Marketing Digital: guia completo para começar sua estratégia

Você sempre adiou a entrada de sua empresa para o mundo digital, mas esse ano percebeu que as mudanças estão se tornando inevitáveis? Iniciar a sua produção de Marketing Digital do zero pode parecer difícil, mas entendendo bem os termos e estratégias certos, você conseguirá introduzir o Marketing Digital em seus negócios e gerar bons resultados. Por isso, preparamos este guia que terá todas as informações para você começar hoje mesmo.

Principais conceitos utilizados no Marketing Digital

Existem muitos termos frequentemente utilizados quando falamos sobre Marketing Digital e é importante saber o significado dos mais comuns para que possamos compreender bem as estratégias antes de traçá-las.

1. Lead

O lead nada mais é do que aquele cliente em potencial. Ou seja, as pessoas que você pode atingir através das estratégias desenvolvidas e que tem interesse pelo seu conteúdo, pelo seu produto ou serviço. É toda pessoa que interage com sua marca ou negócio e te fornece dados de contato. Nesse caso, você tem uma oportunidade de negócio.

2. Inbound Marketing

De forma resumida, o Inbound Marketing é uma estratégia que coloca o cliente em foco, procurando solucionar seus problemas e dores. O produto ou o serviço do seu negócio não é mais o centro da sua estratégia. Isso é feito através de uma estratégia de conteúdo para atrair, engajar e fidelizar pessoas.

3. Funil de Vendas

O funil de vendas faz parte de uma estratégia de Inbound Marketing. Ou seja, uma estratégia baseada em conteúdos que atraem as pessoas e as encaminham através de uma “jornada do cliente”. Através dele dividimos três tipos de conteúdos que vão atrair, fornecer informações e capacitar a decisão de compra pelos leads.

Esses conteúdos podem ser divididos em:

  • Topo do funil: conteúdo para atração, focado na identificação dos leads com problemas comuns no dia a dia.
  • Meio do funil: conteúdo para educar os leads, resolve dúvidas e apresenta soluções para os problemas iniciais.
  • Fundo do funil: conteúdo estimulando a decisão, os leads decidem que a solução para resolver seus problemas é o seu produto ou serviço.

4. Persona

A persona é a representação do seu cliente ideal e te possibilita ter uma maior precisão sobre para quem suas estratégias devem ser direcionadas se comparado ao seu público-alvo. Definindo uma persona você define o comportamento, as características e principais necessidades do seu cliente.

5. SEO (Search Engine Optimization)

SEO ou, de forma traduzida, Otimização para Mecanismos de Busca é um conjunto de fatores que vão ajudar a posicionar o seu site nas primeiras colocações das plataformas de pesquisa como Google.

Principais estratégias do Marketing Digital

O Marketing Digital já não é mais uma estratégia nova, hoje em dia já dispomos de muito conteúdo disponível na internet. Basicamente todos os assuntos estão disponíveis ao serem buscados no Google.

Porém, apesar de o mercado trazer sim muita concorrência, o Marketing Digital é muito versátil e consegue dar possibilidade de concorrência para todos, devido ao número de estratégias disponíveis.

Assim, essas estratégias surgiram como forma de diferenciação, mas buscando sempre um resultado mais eficiente. Se você está iniciando agora, é importante entender as opções para decidir quais os melhores caminhos a seguir e quais estratégia serão melhores para o seu negócio.

  • Marketing de conteúdo

A melhor forma de fazer um bom Marketing Digital é quando conseguimos entender as necessidades de nossos clientes, apresentar as soluções e levá-los a entender que nossos produtos ou serviços são suas principais necessidades.

Tudo isso deve acontecer no momento ideal, acompanhando seu ritmo através do funil de vendas e essa estratégia pode ser desenvolvida através da produção de conteúdo.

É importante saber determinar os melhores canais de distribuição desse conteúdo. Afinal, não adianta produzir o melhor conteúdo se você não o divulgar. As formas mais comuns de divulgação são:

  1. Blog
  2. E-mail
  3. SMS
  4. Redes Sociais
  • Redes Sociais

Primeiro, as redes sociais estão cada vez mais populares e há muito tempo deixaram de ser apenas uma forma de entretenimento. Hoje em dia, são um excelente canal de comunicação com possíveis clientes, uma ótima forma de divulgar seu conteúdo e estabelecer uma conexão com seus clientes.

Por lá também é possível atingir pessoas de forma mais específica através das ferramentas de segmentação presentes nas plataformas, que possibilitam diferenciar o conteúdo direcionado para um tipo específico de público que estará mais suscetível aos seus anúncios.

  • Email Marketing

Em segundo lugar, temos o email marketing como uma ferramenta incrível para sua estratégia de Marketing, pois te permite se comunicar de forma personalizada com seus clientes e, também, mensurar todos os seus resultados. Através de uma comunicação profissional que pode ter diversos objetivos.

  • SMS Marketing

Já o SMS Marketing é visto como a melhor estratégia para quem busca interagir, se relacionar ou influenciar o tipo de público ideal para sua empresa. Ela é eficaz e possui um excelente custo-benefício, com alcance massivo.

  • Automação do Marketing

Podemos elencar também a automação do Marketing como uma das maiores facilidades da atualidade, as Inteligências Artificiais criadas com objetivo de facilitar e escalar uma comunicação personalizada para milhares de pessoas. Através dessa automação é possível utilizar mais de uma estratégia e obter resultados de forma mais fácil e dinâmica facilitando, assim, o dia a dia nas empresas.

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