sustentabilidade

O papel da sustentabilidade nos negócios: como ser uma empresa responsável?

Atualmente, muitas empresas buscam por meios eficientes para se tornarem mais lucrativas. Você provavelmente já deve conhecer uma dessa forma, mas uma das mais eficientes é praticar a sustentabilidade, e nesse artigo iremos explicar o porquê.

Podemos dizer que a sustentabilidade é uma maneira de gerar lucros para empresas que atuam com atividades que causam impactos negativos na vida das pessoas e na natureza.

Por exemplo, usar água e energia elétrica de maneira consciente, gerenciar adequadamente os resíduos sólidos provenientes do seu negócio, pagar salários justos e oferecer um bom ambiente de trabalho são algumas das práticas que tornam uma empresa diferente.

Por exemplo, quando uma empresa especializada em serviços como uma transportadora produto químicos possui essas características, bem provavelmente ela terá a preferência dos consumidores.

Contudo, se você faz parte do grupo de pessoas que pensam que a preocupação com a sustentabilidade é algo comum apenas para grandes empresas, comece a deixar de lado essa crença.

Com o passar do tempo, cada vez mais micro e pequenos negócios estão investindo em recursos para contribuir com a sustentabilidade.

Inclusive empresas especializadas em trabalhar em áreas específicas, como um negócio que realiza manutenção em compressor de parafuso atlas copco, por exemplo.

Esse cenário já é realidade e a pesquisa realizada pelo Sebrae, chamada de “Engajamento dos pequenos negócios brasileiros em sustentabilidade e aos ODS”, deixa ainda mais claro que os recursos sustentáveis já estão sendo aplicados por pequenas empresas.

Para compor esse levantamento, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas conversou com 1.887 empreendedores dos setores de agropecuária, indústria, comércio e outros tipos de negócios.

O resultado desse levantamento foi que 90% dos empresários de diversas áreas, desde comércio de roupas até consultoria ambiental Campinas, concordam que suas empresas possuem um papel fundamental em relação à sustentabilidade, principalmente quando o assunto é economia local.

Dentre os motivos existentes que levaram os empreendedores a adotar práticas sustentáveis, temos a preservação ambiental (67%), reduzir custos (20%), melhorar o marketing e a propaganda (3%) e atender as legislações vigentes (2%).

Até aqui você deve ter notado que praticar ações sustentáveis pode gerar uma série de vantagens, mas o que de fato é a sustentabilidade? Neste artigo iremos reunir as informações mais importantes sobre essa prática tão relevante. Confira:

O que é sustentabilidade?

Podemos definir sustentabilidade como uma maneira das empresas obterem lucros sem comprometer o meio ambiente e o bem-estar da população em geral. Trata-se de uma prática já bem presente em empresas que trabalham com biomanta vegetal e outras atividades.

Para que você possa entender melhor como esse conceito funciona, existem três pilares importantes, que são: econômico, social e ambiental. Falaremos melhor sobre cada um deles a seguir.

Os pilares da sustentabilidade

Entender esses três pilares é fundamental para micro e pequenos negócios, afinal, eles garantem o bem-estar e a qualidade de vida para todas as pessoas que possuem, de alguma forma, uma relação com a empresa.

Suas ações ajudam a desenvolver a comunidade e a preservar os recursos naturais, permitindo um futuro mais saudável para as futuras gerações. Dito isso, vamos aos pilares:

Econômico

O primeiro pilar é o econômico, que visa os lucros de uma empresa, ou seja, cria e aplica ações que promovem um negócio economicamente viável.

Por exemplo, para que uma empresa de montagem de máquinas indústriais seja considerada econômica, existem alguns requisitos a serem seguidos, que são:

  • Ter baixo volume de dívidas;
  • Pagamentos de fornecedores e colaboradores dentro do prazo;
  • Boa lucratividade;
  • Fluxo de caixa organizado.

Todos estes aspectos devem ser trabalhados para que só então uma empresa possa ser considerada econômica. Para isso, considere a ideia de usar uma planilha para organizar essas questões com mais facilidade.

Social

Em seguida temos o segundo pilar, que no conceito da sustentabilidade está relacionado a tomar iniciativas que possam causar de alguma forma um impacto positivo na vida das pessoas que estão envolvidas com a sua empresa, seja de forma direta ou indireta.

Para alcançar esse objetivo, envolve-se o pagamento de salários justos aos funcionários e a promoção de um local de trabalho saudável e digno para que os colaboradores possam exercer suas funções sem qualquer tipo de problema.

Além disso, é necessário pensar no relacionamento com os fornecedores, mantendo a ética, o respeito e o cumprimento das normas estabelecidas.

Afinal, sem respeitar esses aspectos, fica difícil para uma empresa executar suas atividades normalmente, diferente do que acontece com uma empresa fabricante de corrimão de ferro para escada interna.

Vale pontuar também a importância de atender a comunidade ao redor. Uma maneira interessante para fazer isso é incluindo-a nas atividades na sua empresa, por exemplo, dando preferência sempre à mão de obra local.

Ambiental

Por fim, temos o último pilar, que está relacionado às questões ambientais. Por sua vez, ela abrange ações que a empresa adota para minimizar o impacto que suas atividades causam para o meio ambiente.

Dentro desse conceito, é necessário pensar e aplicar estratégias que possam contribuir para a diminuição do desperdício de materiais, promover a utilização mais eficiente e consciente da água e energia elétrica, além de abordar a separação e destinação correta de resíduos.

Importância da sustentabilidade para micro e pequenas empresas

Na maioria das vezes, quem possui um negócio pequeno dificilmente vai pensar sobre o impacto que a sua empresa gera na vida das pessoas e no meio ambiente.

Entretanto, quando pegamos alguns dados recentes, o Brasil tem 19.228.025 empresas, sendo que dessas 17.293.316 são MEIs, MEs e EPPs, ou seja, micro e pequenos negócios.

Diante disso, fica mais visível que a participação desse grupo é importante para manter a sustentabilidade e também a consultoria fiscal do país.

Além disso, é interessante dizer que esses negócios possuem forte participação na economia do Brasil, representando 30% do PIB. Abaixo, elencamos alguns dos motivos que tornam a sustentabilidade tão importante para as empresas.

Reduz o impacto das atividades no meio ambiente

Um dos objetivos por trás de uma gestão sustentável é, claro, proteger o meio ambiente para nós e para as próximas gerações.

Criando ações com essa finalidade, sua empresa encontra maneiras de continuar lucrando, mas ao mesmo tempo evita que suas atividades causem impactos negativos na natureza.

Isto é, se você possui equipamentos para enquadrar um local diante das medidas estabelecidas da nr15 ruídos, o ideal é sempre trabalhar visando a sustentabilidade.

Reduz custos e possibilita uma gestão financeira mais eficiente

Além de contribuir com a saúde da natureza, práticas sustentáveis também podem gerar impactos positivos na economia do seu negócio.

Isso significa que até mesmo a adoção de lâmpadas de LED pode gerar uma redução de custos significativa devido ao fato de consumir cerca de 85% menos energia.

Outras atitudes que podem contribuir para esse processo é a reciclagem ou aproveitamento de materiais, ou mesmo rever processos que geram custos para a sua empresa.

Reduz o desperdício de matéria-prima

Uma das coisas mais comuns de acontecer em uma empresa são os empreendedores investirem em um grande volume de matéria-prima e ficarem com os itens parados.

Além disso, para representar um dinheiro que poderia ser aplicado de outra forma, é necessário pensar em toda a cadeia envolvida para a produção desses insumos.

Isso significa que uma empresa responsável pelo meio ambiente deve considerar também as consequências que suas aquisições podem causar em outras áreas.

Portanto, a sustentabilidade de micro e pequenos negócios também é influenciada por um bom planejamento estratégico.

Melhora a imagem da sua marca

Somando todos esses fatores citados até aqui, chegamos ao resultado de uma empresa responsável socialmente, e o feito pode ser identificado através dos consumidores.

Através de uma pesquisa foi possível saber que quase 90% dos consumidores brasileiros preferem comprar produtos de marcas sustentáveis. Atualmente, podemos notar que a exigência pública vai além da qualidade dos produtos, preços e serviços oferecidos.

No caso, algumas questões importantes para o público são a procedência e o impacto que o item adquirido causou ao meio ambiente.

Por esse motivo, tornar a sua empresa sustentável é também uma forma de melhorar a quantidade de vendas realizadas, visto que essa atitude está relacionada às exigências do público.

Como ser uma empresa sustentável?

Para finalizar o artigo, iremos agora apresentar as principais práticas que você deve adotar para que a sua empresa possa ser considerada como sustentável. São elas:

  • Criar uma planejamento estratégico baseado em questões sustentáveis;
  • Desenvolver uma gestão financeira focada na sustentabilidade;
  • Realizar compras sustentáveis;
  • Contribuir com o desenvolvimento social;
  • Receber novos pontos de vista;
  • Escolher fornecedores que se preocupam com o meio ambiente;
  • Praticar o uso consciente da água;
  • Praticar o uso eficiente de energia;
  • Ter cuidado com o gerenciamento de resíduos sólidos;
  • Estar dentro da legislação, normas e certificações.

Estas são, portanto, as principais práticas que você deve adotar e implantar na sua empresa.

De um modo geral, trata-se de um momento de adaptação e mudanças, portanto tenha paciência. Tudo no final valerá a pena, afinal, empresas como o Banco do Brasil, Renner e Natura são grandes exemplos de negócios sustentáveis que deram certo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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