É como diz o ditado popular “o cliente é a alma do negócio”. Mas muitas são as dúvidas de como gerar a melhor experiência ao cliente, não é mesmo? A partir desse artigo você irá aprender na prática, como aplicar estratégias de Customer Experience no seu negócio, se destacando em meio aos concorrentes e gerando grandes resultados de faturamento para a sua empresa!
Conceito e definição
Traduzindo ao português Customer Experience ou CX significa Experiência do Cliente. Necessita-se compreender o que seu público deseja, a fim de proporcionar a experiência desejada ou até melhor, pois assim, a fidelidade no consumo de seus produtos e serviços será certeira.
E muito mais do que aplicar um conceito no seu negócio, é preciso transmitir a essência do que o seu produto ou serviço pode oferecer, qual a promessa que ele irá cumprir, ou qual problema ele irá resolver. Se você conseguir transmitir todos esses valores da sua marca, com toda certeza o seu público alvo será impactado.
Pense como cliente e saiba como agir
Já parou para pensar como está sendo a percepção do seu público alvo, diante do seu produto ou serviço? Pensar como cliente, permite que, a empresa “saia da caixa” e considere novos desafios de como se transformar e se reinventar. Afinal de contas, a roda dos negócios não para, e se você deseja atingir grandes resultados de faturamento, por tal motivo, deve-se considerar um ponto importante em sua área de atuação
Se destaque dos concorrentes
O comportamento do consumidor mudou, e atualmente estamos na era do foco no público-alvo. De forma geral, o mercado está cada vez mais competitivo e as inovações são constantes.
Por isso, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado completa, com todas as variáveis possíveis para entender o mercado que você está inserido, concorrência, gestão, posicionamentos e o seu nível de competitividade.
Se você conseguir desenhar um planejamento estratégico com todos esses pontos, sairá na frente dos seus concorrentes e terá de forma muita clara e objetiva, quais são as ações que precisa desenvolver com foco no customer experience.
Comunicação
A voz dos consumidores nunca foi tão escutada, como nos dias atuais. Basta um comentário ou uma avaliação por meio das redes sociais, que isso pode classificar sua empresa como positiva, ou negativa.
Por isso, fique atento ao que o consumidor deseja comunicar. Esteja conectado nos principais canais de atendimento e ofereça suporte de acordo com as necessidades. Isso vai fazer total diferença no seu papel de relacionamento como empresa, e evita ruídos e falhas que podem acontecer em qualquer negócio.
Use a tecnologia a seu favor
O Grupo Ideal Trends é um grande case de sucesso quando o assunto é tecnologia e experiência com o consumidor. Com mais de 20 empresas, o Grupo Ideal Trends atua em diversos segmentos como: Marketing Digital, Saúde, Cosméticos, Serviços e Real State. Para cada área de atuação, são aplicadas estratégias de customer experience de acordo com o negócio.
Por meio dessas estratégias o Grupo Ideal Trends está consolidado como Top of Mind em diversas categorias. Pois a experiência com o consumidor é tão impactante, que as marcas acabam predominando como número um, na mente dos seus consumidores, e até mesmo concorrentes.
Aplique estratégias de marketing digital, como por exemplo automações, fluxos de nutrição, marketing de conteúdo e inbound marketing para gerar novas experiências. Por meio da tecnologia, é possível conectar ainda mais a sua marca na vida dos consumidores, gerando impacto, engajamento e grandes resultados.
Personalização
Pessoas estão cada vez mais dispostas a pagar por algo que seja personalizado, pois isso vai de encontro ao conceito de exclusividade e interfere diretamente nas emoções. Com os avanços tecnológicos, cada vez mais, podemos alcançar novas ideias satisfazendo as necessidades e desejos dos consumidores.
Como por exemplo, a empresa Netshoes que possibilita que seus consumidores apliquem o nome personalizado em determinados produtos do seu site, como tênis que é uma das categorias mais vendidas no seu e-commerce.
Realize pesquisas
O objetivo das pesquisas é identificar um problema e traçar um planejamento para solução. É essencial que pesquisas sejam realizadas com os seus consumidores ou até mesmo potenciais clientes. Por meio desse tipo de ação, a empresa pode identificar os pontos cruciais para aprimorar suas estratégias, tendo um aproveitamento total dos dados e realizando sincronização de informações.
NPS – Net Promoter Score
Atualmente a NPS é uma das métricas mais utilizadas, para medir o nível de satisfação e lealdade de um consumidor. Uma empresa pode medir o NPS perguntando da seguinte forma: “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar a nossa empresa para um amigo ou colega?” Pois é, se você já recebeu esse tipo de pergunta, agora sabe que se trata de uma métrica muito importante.
Transforme seu público em fãs
Conquistou? Agora trabalhe o lado fã do seu público alvo e encante cada vez mais para fidelizar. Além disso, quando o consumidor passa por todas as etapas de um processo de compra, desde o início de todo de funil (como lead), até a experiência final (conversão)… Quando a satisfação é positiva e seu cliente está feliz, ele pode ser tornar um advogado defensor da sua marca. Já pensou nessa possibilidade? Então aplique!
Aumente já o seu faturamento
Estudos comprovam que adquirir um novo cliente para empresa, custa de 6 a 7 vezes mais caro do que manter os existentes. Por isso que um trabalho de customer experience é tão significativo para o seu negócio, pois vai de encontro ao aumento da sua receita.
O Grupo Ideal Trends se tornou referência no quesito customer experience, sendo um dos melhores e mais lucrativos em suas áreas de atuação.
E se você também deseja ser referência em Customer Experience, aplique essas estratégias de sucesso para o seu negócio e aumente o seu faturamento!
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