Os desafios das vendas online na pandemia

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ocasionou a necessidade de aderir ao isolamento social.

Com isso, muitas empresas apostaram na internet para aumentar suas vendas e driblar a crise. Além disso, na internet é possível encontrar diferentes serviços, como de automação predial, entre outros produtos. 

Segundo dados elaborados pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, com uma empresa de inteligência de mercado, a pandemia consolidou o e-commerce no Brasil. Logo, o ano de 2020 fechou com um acumulado de mais de 73% de aumento nas vendas on-line.

 Não foi só o volume de vendas que cresceu. O número de clientes também aumentaram, ou seja, as pessoas que não tinham o hábito de comprar na internet, passaram a adotar essa prática e tendem a continuar.

De fato, a pandemia foi determinante para impulsionar as vendas. Embora o avanço da tecnologia permite que as empresas divulguem serviços e vendem através da internet, como estrutura metálica para telhado, há desafios a serem enfrentados.

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Os desafios das vendas online na pandemia

Ter a possibilidade de vender online é uma ótima opção para as empresas, principalmente quando buscam superar a crise.

No entanto, os principais desafios para investir nesse mercado são: estudo, dedicação, organização, obter visibilidade na internet e superar a concorrência para atrair clientes.

Não só isso, mas a pandemia gerou muitos impactos nas indústrias, e as empresas que continuam suas vendas certamente tiveram que lidar com o excesso de demanda. Ou seja, quando não há produtos suficientes para serem ofertados para um grande volume de procura.

Imagine que a sua empresa disponibiliza martelete demolidor em plataformas de marketplace. Os setores de construção civil, por exemplo, podem optar pela aquisição on-line, visto que os serviços não foram paralisados em meio à crise.
O item que o cliente procura pode ser encontrado em uma loja virtual, entretanto, outro desafio das empresas que investem nas vendas online em tempos de incerteza, é lidar com os atrasos nas entregas e saber contornar a situação para não perder clientes que podem se sentir insatisfeitos por não receber o produto no prazo estabelecido.

As oportunidades para as empresas aumentar as vendas na pandemia

Por mais que haja desafios a serem enfrentados para vender na internet, as empresas enxergam como uma oportunidade para potencializar os resultados.

Afinal, como já mencionamos anteriormente neste post, os consumidores adotaram o novo hábito de compra e têm a preferência por comprar online.

Nesse sentido, as marcas podem apostar em estratégias de marketing digital para obter o maior alcance do público-alvo e aproximar a marca e cliente.

Logo, é possível considerar que vender online na pandemia se tornou uma das vantagens para as empresas.

Até porque, com o aumento de clientes que começaram a comprar pela internet, mesmo em tempos de crise, se tornou uma das preferências dos consumidores devido a praticidade de compra, encontrar informações de produtos e receber o item na residência.

Sendo assim, gera a influência para as empresas investirem na internet para potenciar as vendas, aumentar o faturamento e, consequentemente obter a lucratividade

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Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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