O que é um conteúdo viral e como fazer?

Falar sobre conteúdo viral nos dias de hoje é muito mais do que falar apenas sobre o que faz sucesso, mas é falar sobre como tais conteúdos têm feito sucesso e como as pessoas e até mesmo as empresas têm aproveitado essa onda. 

 

Sabemos bem que a chegada das redes sociais transformou o nosso mundo e trouxe conceitos novos que fizeram tudo ser ainda melhor, pessoas e empresas viram nelas a chance perfeita para crescerem e construírem carreiras de sucesso. 

 

Entretanto, estamos falando de plataformas que possuem milhões e milhões de usuários ativos diariamente e diversas pessoas ao redor do mundo que querem apenas uma oportunidade para crescer dentro deste mercado. 

Em meio a tantos sonhos, trabalho, desejos e esforços, existem aqueles que parecem terem sido abençoados ao viralizarem nas redes e, da noite para o dia, se tornarem famosos e ricos, mas até para que isso aconteça, é preciso muito trabalho. 

 

Por mais que hoje as coisas sejam bem mais simples, elas ainda exigem muito esforço, pois assim como é preciso empenho para encontrar o melhor deck de madeira do mercado, é preciso empenho até mesmo para que você consiga viralizar nas redes sociais. 

 

Ao contrário do que muitos pensam, viralizar nas redes sociais não é algo que acontece do dia para a noite, pelo contrário, é resultado de um trabalho feito com muito esmero, cuidado e atenção para que o resultado seja como o esperado. 

 

Tendo em vista o constante crescimento de conteúdos virais, hoje iremos falar mais sobre esse tema e entender como as empresas também podem se beneficiar desse tipo de conteúdo e como construir o seu e fazer muito sucesso na internet. 

Entenda o que é um conteúdo viral

Para começo de conversa, é de suma importância que entendamos o que é um conteúdo viral, pois por mais que muitas pessoas saibam o que ele é na prática, são poucas as que entendem o seu conceito a ponto de conseguir explicar o que é. 

 

Pois bem, um conteúdo viral pode ser entendido como um conteúdo que gera uma grande interação e fama nas mídias sociais, e que pode ser produzido tanto por uma empresa de limpeza pós obra quanto pelo perfil de uma pessoa física. 

 

Em algum momento você já deve ter se deparado com um vídeo, um áudio, uma música ou qualquer outro formato de conteúdo que estava sendo usado por diversos perfis, ou seja, todos estavam usando aquele material para produzir um conteúdo. 

 

E o que todos eles tinham em comum era justamente o sucesso, pois praticamente todo perfil que apostava nesse material, conseguia obter ótimos resultados e, de fato, viralizar nesse meio. 

 

Sendo assim, podemos entender o conteúdo viral como aquele conteúdo que a maioria das pessoas conhece e gera uma grande interação, pois quanto mais pessoas conhecendo tal tema, mais pessoas para conversar sobre aquilo teremos. 

Dicas de como produzir um conteúdo viral

Partindo para a prática, é importante que você entenda como produzir um conteúdo viral, seja para o seu perfil de misturador de argamassa ou até mesmo para o seu perfil pessoal. Confira abaixo as dicas que selecionamos para te ajudar nesse processo: 

Conheça bem o seu público-alvo 

A primeira delas é voltada para o conhecimento do seu público-alvo, que nada mais é do que o grupo de pessoas formado por aqueles que possuem características semelhantes aos do seu perfil de cliente ideal, ou seja, os que mais têm chances de consumir de você. 

 

Quando você entende o perfil do seu público, o que eles gostam de consumir, ver e ouvir, fica ainda mais fácil pensar em conteúdos que sejam vários, mas ao mesmo tempo eficientes, pois atrai para o seu perfil as pessoas certas. 

Estude as redes sociais 

Além disso, é de extrema importância que você também estude muito bem as redes sociais em que está, pois cada uma delas possui um determinado tipo de conteúdo, formato e avaliação diferente por parte dos algoritmos. 

 

Às vezes, o conteúdo que viralizou no perfil de uma empresa que realiza forração para jardim no Instagram, não irá viralizar no perfil de uma empresa de engenharia no Facebook, por isso, é importante que você estude bem as redes sociais antes da produção. 

Esteja por dentro das tendências 

E é claro que, se falamos sobre conteúdos virais, também falamos sobre as tendências das redes sociais, que podem ser entendidas como as pautas e materiais que estão em alta, ou seja, aquilo que está todo mundo falando ou usando no momento. 

 

Ao estar por dentro dessas tendências, você consegue aproveitar as ondas de sucesso que elas trazem e adaptá-las ao seu segmento e construir conteúdos que sejam virais, com base naquilo que já está em alta no mercado. 

Use e abuse das emoções 

Por fim, mas longe de ser menos importante, conteúdos se tornam virais quando mexem com aquilo que todas as pessoas possuem e que não conseguem controlar tão facilmente, suas emoções. 

 

Sendo assim, ao produzir um conteúdo que deseja que seja viral, aposte em emoções que podem ser geradas nos usuários a partir do que você emitir, pode ser o desejo pelo seu serviço de locação de plataforma elevatória ou a necessidade pelo seu produto.

 

Essas são as dicas cruciais que te ajudarão a construir conteúdos virais para os seus perfis nas redes sociais e, além de trazer novas pessoas para te acompanhar, ainda ajudará no crescimento da sua visibilidade neste meio.  

A importância desse tipo de conteúdo para os negócios

Um ponto muito importante e que não poderíamos deixar de falar sobre, é a importância desse tipo de conteúdo para os negócios, pois ainda existem muitos empreendedores que acreditam que tal formato de conteúdo pode não ser bom para uma marca. 

 

Pelo contrário, apostar em estratégias como a produção de um conteúdo viral pode ser a virada de chave para o sucesso de um negócio, pois assim como esse conteúdo traz mais visibilidade para o perfil de uma pessoa, também pode ajudar uma empresa. 

 

Por exemplo, imagine que uma empresa que trabalha com elevador de canecas decide fazer um conteúdo viral, os resultados desse conteúdo acabam trazendo para a empresa mais pessoas que podem se interessar pelo que a marca oferece. 

 

Isso só mostra como os conteúdos virais são mais do que apenas febres da internet, mas uma ferramenta poderosa e que, se usada da maneira correta, pode trazer grandes e incríveis resultados também para os negócios. 

Retornos positivos conquistados com essa estratégia 

Agora que você já conhece mais sobre os conteúdos virais, chegou o momento de entender como ele pode ajudar a sua empresa, por isso, confira abaixo alguns dos retornos positivos que esse tipo de conteúdo traz para uma pessoa e para uma marca: 

Mais visibilidade 

O primeiro deles é justamente o aumento da visibilidade do seu perfil, seja ele pessoal ou profissional, pois quanto mais visibilidade o seu perfil tem, mais pessoas conhecendo o seu trabalho você também conquista. 

 

E lembrando que isso vale para os mais diversos tipos de negócios e perfis, desde o de uma pessoa que faz vídeos engraçados até mesmo o de uma empresa que trabalha com filtro para piscina

Audiência fiel 

Além disso, os conteúdos virais também são essenciais para que você consiga conquistar uma audiência fiel, ou seja, pessoas que gostem do seu conteúdo e que passem a te acompanhar nas redes. 

 

Construir uma audiência que seja fiel é bem mais difícil do que se pode imaginar, pois é preciso cuidar de todos os pontos que envolvem a conquista e retenção deles, o que acaba sendo ajudado pelas características de conteúdos virais que possuem esse objetivo. 

Aumento do engajamento 

E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre o aumento do engajamento, uma métrica que se tornou essencial, principalmente no universo das redes sociais e que faz as empresas terem mais interação com o seu público. 

 

O engajamento é o que constrói um melhor relacionamento entre marca e cliente, seja uma que trabalha com administração de condomínios ou até mesmo uma marca de roupas, e os conteúdos virais são essenciais para potencializar tal engajamento. 

 

Esses são apenas alguns dos diversos retornos positivos que a produção de conteúdos virais podem trazer para perfis de pessoas físicas ou empresas que resolvem apostar no poder de tal tipo de conteúdo. 

Cases de sucesso com conteúdos virais 

Para finalizar e te provar como os conteúdos virais são ótimos para os negócios, selecionamos uma lista com cases de sucesso deste universo, ou seja, marcas que apostaram nos conteúdos virais e tiveram ótimos resultados. Confira: 

 

  • Netflix;
  • Prime Video;
  • Spotify;
  • Americanas;
  • Casas Bahia;
  • Burger King;
  • Dove;
  • Nissan;
  • Heineken;
  • Entre outros. 

 

A sua marca pode ser a próxima a entrar para essa lista que cresce cada dia mais, o que serve como exemplo de como as marcas estão se adaptando às novidades do mercado e trazendo para suas rotinas novos conceitos que são poderosos. 

Considerações finais 

Dessa forma, você conseguirá ter um perfil nas redes sociais bem estruturado e, além disso, pessoas interessadas no que você produz e sempre atentas às novidades que você traz, o que auxilia na construção de ótimos relacionamentos. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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