Nos últimos tempos, o marketing de influência experimentou um crescimento significativo. Esse tipo de marketing envolve colaborações entre empresas e indivíduos influentes nas redes sociais para promover produtos, serviços ou marcas.
Com o aumento do uso das redes sociais e o poder das recomendações pessoais, o marketing de influência se tornou uma estratégia eficaz para alcançar e engajar o público, que está a todo momento consumindo o conteúdo de alguma figura pública.
As pessoas estão buscando cada vez mais recomendações autênticas e confiáveis ao tomar decisões de compra. Os influenciadores digitais, que acumularam seguidores leais, têm a capacidade de impactar as opiniões e decisões de compra de seus seguidores.
As marcas perceberam o potencial de se associar a esses influenciadores para alcançar um público maior e construir confiança em torno de seus produtos ou serviços, além de oferecer uma forma mais orgânica de publicidade.
Isso ajuda a evitar a sensação de publicidade intrusiva e permite que as marcas se conectem de forma mais genuína com seu público-alvo, como faz a melhor empresa de locadora de andaimes do mercado.
Com o crescente impacto dos influenciadores nas decisões de compra, o marketing de influência evoluiu para incluir uma ampla gama de formatos, como posts patrocinados em mídias sociais, vídeos de produtos, resenhas, colaborações em eventos e muito mais.
Além disso, as marcas estão se tornando mais seletivas na escolha dos influenciadores com os quais desejam se associar, buscando afinidade com a marca, autenticidade, engajamento dos seguidores e alinhamento com seus valores.
O fato é que o marketing de influência cresceu muito nos últimos tempos, não apenas como um novo conceito de mercado, mas também como uma estratégia poderosa e eficaz para as marcas alcançarem seu público-alvo de maneira autêntica e confiável.
Com a ascensão das redes sociais e a busca por recomendações pessoais, as colaborações com influenciadores se tornaram uma maneira poderosa de impulsionar o reconhecimento da marca, seja uma empresa de limpeza ou qualquer outra.
Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais sobre essa poderosa estratégia, que está mudando por completo a maneira como as empresas trabalham, empregos são gerados produtos/serviços são divulgados no meio digital.
Entenda o que é marketing de influência
Inicialmente, é importante compreender que o marketing de influência é simplesmente uma tática de marketing que engloba a parceria entre empresas e pessoas influentes nas mídias sociais, visando promover produtos, serviços ou marcas.
Os influenciadores digitais, nome dado aos profissionais que trabalham com isso, que têm um grande número de seguidores e influência em nichos específicos, são contratados pelas marcas para criar conteúdo relacionado aos seus produtos ou serviços.
Esses influenciadores têm a capacidade de impactar as opiniões e decisões de compra de seus seguidores devido à relação de confiança que estabeleceram com eles, seja na compra de uma peça de roupa ou de um serviço de pintura epóxi piso.
Não é à toa que, nos últimos tempos, as marcas aproveitam essa confiança e credibilidade para promover seus produtos ou serviços por meio de recomendações autênticas e genuínas feitas pelos influenciadores através das redes sociais.
O marketing de influência pode assumir diferentes formas, como posts patrocinados nas redes sociais, vídeos de produtos, resenhas, participação em eventos, entre outros formatos de conteúdos que façam a marca ser cada vez mais conhecida.
As marcas buscam influenciadores cujo público-alvo seja relevante para seus produtos e serviços, garantindo uma maior conexão e engajamento com os consumidores em potencial, afinal de contas, é isso que garante a confiança para a venda.
Essa estratégia tem ganhado destaque nos últimos anos devido ao aumento do uso das redes sociais e à mudança no comportamento do consumidor, seja em uma empresa que presta serviços de alpinismo industrial ou que vende móveis planejados.
As pessoas estão buscando recomendações autênticas antes de tomar decisões de compra, e os influenciadores se tornaram uma fonte confiável para elas, pois gera a conexão de pessoa para pessoa, o que ainda é um grande desafio para as empresas.
Benefícios de trabalhar com o marketing de influência
Tendo entendido tudo isso até aqui, já podemos imaginar que trabalhar com marketing de influência oferece uma série de benefícios para as marcas. Sendo assim, aqui estão alguns dos principais benefícios que ele traz para o seu negócio, confira:
- Alcance do público-alvo;
- Credibilidade e confiança;
- Engajamento autêntico;
- Acesso a novos públicos;
- Variedade de formatos de conteúdo;
- Mensuração de resultados.
Esses são apenas alguns dos benefícios de trabalhar com o marketing de influência. No entanto, é importante que as marcas escolham influenciadores alinhados com seus valores, público-alvo e objetivos de marketing para maximizar o potencial dessas parcerias.
A relevância do marketing de influência na atualidade
Quando uma marca de gesso acartonado ou qualquer outra resolve apostar no marketing de influência, já que tem se tornado cada vez mais importante nos dias atuais, entende-se que ele traz muito mais do que apenas os benefícios listados acima.
Os consumidores estão se tornando mais desconfiados da publicidade tradicional, ou seja, eles valorizam recomendações autênticas e confiam mais nas opiniões de pessoas que consideram influentes, o que é exatamente entregue pelo marketing de influência.
As redes sociais se tornaram um canal fundamental para a comunicação e interação entre as pessoas, e são nelas que os influenciadores têm um grande alcance nessas plataformas e estão constantemente produzindo conteúdo relevante e atrativo.
Os influenciadores têm seguidores que compartilham interesses específicos e pertencem a determinados nichos. Isso oferece às marcas a oportunidade de direcionar suas mensagens para públicos segmentados e mais propensos a se interessar pelo que elas vendem.
Com a expansão do comércio eletrônico, as empresas estão enfrentando uma concorrência cada vez maior. O marketing de influência pode ser uma maneira eficaz de se destacar da concorrência, como fez a melhor empresa de instalação de câmeras.
O fato é que o marketing de influência se tornou importante nos dias atuais devido a diversas razões, permitindo que as marcas se conectem com o público de forma mais autêntica, gerando confiança, visibilidade e diferenciação em um mercado competitivo.
Principais estratégias do marketing de influência
Partindo para a prática, sabemos bem que desenvolver estratégias de marketing de influência pode parecer um bicho de sete cabeças. Por isso, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a colocar isso em prática de maneira bem mais simples, confira:
Parcerias de influenciadores
Essa estratégia envolve a colaboração direta entre uma marca e um influenciador para promover um produto, serviço ou campanha específica. Nesse caso, a marca seleciona um influenciador cujo público-alvo seja relevante para seus objetivos de marketing.
A parceria pode envolver diferentes tipos de conteúdo, a chave para uma parceria de sucesso é garantir que o influenciador esteja alinhado com os valores e a identidade da marca, seja uma de caçamba de entulho ou até mesmo uma marca de beleza.
Programas de embaixadores de marca
Nessa estratégia, a marca estabelece uma parceria de longo prazo com influenciadores que se tornam embaixadores da marca. Esses influenciadores têm um relacionamento mais próximo com a marca e se comprometem a promovê-la regularmente em seus conteúdos.
Eles podem compartilhar suas experiências com os produtos da marca, aqui, o mais importante é construir um relacionamento de confiança contínuo com o público-alvo e aumentar a visibilidade e a credibilidade da marca ao longo do tempo.
Conteúdo gerado pelos usuários (UGC)
Nessa estratégia, a marca incentiva seus seguidores e clientes a criar e compartilhar conteúdo relacionado à marca nas redes sociais. Isso pode incluir fotos, vídeos, resenhas, depoimentos e experiências relacionadas aos produtos ou serviços da marca.
A marca pode destacar e repostar esse conteúdo gerado pelos usuários em suas próprias plataformas, criando uma interação mais autêntica e envolvente com o público, seja uma marca de pergolado de madeira ou de qualquer outro segmento.
Essas três estratégias do marketing de influência podem ser implementadas individualmente ou combinadas, dependendo dos objetivos e recursos da marca. O importante é selecionar influenciadores relevantes e criar bons conteúdos.
Dicas de como colaborar com influenciadores
Para finalizar, sabemos que para o marketing de influência ser um sucesso no seu negócio, ele precisa contar com a colaboração entre marcas e influenciadores. Sendo assim, confira algumas dicas abaixo de como fazer isso:
Defina seus objetivos
Antes de iniciar uma colaboração com influenciadores, é importante definir claramente seus objetivos. Identifique o que deseja alcançar com a parceria, seja aumentar a visibilidade dela, impulsionar as vendas de um produto específico ou expandir para um novo mercado.
Personalize a abordagem
Ao entrar em contato com os influenciadores, evite abordagens genéricas e frias. Por isso, faça uma pesquisa sobre o influenciador, acompanhe seu trabalho e mostre que você está familiarizado com seu conteúdo e que você admira em seu trabalho.
Ofereça uma proposta de valor clara
Para garantir o interesse do influenciador, é fundamental apresentar uma proposta de valor clara. Sendo assim, explique como a parceria pode ser vantajosa para ele e seu público, destaque os benefícios que a colaboração trará e esteja aberto para negociações.
Lembre-se de que a autenticidade é um ponto fundamental para se trabalhar com o marketing de influência, portanto, permita que os influenciadores expressem sua personalidade e criatividade ao promover sua marca.
Considerações finais
Dessa forma, verá que uma colaboração bem-sucedida com influenciadores pode impulsionar o reconhecimento da marca, aumentar o engajamento e gerar resultados significativos para sua estratégia de marketing.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, em parceria com o site Eduardo Larbac, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.