Fazer com que as pessoas prestem atenção nas suas mensagens de marketing é um dos maiores desafios de se ter um negócio, ainda mais em temporada de alta de vendas como na Black Friday. Transformar essas pessoas em clientes com base nessas mensagens é ainda mais difícil. A seguir, passaremos 3 técnicas que você pode fazer para tornar suas mensagens mais interessantes.
1. Técnica do “porque”
A palavra “porque” tem um grande poder. Ela dá às pessoas uma razão para acreditar no que você diz. Use-a nas suas mensagens para tornar sua comunicação mais eficaz e persuasiva. Porque alguém compraria na Black Friday da sua loja e não em qualquer outro momento do ano?
2. Técnica “mesmo que”
O importante nesta técnica é que você se refira às objeções das pessoas antes mesmo de elas pensarem nelas. Deixe o seu cliente acreditar que você consegue ler a mente dele – e que o seu produto realmente pode resolver o problema dele.
Ex: Uma pessoa está pensando em abrir uma empresa de materiais de plástico, e para alguns ítens, o vendedor indica ao cliente a aquisição de uma injetora de plásticos. Ele diz: “para fabricação de alguns materiais, seria mais viável a aquisição desta máquina…mesmo que você não tenha intenção de fabricar peças grandes”. Isso reduzirá os custos e irá gerar mais lucros.
3. Técnica da ‘unidade”
Busque algo em comum com seu cliente, a intenção nesta técnica é colocá-lo na mesma categoria que você – para que vocês sejam um “nós” em vez de “eles” – isso trará melhores resultados nas vendas. É muito simples, confiamos mais em pessoas com quem compartilhamos alguma identidade.
Seria como a calibração de instrumentos, você fará a verificação, encontrará algo em comum para usar como parâmetro, compatibilidade e aplicará a técnica.
4. Técnica da “antecipação”
A animação em relação a uma coisa é tão importante quanto – e, em alguns casos, mais importante do que – a coisa em si. Como você pode usar isso no seu marketing? Gere animação em relação ao que você tem a anunciar. Gere expectativas positivas, diga que algo importante está por vir e de que forma isso vai ajudar as pessoas – mas não diga o que é. Crie animação. Use a antecipação.
5. Técnica da “lacuna da curiosidade”
Saiba utilizar o marketing a seu favor. A diferença aqui está entre um marketing positivo, que de fato funciona, e um marketing que as pessoas nem sabem que existe.
Primeiro, procure atrair a atenção de seu cliente e em seguida mantenha essa atenção, ativando a curiosidade deles.
Vejamos o exemplo a seguir de uma mensagem de marketing para Instagram, onde a empresa quer chamar a atenção para os novos modelos da bomba de vácuo, e no texto tem as seguintes palavras: “ em breve, força que gera movimento”, e na postagem seguinte, outra frase: “força que tira o ar”. O que seria essa força tão gigantesca? A curiosidade em saber de que se trata, irá gerar mais acessos e pesquisas da empresa. A curiosidade faz com que as pessoas continuem lendo. Isso te dá mais tempo para convencê-las.
6. Técnica da “escassez”
Quando sabemos que uma coisa é rara ou difícil de encontrar, a valorizamos mais. Um exemplo que podemos citar é quando você diz “corra! Últimas unidades, você está usando a escassez. Na Black Friday esta é a técnica mais usada, afinal muitos esperam especialmente esse momento do ano chegar para comprar por menores preços, algo que já vinham pesquisando, neste momento a baixa oferta e alta demanda cria um verdadeiro sentimento de urgência.
Conclusão
Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Entender como as pessoas pensam e tomam decisões pode te ajudar a ser mais persuasivo. Porém, devemos ter responsabilidade para usá-lo bem e de forma responsável. Gere mais empatia e mostre às pessoas que você as entende e elas se esforçarão mais para te entender.
Use essas técnicas de persuasão para chamar atenção para o valor que você tem a oferecer. Qualquer uma dessas técnicas, quando aplicadas ao seu marketing, podem fazer seu negócio crescer consideravelmente.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.