As mudanças observadas 2020, causaram um grande impacto no mundo inteiro e estão afetando diretamente as tendências do marketing digital deste ano.
Já 2021 será um ano em que o mercado tende a buscar formas de se adaptar a mudança de hábitos dos consumidores. Por isso, preparamos para você uma lista com as principais tendências do marketing digital para 2021. Assim, sua empresa pode investir logo no que vai bombar este ano.
Marketing Interativo
Conteúdos interativos já não são mais novidades. Há décadas, programas de televisão já usam esse artifício. Para gerar um maior engajamento, seja por telefone ou pela internet, é importante se mostrar interessado na opinião desses consumidores.
Contudo, em 2020 onde ficamos muito tempo limitados a interações através de telas, essa estratégia ganhou força e voltou como uma das principais tendências do marketing digital para 2021.
Por isso, é muito importante que as marcas saibam como usar esse artifício a seu favor e criar um envolvimento humano com seus clientes.
Conteúdo gerado pelo usuário comum
Muitas marcas, ao longo dos anos, usaram grandes influenciadores para fazer parcerias como forma de dar maior visibilidade aos seus produtos. Porém, essa abordagem além de muito cara acaba não se mostrando muito eficaz.
Pense só, em um momento de interações através de telas, o consumidor comum espera se identificar com quem está aparecendo ali do outro lado. Assim, quando o conteúdo é produzido por alguém que conhece suas dores, seus clientes se veem no lugar desse usuário e tendem a confiar em sua opinião.
Logo, um dos aspectos observados em 2020 e que tem tudo para continuar como tendência do marketing em 2021 é o conteúdo gerado pelo usuário comum, ou marketing do micro influenciador.
E como você pode investir neste tipo de estratégia em sua empresa? Bom, tenha como prioridade a experiência do usuário. Torne seus clientes promotores de sua marca, assim eles podem divulgá-la de forma orgânica seja nas redes sociais, reviews em seu site ou até no famoso boca a boca.
Inteligência Artificial como tendência de marketing
As inteligências artificiais estão cada vez mais desenvolvidas e existem muitas formas de utilizá-las no seu negócio, de ChatBots e Atendentes Virtuais até ferramentas que integram várias estratégias como o CRM.
O ano de 2021 promete trazer muitas novidades neste segmento e essas ferramentas certamente irão beneficiar o seu negócio, as inteligências artificiais estão aí para revolucionar o atendimento ao cliente.
Redes Sociais
Ter uma forte presença online em ao menos alguma rede social pode fazer toda a diferença para seu negócio. As redes sociais são uma oportunidade de humanizar sua marca e essa tendência do marketing tem tudo a ver com este ano.
Como já falamos ao longo desse artigo, por conta das interações digitais, o seu cliente está procurando identificação com a sua marca, com os seus produtos ou serviços.
Por isso, aproveite este ano para investir em formas de entender e se adaptar as mudanças de hábitos dos consumidores. Procure estar sempre ligados as novas tendências de marketing digital e as melhores ferramentas para otimizar o dia a dia de sua empresa.