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Diferentes modalidades disponíveis nos sistemas de envio de sms

Agora que sua empresa já decidiu inserir o  SMS como canal de comunicação entre sua empresa e seu cliente, e já percebeu que precisa de um sistema de envio de sms para gerenciar esta tarefa, é importante conhecer as diferentes modalidades que o serviço pode ser fornecido.

Cada mensagem de SMS recebida sempre mostra um texto e um número de remetente – o número da pessoa que está enviando. Infelizmente aqui no Brasil as operadoras não permitem personalizar este número. Em alguns países é possível até mesmo colocar um nome no remetente, mas por aqui, só números mesmo.

A única escolha que temos é usar um remetente de número curto – os chamados shortcode – ou um remetente de número longo – longcode – que parece como o número de uma pessoa qualquer. O tipo do remetente está ligado ao tipo de conexão que a plataforma de envio de SMS do fornecedor possui para se conectar com as operadoras de telefone – que em última instância são quem realmente entregam para o celular final. Estas conexões de entrega normalmente são chamadas de rotas.

Em geral, as rotas de número curto entregam as mensagens mais rapidamente, sendo mais indicadas para envios de senhas ou informações que precisam chegar imediatamente ao destinatário. As rotas de número curto também estão menos sujeitas a falhas. Já as rotas de número longo são mais indicadas para envios de promoções ou avisos que não tem tanto compromisso com a rapidez da entrega. Em geral, pode se obter preços um pouco menores para envios por estas rotas. Outra vantagem do número longo é que muitas vezes as pessoas associam SMS que chegam com um número curto às mensagens das operadoras de telefonia, logo, têm um índice de atenção menor ao ler as mensagens, enquanto que as mensagens de número longo, por parecer um celular normal, é geralmente aberta rapidamente, para saber o que contém.

Outra diferença entre os tipos de rotas disponíveis diz respeito a ser unidirecional ou bidirecional. As rotas bidirecionais permitem que o cliente responda a mensagem, e esta mensagem seja recebida pela empresa. Se o objetivo é enviar uma senha, ou enviar um aviso para o qual seu setor de atendimento não vai dar retorno, o melhor é usar uma rota unidirecional – que permite somente o envio. Agora, se você pretende fazer uma pesquisa de satisfação, ou um processo que necessite a resposta do usuário, neste caso, uma rota bidirecional será a melhor opção.

Consulte o seu fornecedor e veja as opções que ele tem. O ideal é ter um fornecedor que possa lhe oferecer todas as opções. Assim você poderá ver qual opção terá o melhor custo x benefício para o seu caso.

Leia também: Como usar um sistema para envio de SMS na comunicação da sua empresa.

Abraço!

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