Dicas para criar links externos e internos que direcionem tráfego qualificado para seu site

Trabalhar com links externos e internos faz parte de uma das estratégias mais potentes do universo digital, que é link building, e pode ser um meio mais poderoso do que se imagina de gerar tráfego qualificado para o seu site. 

 

O link building é uma técnica de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) que envolve a obtenção de links de outros sites para o seu site, mas também existe a possibilidade de trabalhar com os links que já estão dentro dele.

 

Essa estratégia cresceu muito no mercado justamente por se tratar de uma técnica eficaz para aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa. Os mecanismos de busca, como o Google, usam links para determinar a autoridade e a relevância dele. 

 

Quanto mais links de sites confiáveis e respeitáveis você tiver, assim como uma empresa de planejamento tributário tem, maior será a chance de o seu site ser considerado uma fonte de informações valiosas e, portanto, ser classificado mais alto nos resultados de pesquisa.

 

Além disso, o link building é uma prática que envolve a criação de parcerias com outros sites e blogueiros em seu nicho. Isso também pode ajudar a aumentar a visibilidade dele e expandir sua rede de contatos, afinal de contas, contatos são sempre bons.

 

Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais sobre essa prática e, principalmente, como você pode criar links externos e internos de qualidade para gerar e direcionar um tráfego de qualidade para o seu site e aumentar suas chances de conversões.

Entenda o que são os links externos e internos

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que são os links externos e os internos, que podem ser usados por qualquer tipo de negócio, assim como pode ser usado pela melhor empresa de alarme para comércio do mercado, por exemplo. 

 

Os links externos nada mais são do aqueles que apontam para outras páginas fora do seu site, ou seja, eles são também conhecidos como backlinks e são criados por outros dominios que linkam para o seu. 

 

Nesse caso, os links externos são importantes para a autoridade do seu site, pois os mecanismos de busca usam eles para entender a relevância do seu site em relação a outros e para classificá-lo em seus resultados de pesquisa. 

 

Por exemplo, um site de saúde pode usar um link que leve o usuário para um site de produtos naturais, a premissa é que quanto mais links de qualidade o seu dominio receber, mais autoridade ele terá e melhor será sua posição nos resultados de pesquisa.

 

Por outro lado, os links internos são os que apontam para outras páginas dentro do seu site, ou seja, dentro da página de um escritório de contabilidade, pode haver um que leve o usuário para a página de contato daquele mesmo.

 

Eles são criados por você e são usados para guiar os visitantes do seu site para outras páginas importantes e relevantes. 

 

Os links internos ajudam a melhorar a navegação do site e aumentam o tempo de permanência dos visitantes em seu site, o que é bom para o SEO.

 

Dentro disso, os links internos também ajudam a distribuir a autoridade e o valor das páginas do seu site, tornando-o mais fácil para a leitura por parte dos mecanismos de busca, que irão rastrear e indexar todo o seu dominio. 

 

Além disso, os links internos também são uma ótima maneira de criar um fluxo de visitantes entre as páginas do seu site, aumentar o tempo de navegação deles e ainda aumentar a visibilidade de algumas páginas menos populares.

 

Ambos os tipos de links são importantes para o SEO e para a navegação do seu site e podem ser trabalhados em paralelo, assim como faz a grande rede de empresas de portaria em SP para otimizar seus resultados. 

 

Em resumo, os links externos são aqueles que apontam para outras páginas fora do seu site, criados por outros sites que linkam para o seu, enquanto os internos são aqueles que apontam para outras páginas dentro do seu site, criados por você. 

Dicas de como criar links externos para um site

Agora que já entende a diferença entre os links externos e os internos, chegou o momento de partir para a prática e saber como aplicá-los dentro do seu site. Por isso, vamos começar com algumas dicas voltadas para os externos, confira: 

Identifique sites relevantes em seu nicho

A primeira dica é encontrar sites relevantes em seu nicho e que possam estar interessados em vincular ao seu conteúdo. Você pode fazer isso pesquisando no Google, usando ferramentas de análise de backlinks ou interagindo com blogueiros influentes. 

 

Entretanto, é muito importante certificar de que esses sites sejam de alta qualidade e relevantes para o seu público-alvo, assim como o melhor serviço de transporte e logística do mercado, para que os links externos que você receber sejam de qualidade. 

Crie conteúdo de qualidade e compartilhável

Uma das ações mais importantes do SEO é criar conteúdo de qualidade e compartilhável, que outras pessoas possam querer vincular. Isso inclui postagens em blogs, infográficos, estudos de caso, guias ou qualquer outra coisa que forneça valor para o público. 

 

Tendo isso em vista, você não pode deixar de investir em um conteúdo que seja original, informativo e útil para o seu público-alvo. Isso aumentará as chances de que outros sites se vinculem a ele e direcionem tráfego qualificado para o seu. 

Faça uma abordagem personalizada

Além disso, fazer uma abordagem personalizada para os proprietários dos sites que você identificou como relevantes em seu nicho também pode ajudar. Em vez de enviar um e-mail genérico pedindo uma parceria, tente se conectar com eles por meio de redes sociais.

 

Depois, você pode fazer uma oferta para colaborar em algo que seja de interesse para ambos os sites, como uma troca de conteúdo ou uma parceria em um projeto, seja com uma marca de cocho para gado ou qualquer outra que esteja dentro do seu nicho. 

 

Com uma estratégia sólida de link building, você pode aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa e direcionar mais tráfego qualificado para ele. Esses benefícios fazem parte do conjunto de vantagens que ainda iremos mencionar neste conteúdo. 

Dicas de como criar links internos para um site

E é claro que não deixaríamos os links internos de fora dessa, pois eles também são extremamente importantes nesse processo. Por isso, confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a criar bons links internos: 

Use palavras-chave relevantes

Para criar links internos que direcionem tráfego qualificado para o seu site, é preciso usar palavras-chave relevantes. Elas ajudam a indicar ao Google e aos usuários sobre o conteúdo da página que está sendo vinculada. 

 

Por isso, use palavras-chave que sejam relevantes para a página de destino e também para a página de origem, assim como faz um site que vende o melhor aparelho auditivo valor acessível, pois isso ajuda a aumentar a relevância e autoridade de ambas as páginas.

Vincule páginas de conteúdo relacionado

Caso possua algum tipo de conteúdo relacionado a alguma outra página que está dentro do seu site, vincule essas páginas entre si para direcionar tráfego qualificado para seu site e permitir que eles passeiem pelas páginas que estão por lá. 

 

Ao vincular páginas de conteúdo relacionado, você aumenta a probabilidade de os usuários se interessarem e acessarem mais conteúdo nele, aumentando assim, o tempo de permanência no site.

Crie links internos em chamadas à ação

Por último, crie links internos em chamadas à ação. Elas são áreas do seu site que incentivam os usuários a realizar uma atitude, como fazer uma compra, preencher um formulário ou entrar em contato. 

 

Ao criar links internos nessas chamadas à ação, você pode direcionar os usuários para outras páginas em seu site que podem ser relevantes para eles, como um programa de gerenciamento de riscos

 

Ao implementar essas dicas, você pode aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa, melhorar a navegação do usuário em seu site e direcionar mais tráfego qualificado para as páginas relevantes dele. 

A importância dos links externos e internos para os negócios 

Para finalizar da melhor maneira possível, não poderíamos deixar de destacar que tanto os links externos quanto os internos são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio online, pois ambos têm um papel importante em melhorar a autoridade do seu site.

 

Além disso, eles também podem ajudar a direcionar tráfego qualificado para suas páginas. Para provar isso, estão algumas das principais razões e vantagens pelas quais os links internos e externos são importantes para os negócios, confira:

 

  • Aumento da autoridade do site;
  • Melhoria na navegação do usuário;
  • Aumento do tráfego qualificado;
  • Melhoria no desempenho de SEO;
  • Maior alcance e visibilidade.

 

Ao criar uma estratégia de link building eficaz, você pode aproveitar ao máximo esses benefícios e impulsionar o crescimento do seu negócio online, contando com uma estratégia eficaz e acessível para isso. 

Considerações finais 

Dessa forma, verá que gerar e direcionar um tráfego qualificado para o seu site está longe de ser um bicho de sete cabeças quando se conta com dicas eficazes e meios acessíveis de fazer isso ser mais simples para você. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Rolar para cima
Clique para entrar em contato conosco!