Você já ouviu falar em endomarketing? Sabe como ela pode contribuir para melhorar o desenvolvimento da sua empresa?
O endomarketing é uma série de ações estratégias com o foco ao público interno de uma empresa.
Ou seja, a instituição utiliza esse recurso de modo em que proporcione o melhor desenvolvimento nas atividades dos funcionários. Logo, aumentar a produtividade e obter serviços de qualidade para alcançar o consumidor final.
Essa prática proporciona a comunicação entre empresa e colaborador de modo objetivo e eficiente. Por exemplo, uma empresa que fabrica disco de desbaste, pode solicitar que os funcionários realizem testes dos produtos para concluir a produção. Isso possibilita mais confiança, melhor relacionamento da equipe!
Tendo em consideração a importância do endomarketing na empresa, criamos este conteúdo com quatro razões para você aplicar agora mesmo no seu negócio. Quer saber mais? Então, continue lendo e confira!
1. Promove a motivação dos colaboradores
Sem dúvidas, aplicar as estratégias de endomarketing em seu negócio vai promover a motivação dos colaboradores.
Isso porque vão se sentir mais valorizados e estarão alinhados com os mesmos objetivos do seu negócio.
Esse recurso facilita a engajar a equipe a desenvolver as atividades diárias, mantendo o melhor desempenho e qualidade de serviço.
2. Aumenta a produtividade
Outra razão de pôr em prática esse recurso, é que a partir da motivação e a valorização dos colaboradores, vai contribuir para o aumento da produtividade em seu negócio.
Imagine uma estação de tratamento de água, que possui várias etapas para concluir o processo de atividade. Caso alguma função não seja realizada, não é possível tratar a água para chegar ao consumidor final, certo?
Então, assim funciona o endomarketing. Para aplicar na comunicação interna e fazer com que todos – sem exceção – sejam valorizados e sigam os mesmos objetivos da organização, para entregar o melhor resultado.
3. Melhora a comunicação interna
A comunicação interna atua em conjunto com o endomarketing. Sendo assim, para que as estratégias sejam efetivas, as empresas podem passar as informações por outros meios de comunicação interna.
Por exemplo, uma empresa de filtro secador ar condicionado, implementa canais como TV corporativa, aplicativos mobile entre outros.
Portanto, se a empresa aplicar de forma correta, vai contribuir para a motivação dos profissionais, gerando a satisfação de modo geral.
4. Diminui a rotação de equipe
Por fim, manter a mesma equipe em uma empresa nem sempre é tão fácil. Mas, com o endomarketing é possível!
Isso porque ao aplicar as estratégias vai diminuir a rotatividade devido a grande satisfação dos colaboradores em exercerem determinadas funções.
Assim, os colaboradores “vestem a camisa” e se tornam fiéis funcionários mantendo o comprometimento com a sua marca.
Além disso, evita possíveis problemas de saúde, como transtornos psicológicos que podem ser causados quando há insatisfação no serviço, diminuindo as ausências no setor de trabalho.
Gostou do nosso post sobre as quatro razões para aplicar o endomarketing na sua empresa? Então, compartilhe com os colegas e deixe seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.