Como engajar os colaboradores em tempo de crise

O termo “complexidade” pode definir a situação da maioria dos líderes e gestores atualmente. Afinal, o cenário se tornou mais urgente desde o surgimento da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Enquanto os governos se esforçam para mitigar os efeitos da crise, os líderes e empresários estão se empenhando para proteger e engajar os seus colaboradores.

E uma das formas escolhidas para combater a aglomeração foi a adesão pelo modelo de trabalho Home Office. Já outras empresas, como indústrias de moldes de injeção, tiveram que optar por revezar colaboradores ou suspender suas atividades temporariamente.

Ou seja, além do grande desafio de gerir a empresa, os líderes também possuem a responsabilidade de se adaptar às mudanças e motivar e engajar os colaboradores diante da nova realidade.

Mas, afinal, como manter esse controle e orientar os funcionários em tempos de crise? Se você quer saber como é possível deixar sua equipe mais motivada para enfrentar os desafios da pandemia, nós elaboramos este post exclusivamente para explicar sobre todos os detalhes.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Está preparado?

1. Seja honesto

Uma das dicas mais preciosas para alavancar a motivação dos membros da sua equipe é ter uma relação de total confiança.

Seja honesto com o seu time sobre a atual situação da empresa e compartilhe as suas ações e estratégias para combater todos os desafios diante da crise, seja inovando em produtos (como novos modelos de teclado de membrana), economizando em recursos, melhorando o processo de atendimento, entre outros.

Dessa forma, é possível deixar os colaboradores menos pressionados em relação a empregabilidade, assim como aumentar o seu engajamento para seguir com as atividades da melhor forma.

2. Reconheça os colaboradores

Também é essencial reconhecer os colaboradores e utilizar como exemplo aqueles que têm uma performance acima da média e ajudam a empresa a atingir as suas metas.

Mas lembre-se de fazer isso publicamente como uma maneira de agradecer os funcionários e mostrá-los quais são as maneiras de seguir em frente em tempos de crise.

O reconhecimento é fundamental, seja acompanhado de algum tipo de recompensa ou não. O mais relevante nesta etapa é fazer com que seus colaboradores se sintam valorizados.

3. Promova ações de incentivo

Em tempos de crise, as metas e recompensas podem servir como uma ótima ferramenta para alavancar o desempenho da equipe.

Além disso, ações e programas que promovem o maior engajamento por parte dos colaboradores também devem ser levadas em consideração.

Se sua empresa atua com manutenção em disjuntores, por exemplo, oferece benefícios extras, campanhas, sistemas de comissões, ou até mesmo disponibilize brindes para que seu time tenha mais credibilidade e satisfação pela companhia!

A partir dessas dicas, é possível engajar os colaboradores em tempos de crise, fortalecer a sua imagem no mercado, obter vantagens competitivas em relação a concorrência e ainda se destacar com sucesso no mercado! E aí, gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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