As redes sociais se tratam de plataformas que vêm se tornando cada vez mais importantes para os usuários, tratando-se de locais onde o público pode se comunicar entre si, se informar, realizar compras ou até mesmo trabalhar, tudo isso dentro de tais espaços.
E com a presença cada vez maior de público dentro das redes sociais, o mesmo deve ser feito por parte das empresas, até mesmo com o objetivo de manter contato com seus clientes e possíveis consumidores, destacando-se onde tal audiência possa ser vista.
Toda essa importância das redes sociais pode ser medida também por meio da pluralidade de plataformas que podem ser encontradas atualmente, uma voltada a conteúdos em vídeo, outra que trabalhe com um perfil mais profissional, além dos mais variados perfis.
Junto a isso podemos destacar as oportunidades comerciais que estão dentro dessas redes, podendo um usuário em busca de encomendar telha forro sanduíche para a reforma da casa recorrer a essas plataformas para encontrar o contato de fornecedores.
Esse tipo de situação, com as redes sociais podendo até mesmo substituir o trabalho das plataformas de busca, ocorre principalmente por causa da presença ampla do público dentro desses espaços digitais, o que aos poucos modifica o comércio virtual em geral.
Tudo isso aponta para uma nova realidade em relação tanto ao público como ao mercado, principalmente por causa da conexão entre ambos que pode ser trabalhada junto dessas plataformas, servindo então como um espaço de comunicação de alto valor hoje.
Logo, quando falamos sobre o valor das redes sociais, isso pode envolver os mais diversos tipos de segmentos, indo desde a área de decoração, com o fornecimento de materiais para aplicação de um piso de bambu ou até mesmo para a venda de doces artesanais.
Frente a isso, junto da alta pluralidade de público que cada vez mais cresce nessas redes, é importante então saber como melhor trabalhar a sua comunicação junto a tais plataformas, para que assim seja possível se destacar ali, chegando até a ampliar suas vendas.
A importância das redes sociais para um negócio
Sempre foi importante para uma companhia saber como trabalhar sua comunicação com o público, assim como a divulgação dos seus produtos e serviços, recorrendo para isso às melhores plataformas possíveis, com destaque para as que estão em alta no mercado.
No início esse tipo de destaque estava muito conectado aos veículos de grande público, como é o caso da televisão, jornal entre outros meios tradicionais. Nos últimos anos, porém, esse cenário se tornou um pouco mais complexo, com canais segmentados se destacando.
E foi a partir daí que as redes sociais começaram a mostrar o seu valor diferenciado, ajudando uma companhia que trabalha com aplicações de programa de gerenciamento de riscos a melhor se conectar com o público que de fato se interesse por esse serviço.
O ponto a se observar nesse sentido é que tamanhas oportunidades acabam por chamar a atenção dos mais diferentes tipos de negócio, o que inclui tanto uma concorrência direta como indireta, criando assim uma certa dificuldade em se destacar dentro desses espaços.
Para garantir uma melhor performance nesse sentido, é importante então adotar as melhores táticas de mercado, tudo para garantir não apenas a atenção do seu público nas redes, mas também muitos outros benefícios que podem partir dessa conexão conquistada.
É por causa disso que vemos um movimento cada vez maior de empresas abrindo perfis comerciais dentro das mais diversas plataformas disponíveis, tudo de forma a conquistar algum tipo de conexão com o público ali disponível, principalmente seus possíveis clientes.
Esse tipo de ação é válida para os mais diversos tipos de empresas e mercados, valendo tanto para um negócio de pequeno porte, como para as atividades de uma fábrica que fornece escada metálica para um grande nível de público de perfil industrial.
Por outro lado, não é como se esse destaque nas redes fosse o suficiente, afinal, o que uma empresa mais costuma buscar no mercado é ampliar o seu número de vendas, e de fato essas plataformas podem ser úteis nesse sentido, bastando saber como usá-las.
Aumentando suas vendas com o apoio das redes
Da mesma forma em que as redes sociais oferecem diversas oportunidades ao público, permitindo até mesmo que essa audiência consiga se destacar dentro desses espaços, a partir dos diferentes conteúdos a serem publicados, o mesmo é válido para as empresas.
Agora, para que uma empresa de segurança consiga não só divulgar o seu serviço de instalação de câmeras, como também conquistar novos clientes para o seu negócio, é importante trabalhar da melhor forma possível com as redes sociais e suas ferramentas.
Caso esse seja o seu principal propósito, é indicada então estar atento a algumas estratégias que devem ser adotadas, tais como:
Definição de objetivos
Por mais que a meta principal de uma empresa possa ser aumentar o seu número de vendas, usando então das redes sociais para conquistar isso, é importante definir antes quais são os objetivos associados a isso, que possam aumentar então suas vendas.
Entre tais metas é possível destacar um maior alcance de público, um certo nível de engajamento com a publicação que falam sobre os benefícios de um serviço de manutenção industrial, além de tudo mais o que possa beneficiar suas vendas.
Estudo do cenário
Outro ponto a ser visto com atenção é a realidade do seu mercado, assim como ele se adapta ao cenário digital, de modo a conhecer todas as suas oportunidades comerciais, como também os desafios que podem ser encontrados dentro dessas redes.
Em relação a isso podemos falar sobre o comportamento do seu público na internet, as atitudes dos seus concorrentes, além de muitas informações que podem ser encontradas junto das plataformas digitais, destacando assim o valor de conhecer melhor tais tópicos.
Redes sociais mais adequadas
Frente a diversidade de redes que encontramos, é importante então saber quais delas podem ser de maior valor para uma marca, indo de encontro ao seu público, por exemplo, de acordo com a preferência dessa audiência por alguma plataforma em particular.
O Instagram, por exemplo, é uma boa opção para quem busca divulgar visualmente seus produtos, enquanto o LinkedIn pode ser uma opção de maior destaque para destacar o histórico da marca em si, aumentando dessa forma o valor de seus projetos elétricos.
Com a ajuda de tudo isso é possível escolher pelas melhores redes para ajudar em suas vendas, em alguns casos existindo a possibilidade até mesmo de trabalhar com compras a serem feitas diretamente em tais espaços, seguindo algo que chamamos de social selling.
Conteúdo de alta qualidade
Dando continuidade ao que foi dito antes, destacar-se nas redes sociais não é um trabalho muito fácil de se conquistar por causa da alta concorrência ali presente. Com essa ideia em mente, para obter um maior nível de vendas é importante oferecer algo único neste espaço.
Nesse ponto destacamos a importância de oferecer sempre um conteúdo de qualidade ao seu público, com isso valendo tanto para publicações orgânicas ou até mesmo para anúncios a serem veiculados dentro das redes sociais.
Um tópico que merece atenção nesse sentido é a qualidade visual das suas publicações principalmente em redes sociais que dão foco a esse quesito, como é o caso do Instagram ou do TikTok, permitindo assim a conquista de uma maior atenção nessas opções.
Atenção à mídia paga
Por causa da alta exposição que pode ser conquistada nas redes sociais, essas plataformas se mostram então como espaços adequados para uma marca anunciar, conseguindo assim divulgar melhor os seus produtos e serviços, com isso podendo impactar suas vendas.
Muitas redes sociais inclusive fornecem ferramentas nesse sentido, como é o caso de plataformas de anúncio como o Facebook Ads, Instagram Business, além de outras opções que podem ser adequadas para divulgar o serviço de tratamento de efluentes industriais.
Com a ajuda dessas plataformas é possível conquistar maiores oportunidades de venda para os seus produtos através da internet, com uma atenção em especial para as redes sociais de maior popularidade no momento, tal como fazem marcas como:
- O Boticário;
- Shein;
- Renner;
- Mercado Livre;
- Riachuelo.
Caso o seu interesse seja de conquistar o mesmo tipo de desempenho que essas marcas citadas, sendo possível até mesmo garantir um aumento em relação às suas vendas, trabalhar com as redes sociais é algo que deve então ser considerado.
Só é importante garantir que essa sua estratégia digital seja a melhor possível, de forma a conquistar todas as oportunidades que ali são possíveis, mas também sabendo como superar dificuldades, como concorrentes presentes, para obter o melhor desempenho.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.