Como usar as redes sociais no segmento B2B

Com a internet cada vez mais presente na vida das empresas, é quase impossível se fazer indiferente.

Dessa forma, para estabelecer conexões com potenciais clientes empresariais, quebrar as barreiras geográficas e manter a interação social, é fundamental usar as redes sociais. 

No entanto, engana-se quem pensa que elas são úteis apenas para essa finalidade. Na verdade, as redes sociais são ótimos recursos para o ambiente corporativo, uma vez que podem otimizar processos, engajar o público e construir boas relações com os clientes. 

Além disso, quando alinhadas a estratégias do marketing digital, as redes sociais são capazes de alcançar um enorme público, atrair novos consumidores e criar autoridade para a marca. Mas, afinal, como utilizá-las no no segmento B2B? 

Pensando em responder a essas e outras perguntas, preparamos este post. Nele, você verá 4 maneiras simples de aplicar as redes sociais dentro do segmento B2B. Quer saber mais? Continue lendo!

1. Escolha seu público

O primeiro passo é definir o público-alvo da sua marca. Afinal, só assim é possível identificar onde fazer a divulgação do seu produto e de que forma, além de avaliar os hábitos e comportamentos dos potenciais clientes. 

Com essa análise em mãos, você pode realizar uma pesquisa e entender quais são as redes utilizadas pelos consumidores, quais métodos irão chamar mais atenção, entre outros.

A partir desse pressuposto, descubra e responda as principais dúvidas e questionamentos do seu público em relação aos produtos e serviços comercializados. Essa é uma ótima maneira de saber como criar um conteúdo relevante e priorizar as preferências dos clientes.

2. Fique atento

As redes sociais são ótimas aliadas para divulgar produtos e serviços e manter um canal de comunicação ativo. No entanto, essas atividades exigem tempo e atenção. 

Sendo assim, fique atento aos questionamentos, uma vez que um cliente que não é respondido pode acabar desistindo da empresa.

Afinal, ele também é outra empresa, e necessita realizar as suas atividades de forma ágil. Outro ponto importante são os comentários. Inclusive, é fundamental respondê-los. 

Nesse tópico, vale abordar que os comentários negativos também merecem atenção. Se você atua com serviço de solda, por exemplo, é possível fazer uma avaliação da empresa ou produto e, caso a sua tenha alguma manifestação negativa, busque melhorar. 

3. Lembre-se das informações 

Lembre-se que as informações são elementos importantes para o público. Por isso, ao usar as redes sociais para divulgar um produto ou serviço, não esqueça de indicar qual a função dele, como funciona, a localização da empresa, entre outros dados. 

Nesse sentido, é importante também inserir outros canais de contato, como: e-mail, telefone e WhatsAPP. Isso pode facilitar (e muito) o trabalho da sua equipe.

Isso vale para qualquer segmento industrial, mesmo aqueles mais específicos, como empresas de cesta de natal para empresas

4. Otimize a experiência de navegação 

Por fim, não crie perfis nas redes sociais sem a intenção de monitorá-los. É fundamental cuidar as plataformas. Para isso, auxilie os clientes, responda mensagens e comentários, esteja atento às mudanças de consumo e cuide do seu público-alvo. 

Dessa forma, mantenha-se atualizado. A grande parte das redes sociais aceita o compartilhamento de imagens e vídeos. Portanto, se você atua com sistema de alarme de incêndio, lembre-se de compartilhar fotos dos seus produtos e mostre o dia a dia da sua empresa.

É importante mencionar que as redes sociais para as empresas devem ser muito bem estudadas. A partir do conhecimento sobre cada uma delas, você pode identificar qual é o meio ideal para o seu negócio. 

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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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