer a relação com seu público.

 

Para garantir os benefícios de tais sistemas basta então oferecer ao público um interessante programa de fidelidade, a ponto de conquistar benefícios tanto ao público como a empresa que oferece tal tipo de sistema.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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