e-commerce

Como escolher uma plataforma de e-commerce adequada para o seu negócio

 

O sucesso de um negócio pode estar associado a diversas coisas, o que inclui a escolha do espaço físico para se manter esse estabelecimento. O mesmo acontece no meio digital, com tal relevância caindo agora na escolha da plataforma de e-commerce a ser adotada.

O ponto principal nesse sentido envolve a oferta da melhor experiência possível ao público, com tal audiência se sentindo realizada o suficiente para não só realizar uma compra, mas também para retornar a esse negócio ou até mesmo fazer uma indicação de tais serviços.

No caso estamos falando de um cenário que é válido tanto para o cenário digital como para o mercado físico, com a única diferença estando no tipo de plataforma a ser escolhida. Logo, estamos falando de algo a ser visto com atenção por qualquer perfil empreendedor.

Ao procurar pela oferta de válvulas rotativas, é necessário que esse possível cliente seja recepcionado da melhor maneira possível, com isso valendo tanto para um fornecedor físico como para uma empresa que trabalha com tal oferta de modo digital, através do seu site.

A grande diferença nesse sentido no campo digital está na forma como esse tipo de oferta acaba sendo muito mais acessível, tanto em relação à praticidade, bastando busca por algo em uma plataforma de pesquisa, como também pela pluralidade de resultados disponíveis.

Por outro lado, de nada adianta estar em primeiro lugar nos rankings de pesquisa por causa do bom trabalho de divulgação feito em cima de uma marca digital se ao tentar fazer algum tipo de compra um indivíduo não consegue finalizar tal atividade nessa plataforma.

Ou seja, da mesma forma em que uma obra pode depender do uso de um cabo de aço revestido para se chegar a melhores resultados, o número de vendas de uma loja digital pode depender então do tipo de plataforma de e-commerce adotada por tal negócio.

Tudo isso destaca a relevância dessa estrutura para quem trabalha com a oferta de algum tipo de produto ou serviço na internet, sendo importante reconhecer o valor de uma plataforma de e-commerce para então escolher o melhor tipo de modelo a ser adotado.

Como funciona uma plataforma de e-commerce?

O e-commerce se trata da ideia do comércio eletrônico, ou seja, um cenário digital a ser trabalhado por parte de quem busca por realizar suas vendas na internet, sendo necessário contar com o auxílio de certas plataformas para que um bom desempenho seja alcançado.

De modo geral trata-se então de um software de vendas, no qual é possível cadastrar todos os produtos a serem comercializados por uma companhia, criando assim uma espécie de vitrine digital a ser apresentada por parte de uma loja ao seu público através da internet.

E da mesma forma em que a organização de uma loja pode ser capaz de otimizar a experiência dos clientes, elevando assim o seu número de compras, o mesmo ocorre no setor digital, existindo apenas uma adaptação para as ações a serem feitas na rede.

Assim como é importante para uma loja de departamentos organizar seus produtos em diferentes setores, prateleiras e vitrines, algo similar ocorre com um site de vendas para indústria, destacando itens como conduíte corrugado e tudo o que ali estiver disponível.

Para que tal organização digital venha a ser conquistada, é importante contar com o uso de uma plataforma de e-commerce adequada, existindo diversas opções de programas a serem escolhidos, de modo a oferecer a melhor experiência possível ao seu público.

Durante essa escolha é importante levar em conta também a especialidade do seu negócio, podendo ser válido a escolha de uma plataforma mais geral ou em outros casos sendo incide a criação de um sistema próprio, para assim destacar o que de único sua loja possui.

Entre essas opções é possível então destacar a oferta de plataformas licenciadas, bastando apenas pagar um valor para que o site que busque divulgar uma estufa de esterilização entre outros itens seja montando com a melhor qualidade possível ao seu público.

Por outro lado, alguns negócios podem preferir construir de maneira própria sua plataforma de e-commerce, contratando por profissionais que consigam criar um design capaz de destacar uma marca na internet, oferecendo sempre a melhor experiência ao público.

Para quem acaba de abrir um negócio, uma boa opção são as plataformas de open source, elas que contam com um código aberto, sendo então gratuitas ao empreendedor que queira adotar tal tipo de sistema junto às suas atividades comerciais na internet.

Com tantas opções disponíveis pode ser difícil para um empreendedor digital escolher pela melhor plataforma de e-commerce, sendo importante então olhar para algumas questões que podem te ajudar a escolher a melhor opção ao seu negócio nas redes.

Como escolher a melhor plataforma de e-commerce?

Após reconhecer a importância de tal escolha, com isso podendo fazer até mesmo com que uma pesquisa por acoplamento de engrenagem acabe levando um usuário até o melhor resultado possível, é essencial a decisão pela melhor plataforma, o que envolve:

Layout de fácil personalização

Um layout de destaque é capaz não só de melhorar a visualização de um site de vendas, mas ajudar também na sua organização, tudo isso de acordo com o segmento de um negócio e o melhor estilo de design a ser adotado por parte dessa companhia.

Com isso em mente, é indicado recorrer a uma plataforma de fácil personalização, permitindo assim a criação do melhor site de acordo com o perfil e expectativas do seu público, podendo assim aumentar até mesmo o seu número de vendas.

Integração ao sistema móvel

O acesso à internet pelo celular cresce principalmente por sua praticidade, sendo possível hoje fazer uma pesquisa por painel elétrico industrial diretamente através de um dispositivo que cabe até mesmo em seu bolso.

E da mesma forma que o público recorre aos dispositivos móveis, o mesmo deve ser feito por parte de um negócio com sua plataforma digital, seja buscando um modelo responsivo, que se adapta a diferentes telas ou pelo mobile first, dando preferência ao sistema móvel.

Sistema de segurança

Da mesma forma em que existem diversas oportunidades na internet, o mesmo pode ser dito também sobre os riscos disponíveis no cenário digital, sendo importante contar com uma plataforma de e-commerce que esteja preparada para lidar com tais problemas.

O sistema de segurança de um site de vendas deve contar com um programa de firewall, antivírus além de qualquer outro tipo de aplicação que ajuda a garantir a proteção dos usuários, assim como os seus dados durante a realização de uma possível compra.

Otimização para o SEO

A internet pode ser conhecida também pela alta competição que encontramos ali presente, com a busca por algo como tiristor podendo levar um usuário aos mais diversos resultados, sendo importante se destacar ali para garantir maiores acessos à sua loja virtual.

Para responder a isso se destaca o trabalho de SEO a ser feito junto aos seus canais de venda, o que inclui a utilização de palavras-chave e títulos chamativos em seus conteúdos, mas também por pontos que estejam disponíveis na própria plataforma de vendas.

Uma boa organização dos itens disponíveis à venda, incluindo um espaço para imagens e descrições dos seus produtos, pode acabar melhorando a visibilidade deste site nos programas de busca, com isso levando a uma maior experiência por parte do público.

Disposição de meios de pagamento

Por se tratar de uma plataforma voltada para a venda, é importante que esse seja o principal ponto a ser trabalhado por uma loja digital, o que inclui a disponibilidade de diferentes métodos de pagamentos aos clientes, destacando-se opções como:

  • Cartão de crédito e débito;
  • Transferências digitais;
  • Boleto bancário;
  • PIX.

Todas essas opções podem facilitar a compra de algum produto ou então a contratação de algum serviço, tal como uma análise de água a ser oferecida por uma empresa através de sua plataforma digital.

Escalabilidade do projeto

Um dos grandes propósitos de quem trabalha na internet é ver o seu negócio crescendo, com isso tendo que ser levado em conta também durante a escolha da melhor plataforma de e-commerce para cada perfil de negócio, visando um possível crescimento.

Ou seja, o mais indicado é trabalhar com plataformas flexíveis, capazes de se adaptar ao tamanho que o seu negócio possa alcançar na internet, sem deixar de olhar para a segurança e experiência de qualidade a ser oferecidas aos seus visitantes.

Tudo isso faz com que a escolha da sua plataforma de e-commerce seja tão importante para o sucesso do seu negócio na internet, tal como podemos ver conquistado por parte de algumas empresas desse ramo, o que inclui marcas como:

  • Amazon;
  • Americanas;
  • Airbnb;
  • Shopee.

Opções essas que já possuem um destaque na internet também por causa de suas plataformas de venda, o que destaca a relevância do seu negócio em escolher pela melhor opção disponível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Rolar para cima
Clique para entrar em contato conosco!