Como o marketing industrial pode revolucionar suas vendas

Como o marketing industrial pode revolucionar suas vendas

Antes de falarmos sobre marketing de conteúdo e as formas como é aplicado na indústria, é necessário compreender o que rodeia a estratégia: as práticas de inbound marketing.

O foco do inbound é atrair clientes sem que a empresa precise correr atrás deles! Isso significa que a estratégia de inbound marketing parte do princípio de educar seus potenciais clientes e nutrí-los até que estejam prontos para a venda! 

Com isso podemos dizer que o marketing de conteúdo se baseia nesse aspecto de educar os potenciais clientes, algo que, para o setor industrial, pode ser um diferencial responsável por grande parte das vendas.

Pensando nisso e no fato do perfil de consumidor do setor industrial ser um público B2B (business to business), separamos este conteúdo para falar sobre o marketing de conteúdo e as formas de trabalhar com ele. Acompanhe! 

Entenda o que é marketing de conteúdo

Essa estratégia é direcionada na elaboração e divulgação de conteúdos relevantes (como e-books), e o diferencial é que suas práticas não visam a promoção explícita da marca.

Criar conteúdos interessantes é uma das partes importantes dessa estratégia, e o reflexo de um bom conteúdo é visto em qualquer outro estágio da venda. Pense que se você é uma pessoa que procura por algo na internet, espera encontrar informações relevantes, concorda?

Nem que você esteja pesquisando sobre móveis de madeira rústica para dar um tom diferenciado ao ambiente doméstico, o mínimo que você deseja encontrar no texto que se propôs a ler é uma informação que te ajude a entender e decidir o que fazer! 

Exatamente por isso o conteúdo precisa ter qualidade! O leitor (cliente em potencial) deve se sentir atraído pela imagem ou texto, sendo algo informativo e que agregue algum valor a ele, para que passe pelas etapas necessárias até a efetivação da venda.

Para alcançar isso, as ações da indústria devem ser baseadas em uma persona (personagem fictício que representa um cliente ideal da empresa), para que baseado nas informações desse perfil sejam elaborados os conteúdos. 

Para ficar clara a importância da criação de conteúdos, pense no seguinte contexto: um potencial cliente está pesquisando sobre produtos voltados à indústria (bombas centrífugas, sensores infravermelhos e etc). 

Ao invés de atribuir apenas uma propaganda dizendo “compre seu motor elétrico trifásico aqui” ou “realizamos serviços de manutenção aquecedor a gás”, o objetivo é fornecer um conteúdo que irá educá-lo, explicando os benefícios da bomba, seus recursos, funcionalidades e prepará-lo para então encontrar um indicativo da venda.

Aplique o marketing de conteúdo na sua indústria

Como vimos ao longo deste conteúdo, as estratégias de marketing digital são importantes para todos os negócios, e no setor industrial, as práticas de divulgação na internet são tão eficientes quanto outros serviços.

Diferente de uma forma de apenas expor o produto, destacando suas qualidades e benefícios, o marketing de conteúdo pode ser definido como uma forma de educar os clientes em potencial.

Essa educação os prepara para que o setor de vendas consiga agir na hora certa! Esse processo todo é monitorado para que a etapa final seja a mais assertiva possível.

Mas agora que chegamos aqui, o que achou das nossas informações? O marketing de conteúdo é uma das formas mais eficientes de fidelizar e nutrir os potenciais clientes na internet, prática essa que resulta em um número maior negócios para sua indústria.

 

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.

 

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