A influência da inteligência artificial no atendimento ao cliente

A inteligência artificial atingiu níveis impressionantes, oferecendo aos usuários a facilidade necessária para cumprir suas tarefas do dia a dia. Com sistemas avançados alimentados por soluções automatizadas, podemos fazer uma reserva em restaurante, pedir uma pizza, agendar um serviço de instalação de sistema de som ambiente, dentre várias outras coisas. 

O setor de atendimento ao cliente está ganhando muito com isso. E, atrelado à já citada IA, conquistou quase todos os setores de negócios. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Transformando o atendimento

Ao transformar as interações de atendimento ao cliente, as soluções digitais baseadas em IA estão preparadas para melhorar todos os aspectos do seu negócio, incluindo experiência, fidelidade, reputação da marca, assistência preventiva e até a geração de fluxos de receita. 

Pesquisas apontam que, até o fim deste ano, mais de 85% de todas as comunicações de suporte serão realizadas por meio de chatbots, por exemplo. 

Parece ficção, mas não é!

De acordo com um estudo recente, até 42% dos clientes B2C mostraram mais interesse em comprar depois de experimentar um bom atendimento ao cliente. O mesmo estudo também afirma que 52% pararam de comprar devido a uma única interação decepcionante.

Além de tudo isso já citado, é verdade que a tecnologia tem poder suficiente para mudar a forma como as soluções são projetadas. Há também uma excitação enorme  sobre como isso substituirá completamente a necessidade de colaboradores humanos.

E há duas funções dentro do AI que corroboram para isso:

  1. a) Aprendizado de máquina e
  2. b) Processamento de linguagem natural 

O aprendizado de máquina dentro de uma empresa de manutenção de elevadores, por exemplo, é atribuído a um sistema que produz uma grande quantidade de dados para aprender com ele. 

Então, quanto mais se falar sobre o tema, mais o chatbot estará apto a responder as dúvidas.

A Inteligência Artificial gira em torno desses dois recursos para potencializar o trabalho dos agentes de suporte ao cliente. Isso permite que as empresas ofereçam serviços eficientes aos clientes, como se fizessem a confecção de uniformes, antes mesmo de saberem o tamanho dos mesmos.

IA como interlocutor de sua marca

Nos últimos anos, vimos as redes sociais inundadas com pessoas sedentas por novidades referentes aos aplicativos de mensagens. Elas confiam neles não apenas para se comunicarem, mas também para se envolverem com as marcas com as quais querem conhecer ou as que já estão familiarizadas. 

É por isso que os serviços de chatbot podem fornecer uma oportunidade incrível para as empresas se conectarem com clientes novos e existentes e promover um fluxo de receita inimaginável.

Os chatbots podem ser integrados com recursos baseados nessa ideia. Outras indústrias seguem em direção a esse espaço e incluem ramos como os de  moda, turismo, alimentos, companhias aéreas, comércio eletrônico, hotéis, marcas para reservar voos, hospedagem em hotéis, dentre várias outras. 

O mundo está ansioso para que as próximas indústrias adotem a tendência. E você, também está?

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

 

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