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Estratégias para a Black Friday para empresas B2B

A Black Friday já é uma tradição em nosso país, e a cada ano que passa tem se tornado cada vez mais popular. As empresas aproveitam essa data e exploram não apenas um dia de ofertas, mas muitas vezes o fim de semana, a semana e até o mês inteiro de novembro.

Ademais, é certo dizer que essa data é válida para muitos segmentos, por exemplo, para os seguintes:

Então, para fazer parte desse evento anual, basta a empresa entender seu público e usar essa data a seu favor, afinal as pessoas esperam o ano todo para comprarem itens com descontos na Black Friday.

Para se ter uma ideia, só no ano de 2021, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), cerca de 62,5% dos lojistas brasileiros participaram das promoções no Black Friday.

Essa é uma prova que as pessoas aderem a cada ano a essa data, procurando sapatos, bolsas, serviços de manutenção industrial empresas, tudo que possa render pelo menos algum descontinho, ainda mais após anos tão difíceis devido a uma pandemia mundial.

Para entender melhor como a Black Friday pode ser benéfica para as lojas de produtos e serviços, separamos alguns pontos importantes nesse artigo, mas já adiantamos que ela pode render ótimos resultados para o universo B2B.

O que é Black Friday?

A Black Friday é uma das datas mais tradicionais do comércio americano, que se espalhou para o mundo todo, esse evento comercial é conhecido pelos descontos em produtos de diversas categorias, sejam em estabelecimentos físicos ou lojas online.

Essa data surgiu no século 19 e está ligada ao Dia de Ação de Graças, que ocorre na última quinta-feira do mês de novembro. Neste ano de 2022, a Black Friday acontecerá no dia 25 de novembro, e com isso marca o período de compras do fim do ano.

O evento chegou com tanta força em solo nacional, que o sucesso de vendas no Brasil impulsiona versões como o Black Week (uma semana de ofertas), ou o Black Month (um mês inteiro de ofertas).

Por exemplo, uma empresa de manutenção corretiva em transformadores pode criar uma semana inteira de ofertas para os seus serviços, e não apenas na sexta que está agendada o Black Friday.

Ademais, é importante ressaltar que essa é uma data tão importante para o comércio do país que perde apenas seu faturamento para o feriado de Natal.

O mercado B2B também participa da Black Friday?

A Black Friday é uma data que pode ser explorada por todos os modelos de negócios, principalmente pelo B2B (Business to Business), só é preciso que seja elaborado um planejamento e uma boa estratégia para adaptar seus serviços e produtos a essa data.

Para entender melhor como a Black Friday pode ajudar a sua empresa do segmento de negócios para negócios, conheça as principais razões para investir nessa campanha:

Fechar aquela negociação perdida

Por exemplo, uma empresa de registro de direito autoral de logotipo que tem um cliente que ficou de fechar o negócio, mas acabou sumindo, pode apostar em uma boa promoção que, com certeza, vai fazer esse consumidor surgir e finalmente fechar a compra.

Por isso, identifique todas as suas negociações perdidas e explore o desejo dos seus possíveis clientes, faça aquela promoção de encher os olhos, onde eles não terão como recusar.

Aumentar o ticket médio das suas vendas

Pode ter certeza que essa é a ocasião perfeita que você estava procurando para aumentar seu ticket médio. Isso porque, com o Black Friday você vai aumentar relativamente suas vendas, por isso crie estratégias e alinhe seu comércio com o pós-vendas.

Destacar-se da concorrência

Essa é uma ótima oportunidade para se destacar dos seus concorrentes, afinal com o desconto certo você vai atrair mais clientes. 

Sendo assim, entre uma empresa de projeto de rede de distribuição de energia elétrica que faz ofertas de Black Friday e outra que mantém os preços, os clientes com certeza vão optar pela primeira, ou seja, a que faz promoção.

Dessa forma, esse momento se torna uma ótima oportunidade de fechar negócio com quem está realizando cotação entre você e seu concorrente.

Estratégias para empresas de B2B na Black Friday

Todo o mundo precisou se adaptar devido à pandemia de Covid-19, inclusive as empresas B2B. Ademais, segundo dados de uma pesquisa da consultoria McKinsey, 96% das empresas deste segmento adotaram novas opções de vendas.

O número de pedidos por aplicativos cresceu 250% durante o período pandêmico, isso mostra como é importante para as empresas de B2B acompanhar o mercado e seguir as mudanças.

Desse modo, para conseguir acompanhar esse crescimento de vendas online e a Black Friday, conheça algumas estratégias para usar no seu negócio B2B, seja uma empresa de desembaraço aduaneiro bagagem desacompanhada ou qualquer outra.

1 – Ofereça descontos e benefícios para fidelizar clientes

No segmento de B2B é comum que as compras ou as contratações sejam feitas de uma forma habitual, por isso essa dinâmica pode ser explorada de diversas formas durante a Black Friday.

Então, pensando nisso, garanta descontos e condições especiais para os contratos recorrentes. Por exemplo, uma equipe de topografia pode oferecer um desconto para as empresas que fecharem um contrato anual.

Ademais, também é possível aprimorar a estratégia, sendo um valor x para os contratos mensais e um valor menor por mês para os contratos anuais, com isso você consegue garantir que esse cliente fique na sua empresa por pelo menos 1 ano, fidelizando.

2 – Ofereça opções de pagamento e parcelamento

Você pode explorar a Black Friday ao máximo, não apenas criando descontos ou algo que seja relacionado aos valores dos produtos.

Se você tem uma empresa de PABX voip nuvem, por exemplo, pode oferecer nesta data diferentes formas de pagamento ou parcelamento, como aumentar o número de parcelas sem juros, se for benéfico para você, enquanto empresa, e para o seu cliente

3 – Busque oportunidades

Uma boa forma de aproveitar a Black Friday é oferecendo aos seus clientes algo que desperte o interesse deles.

Invista em ofertas e upgrades, além de outras estratégias. Dessa forma, ofereça na Black Friday melhorias de planos, versões mais modernas ou valores ou condições de pagamento mais vantajosas para os clientes que já possuem seus serviços.

Você também pode oferecer testes dos seus serviços por um curto período de tempo, assim o cliente conhece sem compromisso, e se gostar, já efetua a compra.

Outra ideia é o cross sell, que é uma estratégia que oferece produtos ou serviços complementares àqueles que já foram adquiridos. Pensando nisso, você pode montar kits de serviços ou produtos com preços especiais.

4 – Ofereça vantagens para os seus clientes atuais

Ofereça vantagens para os clientes que sempre compram seus serviços, essa é uma forma de aumentar os contratos e torná-los ainda mais fiéis a sua marca, aqui é importante ser verdadeiro e oferecer reais vantagens para seus consumidores.

Lembre-se que é mais barato manter um cliente que já é seu do que conquistar um novo. Por isso, não deixe os leads qualificados escaparem.

5 – Aproveite para renovar ou estender contratos

Você pode oferecer descontos para aqueles que forem renovar os contratos ou upgrades do serviço com um valor mais baixo que a média.

Com isso, você garante mais estabilidade e previsão, ou seja, essa é uma ótima vantagem para ambos, tanto para você que vende o produto ou serviço quanto para quem os compra.

6 – Crie uma estratégia para ativar vendas perdidas

Crie uma oferta ou vantagem para um produto ou serviço imperdível, aproveite o gancho da Black Friday para conseguir fisgar os leads que você tanto deseja ou aquelas vendas perdidas.

O desconto oferecido pode fazer com que aquela pessoa que já conhece seu produto, mas estava em dúvida, feche um negócio com a sua empresa.

Sendo assim, explore ao máximo as campanhas de marketing e principalmente os e-mail marketing, assim esses consumidores vão saber de todas as vantagens sobre seus produtos e serviços.

7 – Aproveite para promover um novo produto ou serviço

Se você está preparando um lançamento, espere um pouco e anuncie na Black Friday, afinal esse é o momento onde as pessoas estão sedentas por promoções, sendo assim é uma boa oportunidade para alavancar as vendas desse lançamento.

8 – Ofereça vantagens para quem indicar novos clientes

As indicações costumam ter baixo custo e atrair leads bem mais qualificados. Afinal, ele vai atrás da sua empresa já sabendo do que ela se trata, sem contar que ele vai estar muito confiante, pois ouviu falar bem sobre seus produtos.

Por isso, crie campanhas de indicações, por exemplo: se a pessoa indicar, ela ganha um desconto. Com isso, você vai conseguir criar promotores da sua marca e recrutar novos clientes.

É importante ressaltar que todas as estratégias precisam ser bem planejadas, por isso calcule todas as promoções e vantagens para que sua empresa não saia no prejuízo, afinal a Black Friday precisa dar lucro para o seu empreendimento, e não o contrário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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