CRM: o que é e quais os benefícios dessa ferramenta

CRM, sigla para Customer Relationship Management, significa Gestão de Relacionamento com o cliente. É um software de gerenciamento que procura facilitar o relacionamento entre empresa e cliente, com objetivo na satisfação e fidelização, reduzindo custos e aumentando o lucro para seu negócio.

Você já imaginou uma ferramenta que armazenasse todas as informações trocadas com cada cliente ou potencial cliente? Isso facilitaria o trabalho e economizaria horas da sua equipe de vendas, certo? Pois, saiba que essa ferramenta já existe e o nome dela é CRM. Hoje, vamos te explicar como ela funciona e de que forma você pode aplicá-la em sua empresa para vender mais, otimizar seu tempo e organizar facilmente seu plano de ação.

O que é e o que faz uma ferramenta de CRM?

O nome CRM vem do inglês, Customer Relationship Management, e significa em português gestão de relacionamento com o cliente.

Ou seja, essa ferramenta tem como objetivo gerenciar o relacionamento de sua empresa com seus clientes com objetivo sempre de facilitar essa comunicação e alcançar melhores resultados como a satisfação e fidelização destes.

O que é o CRM?

Através de seus recursos, o CRM permite organizar essas informações em um mesmo lugar e atua diretamente em suas estratégias de marketing, facilitando a comunicação, venda, suporte, entre outros setores de seu negócio.

Então, o CRM é um software que permite organizar e registrar todo o conteúdo e as formas de comunicação que um consumidor teve com sua empresa.

Como o CRM funciona?

Quando iniciamos uma empresa é fácil atender cada novo lead com atenção e de forma personalizada. Porém, conforme vamos escalando nosso negócio essa função acaba tomando muito de nosso tempo.

Eventualmente, acaba se tornando impossível dar um atendimento que consuma tanto tempo para todos os nossos clientes. Isso também acontece porque não conseguimos mais lembrar os detalhes, as preferências ou dar a atenção que cada um merece.

Por isso, ter uma ferramenta que possibilite o acesso de qualquer setor de sua empresa a informações sobre seus leads e clientes pode fazer toda a diferença.

Assim, o CRM serve como forma de:

  • Cadastrar clientes: esse cadastro pode ser feito de forma manual ou exportado de alguma lista de contatos que você já possua;
  • Registrar dados e informações: a ferramenta organiza todos os dados referentes a cada cliente, como anotações, histórico de compras, melhores canais de atendimento, entre outros.
  • Integrar plataformas: como email, calendário, WhatsApp Business e softwares de automação de marketing, como o SMS Marketing.

Quais as vantagens de implementar o CRM na sua empresa?

Com uma plataforma de CRM você encontra mais leads, fecha mais negócios, fideliza mais clientes e aumenta seus lucros e sua empresa. Além disso, devido ao fácil acesso aos dados, você torna o contato com o cliente personalizado, aumentando sua satisfação.

Lista de benefícios

1. Maior controle e visão do seu negócio

Com todas as informações em um só lugar, além de facilitar o acesso por qualquer integrante da equipe, é possível ter acesso a dados como quantos leads foram convertidos por cada vendedor. Esse processo permite compreender quais são as melhores estratégias e abordagens para cada tipo de cliente.

2. Aumento na produtividade

O CRM possibilita que sua equipe consiga fazer mais em menos tempo, promovendo um aumento na produtividade. Isso acontece por conta da criação de processos mais eficientes, que gera uma melhora na comunicação e otimiza as horas trabalhadas de cada colaborador.

3. Planejamento mais estratégico

Com as informações fornecidas pelo CRM é possível traçar as melhores estratégias para o seu negócio. Afinal, através da plataforma temos uma visão realista e precisa do desempenho de sua equipe e de sua empresa.

4. Acesso facilitado aos dados de desempenho

Por centralizar todas as informações necessárias de cada cliente e integrar plataformas como email, calendário, WhatsApp e ferramentas de automação o acesso por qualquer integrante da equipe facilita esse acompanhamento do desempenho.

O CRM é muito mais que uma lista de contatos. É uma ferramenta que vai transformar sua empresa fidelizando clientes e aumentando seus lucros. Agora é só começar a trabalhar as melhores soluções para o seu negócio!

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