Guia prático: se posicionando no mercado diante da crise

Implemente 6 passos no seu negócio e trabalhe de forma eficiente diante do “novo normal”

 

O mundo migra para o digital. Ficar para trás não pode mais ser uma opção

Diante da pandemia do Novo Coronavírus, o mercado sofreu mudanças significativas em escala global. Uma das principais pode ser apontada pela necessidade de uma presença digital, frente ao plano de contenção do vírus e quarentena com portas fechadas na maioria dos setores. Diante disso, pudemos observar muitas empresas tomando decisões precipitadas, relacionadas principalmente ao marketing.

Assim, foi necessário que ressignificassem a maioria de seus processos e adotassem medidas antes não imaginadas. Como, por exemplo, o home office e o controle das equipes a distância. Além da necessidade de uma presença online mais forte de suas marcas. Logo, se fez essencial implementar novas formas de se posicionar e adotar estratégias e ferramentas que facilitem este processo.

Nesta matéria trataremos sobre as transformações na dinâmica mercadológica, como sobreviver às novidades oriundas da crise e dicas de como implementar passos simples no seu negócio e dar a volta por cima.

O mercado nunca mais será o mesmo, nem a forma de atrair clientes

Frente a todas essas oscilações apresentadas, um dos setores mais impactados, com certeza, foram as Pequenas e Médias Empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Resultados DigitaisEndeavor e PEGN, a maioria delas manteve as mesmas ferramentas que possuíam antes da crise. Contudo, algumas destas empresas foram além e procuraram se digitalizar como uma saída frente a crise, buscando ferramentas capazes de facilitar o relacionamento com seus clientes.

Dentre essas empresas, 22% apostaram em softwares de automação de marketing e vendas e outros 22% recorreram a softwares de gestão de mídias sociais e Whatsapp. Ainda de acordo com a pesquisa, 71,1% delas acredita que a maior preocupação no momento é melhorar o setor de marketing e vendas. Assim, chegamos ao momento onde essas pequenas e médias empresas devem analisar e investir em uma presença digital de qualidade.

Comparadas as gigantes de mercado, as pequenas e médias empresas não possuem uma presença digital expressiva. Um fato é, com o processo da fechada de portas, por conta da pandemia, muitas empresas foram obrigadas a migrar para o digital e assim aprenderem a lidar com uma nova realidade. Dessa forma, para alcançarem leads através da internet elas precisam investir em ferramentas que compense esta desvantagem. 

Presença digital como diferencial: o marketing multicanal como solução para alcançar leads

Como dito, as grandes empresas saíram em vantagem com as mudanças ocasionadas pela pandemia. Primeiramente, pelo fato de serem bem posicionadas no mercado, com marcas fortes, fidelizadas e por oferecerem uma variedade de soluções.

Contudo, é a vez das pequenas e médias empresas se posicionarem no mercado como forma de vencerem a crise. Assim, para acelerarem se adequarem as novas necessidades é essencial que se invista em um marketing multicanal. Ou seja, em estratégias provenientes de diferentes frentes. Para isso, existem inúmeras possibilidades e a atenção da empresa deve estar sobre seu cliente. Em que rede ele está? Como alcanço a atenção dele?

Para isso, preparamos dicas que vão te auxiliar a alcançar e reter seus clientes de maneira eficiemte.

Como adaptar processos e garantir uma maior retenção de clientes

1. Tudo começa pelo seu posicionamento

Se sua empresa acredita que a realidade de mercado está mudando e é necessário se atualizar, procure formas de se adequar a essa nova realidade. São inúmeras as opções que podem educar e auxiliar você neste processo de mudança. Elas serão a chave para continuar progredindo.

2. Procure por oportunidades, não espere o normal voltar

Em segundo lugar, é hora de se adequar a nova realidade. Se você precisa intensificar sua presença digital, busque ferramentas para atender as novas demandas. Não fique esperando os processos se normalizarem, pois seus concorrentes passarão a sua frente.

3. Não ignore o problema, dê o suporte necessário tanto para a sua equipe quanto para seus clientes

Agora, não é hora de ignorarmos o que está dando problema. Seja com sua equipe ou um feedback negativo de seus clientes. Esteja atento ao que não está funcionando e modifique. A solução de problemas é uma das ferramentas essenciais para seu negócio.

Busque as melhores formas de solucionar problemas em tempos de crise. Elas podem ser o diferencial do seu negócio. São muitas as formas de conseguir isso, busque as mais adequadas para o seu tipo de empresa.

4. Esteja disponível, tenha respostas certas no tempo ideal

Invista em canais de atendimento. Estar disponível 24 horas por dia para solucionar qualquer dúvida de seus clientes hoje em dia é essencial. Mas estar online por todo esse período é humanamente impossível.

Por isso, é essencial que você invista em ferramentas que solucionarão esse problema. Abra canais de contato direto com seus clientes. Otimize seu tempo e aposte em soluções digitais como WhatsApp e Chatbots. Acredite, atualmente essas ferramentas são essenciais.

Que cliente não gosta de ser bem atendido? Faça disso um dos objetivos de sua empresa, assim você poderá contar com a fidelidade deles no futuro. Procure as melhores formas de otimizar trabalhos repetitivos e ferramentas que facilitem esse trabalho. Assim, você pode focar no que realmente é necessário, uma melhor experiência no atendimento online.

5. Crie opções para seus clientes, esteja atento as necessidades do momento

Esteja atento a necessidade de seus clientes, pense que a retenção é mais importante e lucrativa do que a obtenção de novos leads. Viabilize o que achar que é necessário para mantê-los fiéis a sua marca. Seja um desconto, uma negociação de prazos mais flexíveis, agilidade nos processos, melhor entrega, um bom delivery. Observe o que é importante para eles e invista nesse tipo de soluções.

6. Faça e seja a diferença

Não fique esperando as soluções para os problemas de sua empresa aparecerem magicamente. Busque ferramentas que facilitem seu trabalho e implemente estratégias de marketing digital para se posicionar bem no mercado.

Atualmente, qualquer estratégia pode ser um diferencial que te manterá no topo e garantirá uma melhor forma de lidar com todas as complicações que estamos lidando. Pronto, agora é só dar o passo inicial e vencer essas dificuldades!

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