gateway

Entenda as vantagens e desvantagens de um gateway de pagamento para seu negócio. 

A implantação de um gateway de pagamento é uma medida que traz diversos benefícios às lojas físicas e online. Empresas que fabricam tomador de pressão, por exemplo, podem usar esse recurso para atrair novos clientes e aumentar suas vendas.

 

Como nem tudo são flores, há também desvantagens. Portanto, antes de bater o martelo e decidir adotar esses serviços, é importante avaliar com cuidado, entender as necessidades do seu negócio e entender o que cada um pode oferecer.

 

Continue lendo para entender o que é um gateway de pagamento, quais são os principais benefícios e desvantagens e conhecer alguns exemplos práticos de empresas que usam esse método de cobrança em suas lojas.

O que é um gateway de pagamento?

Um gateway de pagamento é um serviço que permite a uma empresa ou indivíduo receber pagamentos eletrônicos de seus clientes. É uma solução que age como uma interface entre a companhia e a instituição financeira do consumidor que faz o pagamento. 

 

Em outras palavras, o gateway de pagamento atua como um intermediário entre o comprador e o vendedor durante o processo de pagamento online. Ele processa as informações de pagamento e transfere o dinheiro para a conta bancária do vendedor. 

 

O gateway de pagamento suporta diferentes métodos de pagamento, portanto, empresas de equipamentos para academia residencial, por exemplo, podem diversificar seus modos de recebimento com esse recurso.

 

Os gateways são uma parte importante do comércio eletrônico, amplamente utilizados por empresas que vendem produtos e serviços online. Eles ajudam a tornar as transações online mais seguras, rápidas e convenientes para todos os envolvidos.

Como funciona?

O funcionamento de um gateway de pagamento pode variar um pouco de acordo com a empresa que oferece o serviço, mas de maneira geral, o processo envolve algumas etapas em comum.

 

O cliente seleciona os produtos ou serviços que deseja comprar e inicia o processo de pagamento no site ou aplicativo do vendedor. O gateway é então acionado e o cliente é redirecionado para a página de pagamento, onde insere as informações solicitadas.

 

O gateway de pagamento verifica se as informações são válidas e se há fundos disponíveis para a transação. Se a operação for aprovada, a plataforma envia uma confirmação para a empresa, processa o pagamento e transfere o dinheiro para a conta bancária do vendedor.

 

É importante notar que, assim como empresas de impressão de pastas personalizadas, os gateways de pagamento geralmente cobram uma taxa pelo uso de seus serviços, que pode variar dependendo do volume de transações ou do tipo de pagamento. 

 

Essas taxas geralmente incluem uma porcentagem da transação e/ou um valor fixo por transação. O vendedor deve levar esses valores em consideração ao decidir qual plataforma utilizar.

Qual a importância desse recurso?

Os gateways de pagamento ajudam a proteger tanto o comprador quanto o vendedor durante o processo de transação, usando recursos como criptografia, autenticação de transações, verificação de fraude e proteção contra chargebacks.

 

Essas plataformas permitem, também, que os compradores façam a compra online de uma bomba dosadora de cloro, por exemplo, de forma fácil e conveniente, sem precisar sair de casa ou usar dinheiro físico.

 

Usar um gateway para processar os pagamentos feitos à sua empresa é uma forma de inspirar confiança aos clientes, uma vez que a transição é intermediada por um terceiro. Isso pode aumentar as chances de fechar vendas com compradores novos, principalmente.

Entenda as vantagens de usar um gateway

Além da possibilidade de ter uma visão clara das informações a respeito de pagamentos, como a média de valores de compra, fabricantes de filtro multimídia, por exemplo, percebem diversos benefícios ao integrar um sistema de pagamentos como os gateways às suas lojas online.

 

Confira algumas das principais vantagens desse tipo de recurso e, também, quais desvantagens os gateways de pagamento podem trazer para o seu negócio.

Segurança

Os serviços de gateway de pagamento utilizam a autenticação em duas etapas e criptografia para proteger as informações de pagamento dos clientes, impedindo que elas possam ser interceptadas por hackers.

 

Essas plataformas também podem verificar se uma transação é legítima antes de processá-la, detectando operações fraudulentas ou suspeitas e reduzindo o risco de perdas financeiras para a empresa.

 

Além disso, empresas de manutenção mecânica de máquinas industriais, por exemplo, podem se proteger de estornos injustos ou fraudulentos, usando recursos como disputas de cobranças e políticas de reembolso.

Conveniência e ampliação do público-alvo

Uma das maiores vantagens do uso dos gateways de pagamento é poder oferecer diversas opções de pagamento, incluindo cartão de crédito, débito, transferência bancária, carteiras digitais e outros métodos de pagamento nacional e internacional. 

 

Isso permite que os compradores escolham a opção que é mais conveniente e adequada às suas necessidades, eliminando barreiras para novos clientes. 

 

Empresas que prestam o serviço de gerenciamento de áreas contaminadas, por exemplo, podem contar com plataformas de pagamento intuitivas e fáceis de usar, o que reduz as dificuldades durante o processo de compra.

 

Os sistemas podem ser usados em diferentes plataformas e dispositivos, incluindo desktops, laptops, smartphones e tablets. Assim, os compradores podem fazer compras de qualquer lugar, hora, usando o dispositivo de sua escolha.

Redução de custos

A implantação dos gateways automatiza o processo de pagamento, eliminando a necessidade de lidar com transações em dinheiro ou cheques e reduzindo os custos operacionais, como a contratação de funcionários adicionais.

 

Além disso, elimina a necessidade de mais uma infraestrutura complexa dentro de uma empresa que faz inventário florestal, por exemplo, para processar pagamentos, seja uma rede de terminais de ponto de venda ou sistemas de processamento de pagamento separados. 

 

Assim, há redução dos custos de hardware e software associados a esses sistemas e, consequentemente, dos custos de manutenção, atualização e suporte técnico, uma vez que a plataforma é responsável pelo funcionamento do gateway, e não a empresa. 

 

A terceirização do serviço também é uma forma de minimizar custos de regulamentação e outras burocracias relacionadas aos pagamentos.

 

E ainda, associado ao aumento da segurança, há o benefício de diminuir as perdas e gastos envolvidos em transações fraudulentas e ataques de hackers na internet.

Integração

O gateway de pagamento pode ser integrado a outros sistemas da empresa por meio de APIs, uma interface de programação de aplicativos que permite a comunicação entre diferentes sistemas, como os softwares de gestão ou contabilidade. 

 

A API do gateway de pagamento permite que a empresa acesse informações de pagamento em tempo real, como dados do cartão de crédito do cliente, endereço de faturamento, status de pagamento, histórico de transações e outros detalhes relevantes.

 

Além disso, muitos gateways oferecem plugins ou módulos que podem ser instalados em sistemas de comércio eletrônico populares, fazendo facilmente a integração entre o gateway e a loja virtual e facilitando o gerenciamento de pagamentos e pedidos. 

E quais são as desvantagens?

Embora existam muitos benefícios em usar um gateway de pagamento, também existem algumas desvantagens que as empresas devem levar em consideração antes de decidir adotar essa solução de pagamento. 

 

Os gateways de pagamento geralmente cobram uma taxa por transação, que pode ser uma porcentagem da transação ou uma taxa fixa. Esse valor pode gerar custos para as empresas que processam um grande volume de pagamentos. 

 

Além dos custos, há a questão do tempo. O processo de transferência de fundos pode levar alguns dias e, em alguns casos, isso pode chegar a afetar o fluxo de caixa das empresas.

 

As empresas que usam gateways de pagamento precisam cumprir com os requisitos de conformidade, como o PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados do Setor de Cartões de Pagamento).

 

Apesar de oferecer recursos de segurança, como a verificação de transações e a proteção contra chargebacks, os gateways de pagamento não são imunes a fraudes. As companhias precisam estar atentas aos riscos e monitorar as transações de perto.

 

Problemas técnicos também podem ocorrer nos gateways, afetando a capacidade das empresas de processar pagamentos e a experiência do cliente. 

 

Esse é um risco constante quando se está dependente de um terceiro para intermediar suas transações, o que limita sua flexibilidade e controle sobre o processo de pagamento.

Conheça exemplos reais

Muitas empresas em todo o mundo usam gateways de pagamento para processar transações de pagamentos online. Alguns exemplos de grandes nomes do mercado que usam gateways são: 

 

  • Mercado Livre;
  • Shopify;
  • Netflix;
  • PayPal;
  • PagSeguro.

 

O Mercado Livre, um marketplace online popular na América Latina, usa um gateway de pagamento para processar transações de pagamento de seus vendedores e compradores, assim como a Shopify

 

Já a Netflix integra o gateway de pagamento ao processamento das mensalidades dos assinantes, enquanto o PayPal e a PagSeguro são exemplos de gateways muito conhecidos que usam o mesmo recurso para receber seus pagamentos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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