Não restam mais dúvidas: para o seu site alcançar a primeira página do Google e conquistar um diferencial competitivo, elaborar uma estratégia de SEO eficiente se tornou fundamental.
Entretanto, para desenvolver uma boa estratégia de SEO, é preciso tirar da mente, de uma vez por todas, que o Search Engine Optimization é um conceito muito técnico para quem acabou de abrir um empreendimento digital.
Claro, não podemos negar que alguns nichos mais específicos são mais complexos para obter sucesso no rankeamento, mas estamos falando de uma minoria.
Com conhecimentos básicos – mas necessários – que iremos apresentar, você estará um passo à frente dos seus concorrentes e garantirá que o seu negócio conquiste um tráfego de qualidade.
Por isso, separamos neste post, 5 técnicas que vão ajudar você a montar a sua estratégia de SEO. Ficou interessado? Acompanhe!
Como montar a sua estratégia de SEO?
Aparecer nas primeiras páginas do Google é o sonho de todo empreendedor digital, não é mesmo? Então, continue a leitura e veja as melhores práticas de SEO para alcançar essa posição de destaque!
1. Descubra o seu público-alvo
Não podemos mentir que o SEO possui a especificação de ser muito técnico – pesquisa de palavra-chave, otimização de páginas e sites e análise de concorrentes.
Entretanto, o SEO é trabalhado por meio de dois princípios bem simples: entender o seu público-alvo e quais são as suas necessidades.
E para conhecer esses dois princípios não necessariamente é preciso grandes investimentos ou um estudo mais aprofundado.
A maneira mais simples de entender o consumidor é conversando com ele. Por isso, esteja disposto a escutar e receber os feedbacks recebidos por ele. E, para colocar isso em prática, você pode começar pelos principais lugares:
- E-mail;
- Interação na sua página;
- Chatbots – caso a sua marca trabalhe com essa ferramenta;
- Stand para eventos.
Nessa etapa, é importante não só conhecer os seus potenciais clientes, mas também entender o tipo de linguagem que eles utilizam (conceitos e gírias) e o que eles realmente gostam de fazer (jogar futebol e ir para a praia).
Após essa análise, fica mais fácil criar os conteúdos com os possíveis termos que a sua persona possa pesquisar.
Para ficar mais fácil de entender, suponhamos que você desempenha ações de SEO de um e-commerce que vende molde de injeção plástica. A sua loja online ainda não foi lançada no mundo virtual e o seu objetivo é atrair mais visitas para o site.
Por isso, colocando as técnicas de SEO em prática, é fundamental pensar em conteúdos baseados nas palavras-chave que a sua persona busca e, além disso, que esse seja o principal assunto do blog para que os consumidores se interessem pelo seu produto.
Com base no exemplo citado, podemos mencionar algumas potenciais palavras-chave para o conteúdo:
- Melhores empresas de molde de injeção plástica;
- Fabricantes de molde de injeção plástica;
- Tipos de molde de injeção plástica;
- Quanto custa um molde de injeção plástica.
2. Crie conteúdos bem estruturados
O Google, por exemplo, possui algumas plataformas de avaliação que consideram diversos aspectos para posicionar uma página. Entre eles, podemos citar a relevância do conteúdo, forma que o assunto foi abordado e a qualidade do site.
Além de criar uma boa imagem visual, com imagens e layout atrativo, é preciso que os conteúdos postados sejam bem estruturados, demonstrando que a sua marca é uma autoridade no assunto.
Além disso, você pode postá-los de forma periódica e, sempre que der, colocar links para levar o consumidor a outros atalhos.
Vamos imaginar que o seu conteúdo aborda a importância da segurança residencial. Com isso, no meio do conteúdo, você pode levar o leitor a olhar os serviços de instalação câmera de segurança ou até extintores de incêndio.
3. Identifique os pontos que devem ser otimizados
Uma boa estratégia de SEO é sinônimo de conteúdo valorizado pelo Google. E, por isso, o sucesso dessa ação está ligado aos pontos que precisam ser otimizados.
Essa atividade não deve apenas seguir as normas técnicas, mas também precisa estar baseada de acordo com a necessidade e o perfil da sua persona.
Algumas ferramentas de SEO auxiliam na análise do desempenho das páginas, apontando possíveis falhas ou melhorias.
Com algumas plataformas, você consegue identificar as áreas que devem ser trabalhadas e como pode fazer isso se baseando no público-alvo e nas palavras-chave que mais pesquisam.
Pronto para otimizar o seu site?
Agora que você já sabe como criar uma estratégia de SEO nos mecanismos de buscas, a nossa dica é pensar em uma ação bem estruturada para conseguir rankear o seu site na primeira página do Google!
Se você chegou até aqui, não deixe de colocar as nossas dicas em prática e depois conte pra gente a sua experiência!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.